Análise do asfalto borracha na pavimentação no Brasil: uma revisão de literatura.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29291 |
Resumo: | O aumento da utilização de veículos no dia-a-dia interfere diretamente na quantidade de pneus inservíveis que são descartados sem finalidade de uso no Brasil. Com isso, surgiram algumas alternativas para reciclagem da borracha, como a utilização no setor de pavimentação, incorporando a mesma ao ligante asfáltico como forma de modificação, aplicado na camada de revestimento em estradas, avenidas, etc. A presente revisão tem como enfoque a comparação de viabilidade tanto econômica, quanto técnica e ambiental da utilização do asfalto modificado por borracha proveniente de pneus inservíveis, em relação ao asfalto convencional utilizado mais comumente na pavimentação. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica acerca do tema, analisando as características dos componentes e apresentando as propriedades dos processos de incorporação da borracha no ligante asfáltico. Por meio da comparação, foi possível identificar vantagens significativas no desempenho do asfalto modificado por borracha, o que comprovou que com a utilização desse método para pavimentação, há uma maior economia quando a longo prazo, pois suas características técnicas apresentam vantagens de durabilidade e retardo de danos causados durante o uso, além dos pontos positivos do reuso de parte dos pneus inservíveis, favorecendo o meio ambiente e a saúde pública, no geral se tornando uma alternativa viável em substituição ao asfalto convencional |
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Rodrigues, Barbara SarabiaPaes, Henrique ViaroSilva, Eric Ribeiro da2022-05-23T14:24:13Z2022-05-23T14:24:13Z2021-12O aumento da utilização de veículos no dia-a-dia interfere diretamente na quantidade de pneus inservíveis que são descartados sem finalidade de uso no Brasil. Com isso, surgiram algumas alternativas para reciclagem da borracha, como a utilização no setor de pavimentação, incorporando a mesma ao ligante asfáltico como forma de modificação, aplicado na camada de revestimento em estradas, avenidas, etc. A presente revisão tem como enfoque a comparação de viabilidade tanto econômica, quanto técnica e ambiental da utilização do asfalto modificado por borracha proveniente de pneus inservíveis, em relação ao asfalto convencional utilizado mais comumente na pavimentação. Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica acerca do tema, analisando as características dos componentes e apresentando as propriedades dos processos de incorporação da borracha no ligante asfáltico. Por meio da comparação, foi possível identificar vantagens significativas no desempenho do asfalto modificado por borracha, o que comprovou que com a utilização desse método para pavimentação, há uma maior economia quando a longo prazo, pois suas características técnicas apresentam vantagens de durabilidade e retardo de danos causados durante o uso, além dos pontos positivos do reuso de parte dos pneus inservíveis, favorecendo o meio ambiente e a saúde pública, no geral se tornando uma alternativa viável em substituição ao asfalto convencionalThe increase in the daily use of vehicles directly affects the number of useless tires that are discarded for no purpose in Brazil. As a result, some alternatives for recycling rubber emerged, such as its use in the paving sector, incorporating it into the asphalt binder as a form of modification, applied to the coating layer on roads, avenues, etc. This review focuses on comparing the economic, technical, and environmental feasibility of using rubber-modified asphalt from waste tires, in relation to the conventional asphalt most commonly used in paving. A bibliographic review on the subject was used as methodology, analyzing the characteristics of the components and presenting the properties of the rubber incorporation processes in the asphalt binder. Through the comparison, it was possible to identify significant advantages in the performance of rubber-modified asphalt, which proved that with the use of this method for paving, there is a greater economy in the long term, as its technical characteristics have advantages in terms of durability and time delay damage caused during use, in addition to the positive points of reusing part of the waste tires, favoring the environment and public health, generally becoming a viable alternative to replacing conventional asphalt.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29291Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessasfalto-borrachapavimentação asfálticaviabilidadesustentabilidaderubber asphaltasphalt pavingviabilitysustainabilityAnálise do asfalto borracha na pavimentação no Brasil: uma revisão de literatura.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALBarbara Sarabia Rodrigues - protegido.pdfBarbara Sarabia Rodrigues - protegido.pdfBarbara Sarabia Rodriguesapplication/pdf262683https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/05706a42-5d9d-41a5-bf36-caa254c1cd0d/downloadce4f6f1b1531355dc8c31299f4fe91e8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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