AS LINGUAGENS DE EROS EM A CASA DOS BUDAS DITOSOS.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3257 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto central a linguagem da obra A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro. Consideramos que essa obra é uma construção alegórica, em que a própria linguagem se personifica como a voz condutora de todos os dilemas substanciados pelas ações narradas. Diante disso, temos como fio condutor Eros, em diversos aspectos simbólicos, guiados pela criação literária em proporções estéticas e filosóficas, dissolvido em meio às reflexões expressas nas entrelinhas do texto. Por meio de caminhos nebulosos somos guiados pela personagem narradora, e por ela, somente por essa voz, compreendemos que não existem verdades secretas, o que existem são circunstâncias, vivências e afirmações que formam parte do universo metaliterário de uma senhora misteriosa. Ela é o centro de tudo, tanto que em certos momentos é a metáfora que se espalha em discursos eróticos, formados por um campo semântico gerador de fruição, posto que conduza o leitor a momentos de repulsa e de prazer pela leitura de suas linhas imaginárias, para depois gerar um estado de êxtase . Em meio à complexidade desse romance, adotamos como referência alguns estudos sobre a linguagem e suas nuances metafóricas; estudos sobre o romance moderno; algumas concepções filosóficas sobre a transgressão, sobre o erotismo e o incesto. |
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AS LINGUAGENS DE EROS EM A CASA DOS BUDAS DITOSOS.João UbaldoErotismoLinguagemLuxúriaTransgressãoJoão UbaldoEroticismLanguageLustTransgressionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho tem como objeto central a linguagem da obra A Casa dos Budas Ditosos, de João Ubaldo Ribeiro. Consideramos que essa obra é uma construção alegórica, em que a própria linguagem se personifica como a voz condutora de todos os dilemas substanciados pelas ações narradas. Diante disso, temos como fio condutor Eros, em diversos aspectos simbólicos, guiados pela criação literária em proporções estéticas e filosóficas, dissolvido em meio às reflexões expressas nas entrelinhas do texto. Por meio de caminhos nebulosos somos guiados pela personagem narradora, e por ela, somente por essa voz, compreendemos que não existem verdades secretas, o que existem são circunstâncias, vivências e afirmações que formam parte do universo metaliterário de uma senhora misteriosa. Ela é o centro de tudo, tanto que em certos momentos é a metáfora que se espalha em discursos eróticos, formados por um campo semântico gerador de fruição, posto que conduza o leitor a momentos de repulsa e de prazer pela leitura de suas linhas imaginárias, para depois gerar um estado de êxtase . Em meio à complexidade desse romance, adotamos como referência alguns estudos sobre a linguagem e suas nuances metafóricas; estudos sobre o romance moderno; algumas concepções filosóficas sobre a transgressão, sobre o erotismo e o incesto.This work has as its central object the work language A Casa dos Budas Ditosos, wrote by João Ubaldo Ribeiro. We believe that this work is an allegorical construction, in which the language itself is personified as the leading voice of all the dilemmas substantiated by the narrated actions. Therefore, we have as a guide Eros in various symbolic aspects guided by the literary creation in aesthetic and philosophical proportions, dissolved among reflections expressed in the text lines. Through misty paths we are guided by the narrator character and her only by that voice, we understand that there are no secret truths, that there are circumstances, experiences and statements that form part of metaliterário universe of a mysterious woman. It is the center of everything, so much so that at times is the metaphor that spreads erotic speeches, formed by a generator semantic field of enjoyment, since it leads the reader to repulse moments and pleasure by reading his imaginary lines, and then generate a state of "ecstasy." Amid the complexity of this novel, we adopted as reference some studies on language and its metaphorical nuances; studies on the modern novel; some philosophical conceptions of the transgression, about eroticism and incest.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Machado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Cardoso, Mauricio Vazhttp://lattes.cnpq.br/6151179642182346Marinho, Gilsamara Oliveira Viana2016-08-10T11:07:18Z2016-05-122016-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Gilsamara Oliveira Viana. AS LINGUAGENS DE EROS EM A CASA DOS BUDAS DITOSOS.. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:23:23Zoai:ambar:tede/3257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:23:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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