Educação da infância no contexto contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leidiane Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4850
Resumo: Esta pesquisa, de natureza teórica, está vinculada à linha de pesquisa ―Educação, Sociedade e Cultura‖, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GO), discute acerca do seguinte tema: Educação da Infância no Contexto Contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno. Para tanto, a investigação busca compreender a seguinte problemática: por que a Educação da Infância tem condições de resistência à reedição de Auschwitz? Assim, esta pesquisa parte do pressuposto de que a educação contra a barbárie deve começar desde a infância. Desse modo, ela tem como objetivo principal desvelar as contradições existentes na educação da infância na atualidade estabelecendo diálogo com os apontamentos adornianos. Partindo-se dessa perspectiva, o primeiro capítulo desta pesquisa, denominado de ―Criança, Infância e Educação em uma Perspectiva Histórica‖, procura inicialmente refletir sobre as diferentes concepções de criança e da infância historicamente, entendendo-as como elemento fundante para o estabelecimento do diálogo com a infância contemporânea. Posteriormente, o segundo capítulo, intitulado ―Theodor Adorno, A Escola de Frankfurt e o Contexto Contemporâneo‖ procura compreender a gênese da Escola de Frankfurt, pois a Teoria Crítica consiste em um referencial teórico que possibilita a análise do processo social em que está inserida a educação da infância na contemporaneidade. Busca também refletir sobre a cultura e a educação da infância sob os impactos da Indústria Cultural no atual contexto. Além disso, o terceiro capítulo, nominado ―Theodor Adorno e a Educação da Infância‖, tendo-se em vista a infância e o processo de barbarização, discute sobre os desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação, segundo a concepção adorniana, voltada para a emancipação e ao esclarecimento, objetivando evitar a barbárie, consequentemente, contrapondo-se à reedição Auschwitz
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Partindo-se dessa perspectiva, o primeiro capítulo desta pesquisa, denominado de ―Criança, Infância e Educação em uma Perspectiva Histórica‖, procura inicialmente refletir sobre as diferentes concepções de criança e da infância historicamente, entendendo-as como elemento fundante para o estabelecimento do diálogo com a infância contemporânea. Posteriormente, o segundo capítulo, intitulado ―Theodor Adorno, A Escola de Frankfurt e o Contexto Contemporâneo‖ procura compreender a gênese da Escola de Frankfurt, pois a Teoria Crítica consiste em um referencial teórico que possibilita a análise do processo social em que está inserida a educação da infância na contemporaneidade. Busca também refletir sobre a cultura e a educação da infância sob os impactos da Indústria Cultural no atual contexto. Além disso, o terceiro capítulo, nominado ―Theodor Adorno e a Educação da Infância‖, tendo-se em vista a infância e o processo de barbarização, discute sobre os desafios postos pela atualidade para a realização de uma educação, segundo a concepção adorniana, voltada para a emancipação e ao esclarecimento, objetivando evitar a barbárie, consequentemente, contrapondo-se à reedição AuschwitzThis research, of a theoretical nature, is linked to the line of research ―Education, Society and Culture‖, of the Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/GO), it discusses the following theme: Education of Childhood in the Contemporary Context: a dialogue with Theodor Adorno. Therefore, the investigation seeks to understand the following problem: why does Childhood Education have conditions of resistance to the re-edition of Auschwitz? Thus, this research assumes that education against barbarism must start from childhood. In this way, it has as main objective to reveal the existing contradictions in childhood education today, establishing a dialogue with Adorno's notes. Starting from this perspective, the first chapter of this research, called ―Child, Childhood and Education in a Historical Perspective‖, initially seeks to reflect on the different conceptions of children and childhood historically, understanding them as a founding element for the establishment of the dialogue with contemporary childhood. Subsequently, the second chapter, entitled ―Theodor Adorno, The Frankfurt School and the Contemporary Context‖ seeks to understand the genesis of the Frankfurt School, since Critical Theory consists of a theoretical framework that enables the analysis of the social process in which the childhood education in contemporary times. It also seeks to reflect on culture and childhood education under the impacts of the Cultural Industry in the current context. In addition, the third chapter, named ―Theodor Adorno and Childhood Education‖, with a view to childhood and the process of barbarization, discusses the challenges posed by the present for the realization of an education, according to the Adornian conception, aimed at emancipation and enlightenment, aiming to avoid barbarism, consequently, opposing the Aushwitz reissue.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoScarel, Estelamaris Branthttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241Almeida, Renato Barros dehttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688Costa, Cristiano Aparecido dahttp://lattes.cnpq.br/7240507482094602Silva, Leidiane Pereira da2022-10-03T20:44:56Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Leidiane Pereira da. Educação da infância no contexto contemporâneo: um diálogo com Theodor Adorno. 2022. 132 f. 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