Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4173 |
Resumo: | As rodovias e ruas pavimentadas são necessárias para os transportes terrestres, é por meio destas que se dá o crescimento econômico. Em um país como o Brasil, que transporta 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas, a melhoria do sistema viário é urgente não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que delas dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. A escolha por essa temática decorreu da busca por medidas sustentáveis e de melhor custo na área de engenharia, e, nesse contexto tem inserido o reaproveitamento da borracha dos pneus, já que o pavimento do tipo convencional apresenta custos elevados e em alguns casos de baixa qualidade, sendo importante assim que se busquem novas alternativas com menor custo benefício. O presente estudo consistiu em realizar uma análise comparativa de custos entre asfalto de borracha e asfalto convencional, apresentando as vantagens, desvantagens e viabilidade econômico-financeira na cidade de Goiânia. A partir de uma pesquisa descritiva e um estudo de caso. O estudo apresentou as melhorias alcançadas com o uso do asfalto emborrachado na durabilidade, no custo de manutenção e na sustentabilidade da quantidade de CO2, deste modo encoraja-se a administração pública, os técnicos da área, à adotarem o uso do Asfalto Modificado por Borracha (AMB). Foi apresentado que o pavimento agrega maior ductilidade à baixa temperatura e maior consistência a alta temperatura, características essas que afetam na redução de custos de manutenção/custos finais, uma vez que suportará maior diferenciação climática em relação ao pavimento convencional. |
id |
PUC_GO_09de1f532532f1bd2a36df3c6c932ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4173 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, GoiásPavimentação, pneus inservíveis, asfalto de borracha, viabilidade.Paving, unserviceable tires, rubber asphalt, feasibility.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAs rodovias e ruas pavimentadas são necessárias para os transportes terrestres, é por meio destas que se dá o crescimento econômico. Em um país como o Brasil, que transporta 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas, a melhoria do sistema viário é urgente não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que delas dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. A escolha por essa temática decorreu da busca por medidas sustentáveis e de melhor custo na área de engenharia, e, nesse contexto tem inserido o reaproveitamento da borracha dos pneus, já que o pavimento do tipo convencional apresenta custos elevados e em alguns casos de baixa qualidade, sendo importante assim que se busquem novas alternativas com menor custo benefício. O presente estudo consistiu em realizar uma análise comparativa de custos entre asfalto de borracha e asfalto convencional, apresentando as vantagens, desvantagens e viabilidade econômico-financeira na cidade de Goiânia. A partir de uma pesquisa descritiva e um estudo de caso. O estudo apresentou as melhorias alcançadas com o uso do asfalto emborrachado na durabilidade, no custo de manutenção e na sustentabilidade da quantidade de CO2, deste modo encoraja-se a administração pública, os técnicos da área, à adotarem o uso do Asfalto Modificado por Borracha (AMB). Foi apresentado que o pavimento agrega maior ductilidade à baixa temperatura e maior consistência a alta temperatura, características essas que afetam na redução de custos de manutenção/custos finais, uma vez que suportará maior diferenciação climática em relação ao pavimento convencional.The highways and paved streets are necessary for the terrestrial transports, it is through these that gives the economic growth. In a country like Brazil, which carries 62% of its cargo and 96% of its passengers by road, the improvement of the road system is urgent not only for those who carry out the transport activity, but for all sectors of the economy and society in general, depend on them to achieve satisfactory levels of development. The choice for this theme was the search for sustainable measures and better cost in the engineering area, and, in this context has inserted the reuse of tire rubber, since conventional pavement has high costs and in some cases low quality, being important as soon as new alternatives with less cost benefit are looked for. The present study consists of performing a comparative cost analysis between rubber asphalt and conventional asphalt, presenting the advantages, disadvantages and economic-financial viability in the city of Goiânia. The study presented the improvements achieved with the use of rubberized asphalt in the durability, maintenance cost and sustainability of the amount of CO2 ceased to be released in nature, thus encouraging public administration, area technicians, adopting the use of Rubber Modified Asphalt (AMB). The pavement adds ductility to lower temperatures and higher consistency at high temperatures, which affect the reduction of maintenance costs / final costs, since it will support greater climate differentiation compared to conventional pavement.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialGuedes, Leonardo Guerra de Rezendehttp://lattes.cnpq.br/9989795822168281Godoi, Cintia Neveshttp://lattes.cnpq.br/1888189673541717Pasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Mendes, Gilberto Candido Rodrigues2019-04-10T12:08:53Z2019-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMendes, Gilberto Candido Rodrigues. Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-04-11T04:00:26Zoai:ambar:tede/4173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-04-11T04:00:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
title |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
spellingShingle |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás Mendes, Gilberto Candido Rodrigues Pavimentação, pneus inservíveis, asfalto de borracha, viabilidade. Paving, unserviceable tires, rubber asphalt, feasibility. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
title_full |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
title_fullStr |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
title_full_unstemmed |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
title_sort |
Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás |
author |
Mendes, Gilberto Candido Rodrigues |
author_facet |
Mendes, Gilberto Candido Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes, Leonardo Guerra de Rezende http://lattes.cnpq.br/9989795822168281 Godoi, Cintia Neves http://lattes.cnpq.br/1888189673541717 Pasqualetto, Antonio http://lattes.cnpq.br/4691515540448143 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Gilberto Candido Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pavimentação, pneus inservíveis, asfalto de borracha, viabilidade. Paving, unserviceable tires, rubber asphalt, feasibility. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Pavimentação, pneus inservíveis, asfalto de borracha, viabilidade. Paving, unserviceable tires, rubber asphalt, feasibility. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
As rodovias e ruas pavimentadas são necessárias para os transportes terrestres, é por meio destas que se dá o crescimento econômico. Em um país como o Brasil, que transporta 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas, a melhoria do sistema viário é urgente não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que delas dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. A escolha por essa temática decorreu da busca por medidas sustentáveis e de melhor custo na área de engenharia, e, nesse contexto tem inserido o reaproveitamento da borracha dos pneus, já que o pavimento do tipo convencional apresenta custos elevados e em alguns casos de baixa qualidade, sendo importante assim que se busquem novas alternativas com menor custo benefício. O presente estudo consistiu em realizar uma análise comparativa de custos entre asfalto de borracha e asfalto convencional, apresentando as vantagens, desvantagens e viabilidade econômico-financeira na cidade de Goiânia. A partir de uma pesquisa descritiva e um estudo de caso. O estudo apresentou as melhorias alcançadas com o uso do asfalto emborrachado na durabilidade, no custo de manutenção e na sustentabilidade da quantidade de CO2, deste modo encoraja-se a administração pública, os técnicos da área, à adotarem o uso do Asfalto Modificado por Borracha (AMB). Foi apresentado que o pavimento agrega maior ductilidade à baixa temperatura e maior consistência a alta temperatura, características essas que afetam na redução de custos de manutenção/custos finais, uma vez que suportará maior diferenciação climática em relação ao pavimento convencional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-10T12:08:53Z 2019-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Mendes, Gilberto Candido Rodrigues. Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4173 |
identifier_str_mv |
Mendes, Gilberto Candido Rodrigues. Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202270151114752 |