Desencanto e reencanto do ser humano em Goiânia: O Círculo Holístico Ágape.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/954 |
Resumo: | O contexto da sociedade moderna é de desencanto e reencanto. Desencanto, causado pela extrema racionalidade, promotora da secularização que domina o ser humano através da super valorização da razão e da ciência, tolhendo-o do transcendente e do mistério que há em sua vida, favorecendo o desencantamento. Reencanto aflorado pela necessidade de ressignificar a vida, através do repensar de valores relacionados ao sagrado, propiciando um reencontro com a magia e com o transcendente, fatores promotores de reencanto. No período antecedente à secularização, o sagrado era buscado e vivenciado em rituais religioso; agora, na modernidade, ele é buscado de maneira difusa e não necessariamente institucional. Na modernidade, o sagrado se apresenta no Movimento Nova Era caracterizado como religiosidade pós-tradicional com a noção de um fenômeno que corresponde a uma nova consciência religiosa . O campo de observação e pesquisa ocorreu no Círculo Holístico Ágape, em Goiânia. O objetivo deste trabalho é esboçar os dois lados de um processo que eclode na vida moderna. Se há desencanto, é porque algum dia já houve o encanto. |
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Desencanto e reencanto do ser humano em Goiânia: O Círculo Holístico Ágape.Disenchantmentment and reenchantment of the human being in Goiânia: the Holístic Ágape Circle.desencantoracionalizaçãoreencantosagradoNova EradisenchantmentrationalizationsreenchantmentsacredNew AgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO contexto da sociedade moderna é de desencanto e reencanto. Desencanto, causado pela extrema racionalidade, promotora da secularização que domina o ser humano através da super valorização da razão e da ciência, tolhendo-o do transcendente e do mistério que há em sua vida, favorecendo o desencantamento. Reencanto aflorado pela necessidade de ressignificar a vida, através do repensar de valores relacionados ao sagrado, propiciando um reencontro com a magia e com o transcendente, fatores promotores de reencanto. No período antecedente à secularização, o sagrado era buscado e vivenciado em rituais religioso; agora, na modernidade, ele é buscado de maneira difusa e não necessariamente institucional. Na modernidade, o sagrado se apresenta no Movimento Nova Era caracterizado como religiosidade pós-tradicional com a noção de um fenômeno que corresponde a uma nova consciência religiosa . O campo de observação e pesquisa ocorreu no Círculo Holístico Ágape, em Goiânia. O objetivo deste trabalho é esboçar os dois lados de um processo que eclode na vida moderna. Se há desencanto, é porque algum dia já houve o encanto.The context of the modern society is based on disenchantment and reenchantment. Disenchantment, caused by the extreme rationality, promoter of the secularization that controls the human being by the super valorization of the reason of the science, hindering him of the transcendent and of the mystery that exists in his life, favoring the disenchantment. Reenchantment emerged by the necessity of remeaning the life, through the rethinking of the values related to the sacred, propitiating a new meeting with the magic and the transcendent, promoter factors of reenchantment. In the antecedent period to the secularization, the sacred was searched and lived in religious rituals; nowadays, in the modern times, it is lsearched in a diffuse way and not necessarily institutional. In the context of modernity, the sacred is presented in the New Age Moviment that is characterized as a phenomenon that corresponds the post-traditional religiosity with the notion of a phenomenon that matches a new religious perception . The field of observation and search occurred in Holistic AgapeCircle, in Goiânia. The purpose of this work is to outline the both sides of a process that arises in modern life. If there is disenchantment, is because, in some point inthe past, there was the enchantment.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoCezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Oliveira, Helyda Di2016-07-27T13:49:04Z2007-12-132003-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Helyda Di. Disenchantmentment and reenchantment of the human being in Goiânia: the Holístic Ágape Circle.. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2003.http://localhost:8080/tede/handle/tede/954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T19:10:57Zoai:ambar:tede/954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T19:10:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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