As pinturas rupestres pré-históricas de contorno aberto na Serra do Lajeado-TO: similaridades e diversidades com as pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERRA, Júlia Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000m9j1
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26567
Resumo: A arte rupestre na Serra no Lajeado, no centro do Estado do Tocantins, abrange poucos temas. Representações humanas e animais prevalecem na maioria dos abrigos arqueológicos. No entanto, os modos pelos quais esses temas são apresentados diferem consideravelmente intra e inter sítios. A variedade de expressão e de técnicas de execução que hoje observamos é um reflexo da multiplicidade cultural de que a região foi palco durante milênios de ocupação humana. Nesse corpus rupestre se descobriu uma centena de grafismos elaborados com a técnica gráfica do contorno aberto, conhecida em alguns sítios no Nordeste e Brasil Central, e que possui a interessante particularidade de se manifestar em pouquíssimos grafismos nos sítios em que aparece. A especificidade desses registros permitiu realizar um recorte de análise em um acervo de grandes dimensões, pouco estudado, e que está na iminência de desaparecimento por razões mais ambientais que antropogênicas. A disponibilidade de perfis gráficos de pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara, no Estado do Piauí, incitou ao exercício de comparações nas dimensões temática, cenográfica e, principalmente, técnica com essa modalidade de pinturas no Lajeado. Uma mesma metodologia utilizada na construção dos perfis gráficos de ambas as áreas, assim como a abordagem sob o ponto de vista da arqueologia cognitiva, permitiram confrontações que resultaram em proposição sobre os vínculos culturais entre os autores das pinturas.
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Nesse corpus rupestre se descobriu uma centena de grafismos elaborados com a técnica gráfica do contorno aberto, conhecida em alguns sítios no Nordeste e Brasil Central, e que possui a interessante particularidade de se manifestar em pouquíssimos grafismos nos sítios em que aparece. A especificidade desses registros permitiu realizar um recorte de análise em um acervo de grandes dimensões, pouco estudado, e que está na iminência de desaparecimento por razões mais ambientais que antropogênicas. A disponibilidade de perfis gráficos de pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivara, no Estado do Piauí, incitou ao exercício de comparações nas dimensões temática, cenográfica e, principalmente, técnica com essa modalidade de pinturas no Lajeado. Uma mesma metodologia utilizada na construção dos perfis gráficos de ambas as áreas, assim como a abordagem sob o ponto de vista da arqueologia cognitiva, permitiram confrontações que resultaram em proposição sobre os vínculos culturais entre os autores das pinturas.CNPqThe rock art in Serra do Lajeado, in the center of the State of Tocantins, covers few themes. Human and animal representations prevail in most archaeological shelters. However, the ways in which these themes are depicted differ considerably within and between sites. The variety of expression and execution techniques we observe today is a reflection of the cultural multiplicity the region witnessed during millennia of human occupation. In this rock art corpus there are about a hundred paintings executed with the open-ended technique, known in some places in the Northeast and Central Brazil, which shows the interesting peculiarity of manifesting itself in very few figures in the panels where it appears. The specificity of these records allowed us to perform an analysis clipping in a large collection, little studied, and that is about to disappear for reasons that are more environmental than anthropogenic. The availability of graphical profiles of open-ended paintings in Serra da Capivara National Park, in the State of Piauí, prompted comparisons in the thematic, scenographic and, mainly, technical aspects with this modality of paintings in Serra do Lajeado. The same methodology used in the construction of the graphic profiles of both areas, as well as the approach from the point of view of cognitive archeology, led to comparisons that resulted in a proposal on the cultural links between the authors of the paintings.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ArqueologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArqueologiaSítios arqueológicosPinturas rupestresArte rupestreAs pinturas rupestres pré-históricas de contorno aberto na Serra do Lajeado-TO: similaridades e diversidades com as pinturas de contorno aberto no Parque Nacional Serra da Capivarainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Júlia Cristina de Almeida Berra.pdf.jpgTESE Júlia Cristina de Almeida Berra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26567/5/TESE%20J%c3%balia%20Cristina%20de%20Almeida%20Berra.pdf.jpgdad406093b6a7360f834ecf173132a5dMD55ORIGINALTESE Júlia Cristina de Almeida Berra.pdfTESE Júlia Cristina de Almeida Berra.pdfapplication/pdf14845727https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26567/1/TESE%20J%c3%balia%20Cristina%20de%20Almeida%20Berra.pdffd51810cdc74e5d70022138a9df92b9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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