Hendíadis direito-justiça em Jeremias 22,1-5 na atuação de assistentes sociais no 'SUAS': uma experiência de pesquisa-ação, 2021-2023

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Karine Marques Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4980
Resumo: O presente estudo tem por objeto a relação entre a perspectiva do direito e da justiça em Jeremias 22,1-5 e a atuação da Assistente Social. O objetivo é saber em que medida a hendíadis direito-justiça em Jeremias 22,1-5 tem incidência na atuação de assistentes sociais, uma vez que se toma como hipótese que tal hendíadis é um elemento de análise da atuação dessas profissionais no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. A questão problema é: em que medida a hendíadis direito-justiça em Jeremias 22,1-5 incide na atuação da Assistente Social no SUAS? A resposta foi possível por meio de pesquisa teórica, bibliográfica e qualitativa, com entrevista semiestruturada e estratégia de pesquisa-ação, aprovada pelo parecer CEP n. 4.612.476, e uso do software IRaMuTeQ. O detalhamento metodológico compõe o Capítulo 1, necessário diante dos desafios do debate acerca da mediação Serviço Social e religião, que conclama à discussão com uma pesquisa de imersão. No Capítulo 2 expomos a exegese bíblica, deslindamos direito e justiça no contexto profético de Jeremias 22,1-5, conformando uma hendíadis: direito-justiça, que exprime, por dois substantivos ligados, uma ideia que se representaria a partir do emprego de cada qual isoladamente, onde cada um caracteriza o outro, mas expessando um único sentido. No Capítulo 3, discorremos sobre a concepção moderna de direito e justiça, estabelecemos a ponte hermenêutica com a perícope de Jeremias 22,1-5, abordamos o direito à assistência social e o SUAS como seu garantidor, apresentamos o significado de direito e de justiça para as assistentes sociais e como essas profissionais os executam. Como resultado, a pesquisa evidenciou que para as assistentes sociais o direito deve ser regulamentado e é a própria lei, mas também é a proteção aos vulneráveis em situação análoga ao estrangeiro, órfão e viúva. Ademais, é a execução do direito para si mesmas, que reverbera na sua condição de executora, mediadora e viabilizadora do direito do outro. A hendíadis direito-justiça também se caracteriza como tal na concepção das assistentes sociais, mas a contraditoriedade da realidade a apresenta como distante do fortalecimento dos vulneráveis. Concluímos que a hipótese se confirma e a hendíadis afirma-se como elemento de análise da atuação das assistentes sociais no SUAS, da política de Assistência Social e da Assistente Social como sujeito de direito no escopo do projeto ético político profissional. A aplicabilidade da lei não pode ser o único meio para a execução do direito, pois alguns necessitam mais e de forma diferente que outros. O elemento justiça precisa, obrigatoriamente, mediar a aplicação da lei para que haja relações mais humanas e solidárias, que visem ao bem da comunidade. A justiça de Jeremias 22,1-5 é uma justiça que emana de Yhwh, do próprio Deus, que está imanente em cada ser humano, independentemente de uma religião institucional. Há um princípio humanista, que não é assistencialismo, que nos impulsiona ao direito-justiça almejado por toda humanidade
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A resposta foi possível por meio de pesquisa teórica, bibliográfica e qualitativa, com entrevista semiestruturada e estratégia de pesquisa-ação, aprovada pelo parecer CEP n. 4.612.476, e uso do software IRaMuTeQ. O detalhamento metodológico compõe o Capítulo 1, necessário diante dos desafios do debate acerca da mediação Serviço Social e religião, que conclama à discussão com uma pesquisa de imersão. No Capítulo 2 expomos a exegese bíblica, deslindamos direito e justiça no contexto profético de Jeremias 22,1-5, conformando uma hendíadis: direito-justiça, que exprime, por dois substantivos ligados, uma ideia que se representaria a partir do emprego de cada qual isoladamente, onde cada um caracteriza o outro, mas expessando um único sentido. No Capítulo 3, discorremos sobre a concepção moderna de direito e justiça, estabelecemos a ponte hermenêutica com a perícope de Jeremias 22,1-5, abordamos o direito à assistência social e o SUAS como seu garantidor, apresentamos o significado de direito e de justiça para as assistentes sociais e como essas profissionais os executam. Como resultado, a pesquisa evidenciou que para as assistentes sociais o direito deve ser regulamentado e é a própria lei, mas também é a proteção aos vulneráveis em situação análoga ao estrangeiro, órfão e viúva. Ademais, é a execução do direito para si mesmas, que reverbera na sua condição de executora, mediadora e viabilizadora do direito do outro. A hendíadis direito-justiça também se caracteriza como tal na concepção das assistentes sociais, mas a contraditoriedade da realidade a apresenta como distante do fortalecimento dos vulneráveis. Concluímos que a hipótese se confirma e a hendíadis afirma-se como elemento de análise da atuação das assistentes sociais no SUAS, da política de Assistência Social e da Assistente Social como sujeito de direito no escopo do projeto ético político profissional. A aplicabilidade da lei não pode ser o único meio para a execução do direito, pois alguns necessitam mais e de forma diferente que outros. O elemento justiça precisa, obrigatoriamente, mediar a aplicação da lei para que haja relações mais humanas e solidárias, que visem ao bem da comunidade. A justiça de Jeremias 22,1-5 é uma justiça que emana de Yhwh, do próprio Deus, que está imanente em cada ser humano, independentemente de uma religião institucional. Há um princípio humanista, que não é assistencialismo, que nos impulsiona ao direito-justiça almejado por toda humanidadeThe object of this study is the relationship between the perspective of law and justice in Jeremias 22,1-5 and the work of the Social Worker. The objective is to know to what extent the right-justice hendiadys in Jeremias 22,1-5 has an impact on the performance of social workers, since it is assumed that such hendiadys is an element of analysis of the performance of these professionals in the Unified System of Social Assistance - SUAS. The problem question is: to what extent does the hendiadys right-justice in Jeremias 22,1-5 affect the performance of the Social Worker in SUAS? The answer was possible through theoretical, bibliographical and qualitative research, with a semistructured interview and action-research strategy, approved by CEP n. 4,612,476, and use of the IRaMuTeQ software. The methodological details make up Chapter 1, necessary in view of the challenges of the debate about the mediation of Social Work and religion, which calls for discussion with an immersion research. In Chapter 2 we expose biblical exegesis, we unravel law and justice in the prophetic context of Jeremiah 22,1-5, forming a hendiadys: law-justice, which expresses, by two linked nouns, an idea that would be represented from the use of each which in isolation, where each one characterizes the other, but expressing a single meaning. In Chapter 3, we discuss the modern conception of law and justice, we establish the hermeneutic bridge with the pericope of Jeremiah 22,1-5, we address the right to social assistance and the SUAS as its guarantor, we present the meaning of law and justice for social workers and how these professionals perform them. As a result, the research showed that for social workers the law must be regulated and it is the law itself, but it is also the protection of the vulnerable in a similar situation to the foreign, orphan and widow. Moreover, it is the execution of the right for themselves, which reverberates in the condition of executor, mediator and enabler of the other's right. The right-justice hendiadys is also characterized as such in the conception of the social workers, but the contradictory reality presents it as far from the empowerment of the vulnerable. We conclude that the hypothesis is confirmed and the hendiadys asserts itself as an element of analysis of the performance of social workers, the Social Assistance policy and the Social Worker as a subject of law in the scope of the professional ethical political project. The applicability of the law cannot be the only means for the execution of the right, as some need it more and differently than others. The element of justice must, obligatorily, mediate the application of the law so that there are more humane and solidary relationships, aimed at the good of the community. The justice of Jeremiah 22,1-5 is a justice that emanates from Yhwh, from God himself, who is immanent in every human being, regardless of an institutional religion. There is a humanist principle, which is not assistentialism, which drives us to the right-justice desired by all humanityPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoSilva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422Simões Neto, José Pedrohttp://lattes.cnpq.br/9893203143589929Marques, Mariosan de Sousahttp://lattes.cnpq.br/9584957091009002Silva, Sandra Célia Coelho Gomes dahttp://lattes.cnpq.br/5832322433553219Pinheiro, Luci Fariahttp://lattes.cnpq.br/1486517085847336Silva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Teixeira, Karine Marques Rodrigues2023-11-22T17:54:24Z2023-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Karine Marques Rodrigues. 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