A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262 |
Resumo: | A presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social. |
id |
PUC_GO_02f3e7029763efaf364194ea312290c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2262 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005livro didáticonegroidentidadehistóriaTextbookBlack PeopleIdentityHistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social.This text seeks understand the making of descendants of Africans identity, who came to Brazil as slaves, although textbooks of Brazil's history. Is an important discussion one, if we consider the role that exercises textbooks in formal education. Generally, this books has been used, over the decades, as transmitter to official ideologies, denying for Afro-Brazilian students access and bases to building their own identity. In most cases, the textbooks bring negative concepts, relegated black persons and impoverishes the human relationship in school environment. We analyze textbooks of school s describing Africans and their descendants with goal understand how the ethnocentrism contained therein. It has contributed to non-recognition of black people and deserves respect and equal opportunities in social life.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Ratts, Alecsandro José Prudênciohttp://lattes.cnpq.br/0348844638764982Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Pires, Iracy Barbosa2016-08-10T10:34:58Z2010-03-312010-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:36:19Zoai:ambar:tede/2262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
title |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 Pires, Iracy Barbosa livro didático negro identidade história Textbook Black People Identity History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005 |
author |
Pires, Iracy Barbosa |
author_facet |
Pires, Iracy Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros, Eduardo Gusmão de http://lattes.cnpq.br/6271285275152113 Ratts, Alecsandro José Prudêncio http://lattes.cnpq.br/0348844638764982 Reinato, Eduardo José http://lattes.cnpq.br/9142540932437553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Iracy Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
livro didático negro identidade história Textbook Black People Identity History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
livro didático negro identidade história Textbook Black People Identity History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
A presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-31 2010-01-14 2016-08-10T10:34:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262 |
identifier_str_mv |
PIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202257388896256 |