O SER DA MULHER IDOSA NA LITERATURA: ENTRE O SAGRADO E O PROFANO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rinaldo Pereira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3179
Resumo: A presente dissertação tem-se por objetivo analisar a configuração do ser da mulher idosa na literatura, considerando as simbolizações sagradas e profanas a ela atribuída nas estéticas clássica e moderna. Principalmente, a partir da propositura de Walter Benjamin, ao salientar que na obra clássica havia o valor de culto, enquanto que na obra moderna, há o valor de exposição, identifica-se a personagem idosa na literatura. No conto de fadas, a velha é representada como a força negativa, sendo a bruxa ou a feiticeira; nas histórias infanto-juvenis lobatianas, Dona Benta e Tia Nastácia, como contadoras de histórias e educadoras assumem função sagrada, assim divergem das idosas modernas em crise existencial, em busca de autoafirmação, distanciam do ideal clássico, sendo um vir-a-ser. Compõe o corpus deste trabalho textos da literatura clássica, os contos de fadas, Branca de Neve e João e Maria; as histórias infanto-juvenis de Monteiro Lobato, Histórias de Tia Nastácia e Serões de Dona Benta; e os contos modernos de Clarice Lispector, A Partida do Trem, e o conto de Lygia Fagundes Teles, Senhor Diretor. O estudo fundamenta-se nas teorias sobre o poder simbólico, o sagrado e o profano, o Belo e o Feio, arte como representação, narrador e perda da aura.
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