Viabilidade do Asfalto Borracha na Pavimentação Urbana: Estudo de Caso no Residencial Jardim do Cerrado III, Goiânia, Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Gilberto Candido Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4173
Resumo: As rodovias e ruas pavimentadas são necessárias para os transportes terrestres, é por meio destas que se dá o crescimento econômico. Em um país como o Brasil, que transporta 62% de sua carga e 96% de seus passageiros por estradas, a melhoria do sistema viário é urgente não apenas para quem exerce a atividade do transporte, mas para todos os setores da economia e da sociedade em geral, que delas dependem para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento. A escolha por essa temática decorreu da busca por medidas sustentáveis e de melhor custo na área de engenharia, e, nesse contexto tem inserido o reaproveitamento da borracha dos pneus, já que o pavimento do tipo convencional apresenta custos elevados e em alguns casos de baixa qualidade, sendo importante assim que se busquem novas alternativas com menor custo benefício. O presente estudo consistiu em realizar uma análise comparativa de custos entre asfalto de borracha e asfalto convencional, apresentando as vantagens, desvantagens e viabilidade econômico-financeira na cidade de Goiânia. A partir de uma pesquisa descritiva e um estudo de caso. O estudo apresentou as melhorias alcançadas com o uso do asfalto emborrachado na durabilidade, no custo de manutenção e na sustentabilidade da quantidade de CO2, deste modo encoraja-se a administração pública, os técnicos da área, à adotarem o uso do Asfalto Modificado por Borracha (AMB). Foi apresentado que o pavimento agrega maior ductilidade à baixa temperatura e maior consistência a alta temperatura, características essas que afetam na redução de custos de manutenção/custos finais, uma vez que suportará maior diferenciação climática em relação ao pavimento convencional.
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