UMBANDA REENCANTAMENTO NA PÓS-MODERNIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandra Maria Chaves
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/956
Resumo: O presente trabalho analisa a temática Umbanda sob o prisma de possibilidade de reencantamento no contexto pós-moderno. Tem como objetivos: destacar as principais características da pós-modernidade; estudar as características histórico-culturais da Umbanda e comparar os elementos presentes no Centro Espírita Mensageiros da Caridade CEMEC, em Goiânia e verificar se existe influência da pós-modernidade. Para tanto aborda historicamente os processos de secularização, pós-modernidade; em seguida levanta as características da prática da Umbanda, bem como, o caso do Centro Espírita Mensageiros da Caridade e sua posição como alternativa de reencantamento na sociedade goianiense. As pesquisas colocadas apontam para um desencanto dos adeptos e freqüentadores, para com a religião que tradicionalmente freqüentavam, bem como um desacreditar no tratamento das ciências modernas: a Medicina, Psiquiatria e Psicologia. Até mesmo o serviço assistencial realizado no CEMEC, está sob a orientação dos guias espirituais. Desta maneira, fica assegurado o eixo de significação umbandística: o fenômeno da incorporação. Este estudo demonstrou que as pessoas encontram respostas às suas necessidades e anseios, de uma forma bem mais completa que em suas igrejas, segundo os próprios depoimentos. O centro intenciona propiciar um tratamento do corpo, da mente, do espírito e, até mesmo do financeiro. Isso porque representam um modelo integrativo, construindo uma ideologia de aceitação da diversidade que possibilite (re)afirmação da identidade do indivíduo na comunidade em que vive e na sociedade como um todo. Em conseqüência, é reafirmada a identidade da religião e a redescoberta de um encantamento para as pessoas que a freqüentam e encontram nela respostas aos seus anseios e necessidades de felicidade, prosperidade e tranqüilidade. É um campo aberto como possibilidade religiosa de reencantamento na sociedade brasileira.
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As pesquisas colocadas apontam para um desencanto dos adeptos e freqüentadores, para com a religião que tradicionalmente freqüentavam, bem como um desacreditar no tratamento das ciências modernas: a Medicina, Psiquiatria e Psicologia. Até mesmo o serviço assistencial realizado no CEMEC, está sob a orientação dos guias espirituais. Desta maneira, fica assegurado o eixo de significação umbandística: o fenômeno da incorporação. Este estudo demonstrou que as pessoas encontram respostas às suas necessidades e anseios, de uma forma bem mais completa que em suas igrejas, segundo os próprios depoimentos. O centro intenciona propiciar um tratamento do corpo, da mente, do espírito e, até mesmo do financeiro. Isso porque representam um modelo integrativo, construindo uma ideologia de aceitação da diversidade que possibilite (re)afirmação da identidade do indivíduo na comunidade em que vive e na sociedade como um todo. Em conseqüência, é reafirmada a identidade da religião e a redescoberta de um encantamento para as pessoas que a freqüentam e encontram nela respostas aos seus anseios e necessidades de felicidade, prosperidade e tranqüilidade. É um campo aberto como possibilidade religiosa de reencantamento na sociedade brasileira.The present work analyzes the thematic 'Umbanda' under the prism of the possibility of reenchantment in the post-modern context. It has as goals: highlight the main characteristics of the post-modernity; study the historicalcultural characteristics of Umbanda and compare the present elements at Centro Espírita Mensageiros da Caridade - CEMEC, in Goiânia and verify influence of the post-modernity existence. So that, it approaches the secularization and the post-modernity historically; after that it rises the characteristics of the practice of Umbanda, as well as, the case of Centro Espírita Mensageiros da Caridade and its position as reenchantment alternative in the goianiense society. The researches point for a disenchant of the followers and visitors, to the religion that they traditionally attended, as well as a to discredit in the treatment of the modern sciences: the Medicine, Psychiatry and Psychology. Even the work assistencial accomplished at CEMEC, it is under the orientation of the spiritual guides. This way, it is insured the axis of umbandística means: the phenomenon of the incorporation. This study demonstrated that the people find answers to their needs and longings, in a much more fully way than in their churches, according to their own depositions. The center intends to propitiate a ' treatment' of the body, of the mind, of the spirit and, even of the financial. That s because they represent a model of integration, building an ideology of acceptance of the diversity that facilitates the reaffirmation of the individual's identity in the community in their lives and in the society as a whole. In consequence, the identity of the religion is reaffirmed and rediscovered her of an enchantment for the people that frequent it and they find in her answers to its longings and needs of happiness, prosperity and peacefulness. It is a field opened as religious possibility of reenchantment in the Brazilian society.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoCezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Machado, Sandra Maria Chaves2016-07-27T13:49:09Z2007-12-142003-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Sandra Maria Chaves. Umbanda: reenchantment at postmodernity?. 2003. 135 f. 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