A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Iracy Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262
Resumo: A presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social.
id PUC_GO_02f3e7029763efaf364194ea312290c6
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2262
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005livro didáticonegroidentidadehistóriaTextbookBlack PeopleIdentityHistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social.This text seeks understand the making of descendants of Africans identity, who came to Brazil as slaves, although textbooks of Brazil's history. Is an important discussion one, if we consider the role that exercises textbooks in formal education. Generally, this books has been used, over the decades, as transmitter to official ideologies, denying for Afro-Brazilian students access and bases to building their own identity. In most cases, the textbooks bring negative concepts, relegated black persons and impoverishes the human relationship in school environment. We analyze textbooks of school s describing Africans and their descendants with goal understand how the ethnocentrism contained therein. It has contributed to non-recognition of black people and deserves respect and equal opportunities in social life.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Ratts, Alecsandro José Prudênciohttp://lattes.cnpq.br/0348844638764982Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Pires, Iracy Barbosa2016-08-10T10:34:58Z2010-03-312010-01-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:36:19Zoai:ambar:tede/2262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
title A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
Pires, Iracy Barbosa
livro didático
negro
identidade
história
Textbook
Black People
Identity
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
title_full A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
title_sort A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005
author Pires, Iracy Barbosa
author_facet Pires, Iracy Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros, Eduardo Gusmão de
http://lattes.cnpq.br/6271285275152113
Ratts, Alecsandro José Prudêncio
http://lattes.cnpq.br/0348844638764982
Reinato, Eduardo José
http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Iracy Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
negro
identidade
história
Textbook
Black People
Identity
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic livro didático
negro
identidade
história
Textbook
Black People
Identity
History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description A presente dissertação busca compreender como se deu a formação da identidade dos descendentes dos africanos que vieram para o Brasil como escravos, através dos livros didáticos de história do Brasil. Trata- se de uma discussão importante, se considerarmos o papel que exerce o livro didático na educação formal como depositário dos conteúdos escolares. Este vem sendo utilizado ao longo dos anos como reprodutor e transmissor de ideologias do saber oficial, negando aos estudantes afro-brasileiros acesso às bases para o processo de construção de sua própria identidade. Na maioria das vezes, os livros didáticos cristalizam conceitos negativos, inferioriza a pessoa negra e empobrece o relacionamento humano no ambiente escolar. Analisaremos textos dos livros didáticos de Ensino Médio referentes aos africanos e seus descendentes para entender como as veiculações etnocêntricas contidas nesses textos contribuíram para o não reconhecimento dos negros e negras como pessoas merecedoras de respeito e oportunidades iguais no convívio social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-31
2010-01-14
2016-08-10T10:34:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262
identifier_str_mv PIRES, Iracy Barbosa. A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DE 1930 A 2005. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202257388896256