PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sirlene Coelho da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3486
Resumo: O processo de preparação para aposentadoria pode estar ligado à perda do lugar social atribuído ao sujeito, percebido pela sociedade contemporânea como sujeito jovem, saudável e produtivo. Tal processo está aliado também ao envelhecimento ativo anunciado nas políticas públicas voltadas ao idoso e vem conferir às organizações públicas e privadas a oferta de ações e programas que propiciem às servidoras e servidores, em pré-aposentadoria, um rompimento menos doloroso com a atividade laboral e, por consequência, um envelhecimento saudável. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo central analisar os programas de preparação para aposentadoria desenvolvidos pelas unidades do SIASS existentes no estado de Goiás, bem como o papel educativo que eles podem exercer na vida das servidoras e servidores em processo de aposentadoria. Para um maior aprofundamento deste estudo, foram elaborados os objetivos específicos: identificar se há ou não PPA nas unidades SIASS, UFG, INSS e Ministério da Saúde, bem como investigar se as unidades que oferecem o PPA dispõem de recursos humanos, materiais e orçamentários para o desenvolvimento de ações de educação para aposentadoria; avaliar os efeitos desses programas na saúde e na qualidade de vida das servidoras e servidores; levantar os fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos que os/as levam a não querer aposentar-se, e ainda, analisar o papel do Serviço Social como profissão que intervém nas questões sociais. Esta investigação fundamenta-se no método dialético, que oportuniza a utilização de categorias analíticas: totalidade, historicidade, contradição. As categorias explicativas são: envelhecimento, saúde, qualidade de vida, identidade e autonomia, entre outras. A pesquisa tem caráter exploratório envolvendo uma análise quantiquali em que se utilizam entrevista semiestruturada e questionários. Ambos os instrumentos contêm questões relacionadas ao tema aposentadoria, trabalho e os Programas de Preparação Aposentadoria. Fazem parte deste estudo 45 participantes, dos quais 22 eram da UFG, 16 IFG e 7 do IF Goiano, sendo 60% destes, mulheres e, ainda, e uma gestora de recursos humanos. Os dados coletados nas entrevistas foram transcritos e os dos questionários codificados e agrupados, conforme as categorias, assim definidas passou-se a análise. Os principais resultados indicam uma possível relação da aposentadoria com o envelhecimento ativo, com a saúde e a qualidade de vida. Do mesmo modo, identificam que é nos fatores econômicos que estão os principais indicativos para os servidores não buscarem a aposentadoria. É na ideologia do rejuvenescimento e do prolongamento da vida, que perpetra na sociedade contemporânea a necessidade de o indivíduo manter-se em atividade, que se assentam os desafios para o Serviço Social. Isso requer do Assistente Social maior qualificação para intervir nas questões sociais que advêm do processo de aposentadoria.
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Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo central analisar os programas de preparação para aposentadoria desenvolvidos pelas unidades do SIASS existentes no estado de Goiás, bem como o papel educativo que eles podem exercer na vida das servidoras e servidores em processo de aposentadoria. Para um maior aprofundamento deste estudo, foram elaborados os objetivos específicos: identificar se há ou não PPA nas unidades SIASS, UFG, INSS e Ministério da Saúde, bem como investigar se as unidades que oferecem o PPA dispõem de recursos humanos, materiais e orçamentários para o desenvolvimento de ações de educação para aposentadoria; avaliar os efeitos desses programas na saúde e na qualidade de vida das servidoras e servidores; levantar os fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos que os/as levam a não querer aposentar-se, e ainda, analisar o papel do Serviço Social como profissão que intervém nas questões sociais. Esta investigação fundamenta-se no método dialético, que oportuniza a utilização de categorias analíticas: totalidade, historicidade, contradição. As categorias explicativas são: envelhecimento, saúde, qualidade de vida, identidade e autonomia, entre outras. A pesquisa tem caráter exploratório envolvendo uma análise quantiquali em que se utilizam entrevista semiestruturada e questionários. Ambos os instrumentos contêm questões relacionadas ao tema aposentadoria, trabalho e os Programas de Preparação Aposentadoria. Fazem parte deste estudo 45 participantes, dos quais 22 eram da UFG, 16 IFG e 7 do IF Goiano, sendo 60% destes, mulheres e, ainda, e uma gestora de recursos humanos. Os dados coletados nas entrevistas foram transcritos e os dos questionários codificados e agrupados, conforme as categorias, assim definidas passou-se a análise. Os principais resultados indicam uma possível relação da aposentadoria com o envelhecimento ativo, com a saúde e a qualidade de vida. Do mesmo modo, identificam que é nos fatores econômicos que estão os principais indicativos para os servidores não buscarem a aposentadoria. É na ideologia do rejuvenescimento e do prolongamento da vida, que perpetra na sociedade contemporânea a necessidade de o indivíduo manter-se em atividade, que se assentam os desafios para o Serviço Social. Isso requer do Assistente Social maior qualificação para intervir nas questões sociais que advêm do processo de aposentadoria.The process of preparing for retirement may be associated to the loss of social position assigned to the subject, who is perceived by contemporary society as young, healthy and productive. This process is also related to active aging stated in public policies directed to the elderly, which is offering public and private organizations activities and programs that facilitate workers, in pre-retirement, a less painful breakup with labor activity and, therefore, a healthy aging. Therefore, the present study aims mainly to analyze the preparation programs developed by existing retirement SIASS units in the state of Goiás and the educational role they can play in the lives of employees on retirement process. For a deeper understanding of this study, specific objectives were established: to identify whether or not there is PPA at SIASS units, UFG, INSS and the Ministry of Health, as well as to investigate if the units that offer the PPA have the human resources, materials and budget for the development of educational activities for retirement; to evaluate the effects of these programs on health and quality of life of the employees; to raise the social, economic, cultural and psychological factors that lead them not to want to retire, and also to analyze the role of Social Service as a profession that intervenes in social issues. This research is based on the dialectical method, which allows the use of analytical categories: totality, historicity, contradiction. The explanatory categories are: aging, health, quality of life, identity and autonomy, among others. The research is exploratory involving a quanti-quali analysis. Semi-structured interviews and questionnaires were used. Both instruments contain issues related to retirement, work and Retirement Preparation Programs. In this study, there are 45 participants, 22 from UFG, 16 from IFG and 07 from IF Goiano, of which 60% are women, besides a human resources manager. The data collected in the interviews were transcribed and data from questionnaires were coded and grouped, according to the categories, as defined, and then analyzed. The main results indicate a possible relationship between retirement and active aging, health and quality of life. Similarly, it identifies that economic factors are the main indications for employees not to seek retirement. The challenges of Social Service are based on the ideology of rejuvenation and life extension, which perpetrates in contemporary society the need for the individual to remain in activity. This requires the Social Assistant higher qualification to intervene in social issues arising from the retirement process.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialRocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Pereira, Alciane Barbosa Macedohttp://lattes.cnpq.br/6054165888758573Silva, Germano Camposhttp://lattes.cnpq.br/3695583765198760Costa, Sirlene Coelho da2016-09-12T17:55:01Z2016-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, Sirlene Coelho da. PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL.. 2016. [107 f.]. 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