Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: proposta de construção de plano de ensino para a formação do conceito de números reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Leonardo Antonio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4720
Resumo: No ensino fundamental das escolas brasileiras, a orientação dos documentos oficiais para o ensino do conceito de número se dá na seguinte sequência: naturais, inteiros, racionais, culminando nos irracionais, geralmente no nono ano do ensino fundamental. Esses números reunidos são denominados de números reais. Nessa realidade, seu ensino contempla os nexos externos, em que o aluno é estimulado a identificá-los e classificá-los, conforme a sua representação decimal, em detrimento dos nexos internos e conceituais, a sua essência. A partir de uma metodologia que investigou aspectos teóricos e documentos legais, envolvendo a leitura e análise de teses, dissertações e artigos científicos com foco no ensino dos números reais, em todas as modalidades de ensino, no período de 2010 a 2018, documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aportes teóricos relacionados a teoria histórico-cultural, verificamos uma contradição, a saber, uma argumentação insuficiente para abordar os números irracionais profundamente. Algumas produções relacionadas enfatizam o conceito de número, a partir da proposta davydoviana, na relação entre grandezas mensuráveis. De fato, entende-se isso como plausível para os números racionais, utilizando as grandezas mensuráveis, mas não realizável para os irracionais, antes de esclarecer outro tipo de grandeza, a incomensurável. Isso remete ao primeiro obstáculo epistemológico da ciência matemática, concebida na escola pitagórica e superada por Eudoxo de Cnido. Sem o entendimento desse evento e de outros que foram aparecendo, ao longo da história da matemática, à medida que os contextos sociais exigiam novas formulações científicas para explicar as contradições emergentes, não é possível realizar um ensino com foco na essência do objeto em questão. A rigor, entendemos que a elaboração de uma proposta de ensino de números reais requer um movimento do abstrato ao concreto longevo, gradativo, finalizada pela apropriação do conceito de número irracional no nono ano do ensino fundamental. Desta maneira, apresentamos o problema de pesquisa: Quais as contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para o planejamento de uma atividade de estudo para o desenvolvimento do conceito de número real no último ano do ensino fundamental? Em busca de uma resposta, a partir de uma metodologia histórica-bibliográfica e documental, fundamentada numa perspectiva dialética, realizamos um estudo lógico-histórico dos números reais de uma forma contextualizada, com a finalidade de obter as contradições e superações da comunidade de matemáticos para uma sintetização do conceito geral de número; aprofundamos na leitura de premissas da teoria histórico-cultural para estudar o objeto, a partir de sua perspectiva histórica e dialética, concebendo o conceito por meio de suas sínteses, com ênfase na compreensão dos números irracionais e a partir da premissa desenvolvimental de que isso é possível pelo movimento do abstrato ao concreto, do aspecto mais geral do conceito. O resultado obtido, a partir desta incursão investigativa, foi a elaboração de um plano de ensino davydoviano para o conceito de números reais, destinado ao nono ano do ensino fundamental, no qual enfatizou-se a necessidade de compreensão das grandezas incomensuráveis, que deve emergir das tarefas de estudo. A argumentação enfatiza que a formação do conceito de número, em toda sua generalidade, só é possível a partir da abstração substantiva pelo aluno das grandezas incomensuráveis. De todo modo, destaca-se a necessidade de estudos experimentais para avaliar a presente proposta
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spelling Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: proposta de construção de plano de ensino para a formação do conceito de números reaisContributions of Davydov's theory of developmental teaching: proposal for the construction of a teaching plan for the formation of the concept of real numbersEnsino. Números reais. Teoria histórico-cultural. Movimento Lógico-Histórico. Educação MatemáticaTeaching. Real numbers. Historical-cultural theory. Logical-Historical Movement. Mathematics Education.Ciencias Humanas: EducaçãoNo ensino fundamental das escolas brasileiras, a orientação dos documentos oficiais para o ensino do conceito de número se dá na seguinte sequência: naturais, inteiros, racionais, culminando nos irracionais, geralmente no nono ano do ensino fundamental. Esses números reunidos são denominados de números reais. Nessa realidade, seu ensino contempla os nexos externos, em que o aluno é estimulado a identificá-los e classificá-los, conforme a sua representação decimal, em detrimento dos nexos internos e conceituais, a sua essência. A partir de uma metodologia que investigou aspectos teóricos e documentos legais, envolvendo a leitura e análise de teses, dissertações e artigos científicos com foco no ensino dos números reais, em todas as modalidades de ensino, no período de 2010 a 2018, documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aportes teóricos relacionados a teoria histórico-cultural, verificamos uma contradição, a saber, uma argumentação insuficiente para abordar os números irracionais profundamente. Algumas produções relacionadas enfatizam o conceito de número, a partir da proposta davydoviana, na relação entre grandezas mensuráveis. De fato, entende-se isso como plausível para os números racionais, utilizando as grandezas mensuráveis, mas não realizável para os irracionais, antes de esclarecer outro tipo de grandeza, a incomensurável. Isso remete ao primeiro obstáculo epistemológico da ciência matemática, concebida na escola pitagórica e superada por Eudoxo de Cnido. Sem o entendimento desse evento e de outros que foram aparecendo, ao longo da história da matemática, à medida que os contextos sociais exigiam novas formulações científicas para explicar as contradições emergentes, não é possível realizar um ensino com foco na essência do objeto em questão. A rigor, entendemos que a elaboração de uma proposta de ensino de números reais requer um movimento do abstrato ao concreto longevo, gradativo, finalizada pela apropriação do conceito de número irracional no nono ano do ensino fundamental. Desta maneira, apresentamos o problema de pesquisa: Quais as contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para o planejamento de uma atividade de estudo para o desenvolvimento do conceito de número real no último ano do ensino fundamental? Em busca de uma resposta, a partir de uma metodologia histórica-bibliográfica e documental, fundamentada numa perspectiva dialética, realizamos um estudo lógico-histórico dos números reais de uma forma contextualizada, com a finalidade de obter as contradições e superações da comunidade de matemáticos para uma sintetização do conceito geral de número; aprofundamos na leitura de premissas da teoria histórico-cultural para estudar o objeto, a partir de sua perspectiva histórica e dialética, concebendo o conceito por meio de suas sínteses, com ênfase na compreensão dos números irracionais e a partir da premissa desenvolvimental de que isso é possível pelo movimento do abstrato ao concreto, do aspecto mais geral do conceito. O resultado obtido, a partir desta incursão investigativa, foi a elaboração de um plano de ensino davydoviano para o conceito de números reais, destinado ao nono ano do ensino fundamental, no qual enfatizou-se a necessidade de compreensão das grandezas incomensuráveis, que deve emergir das tarefas de estudo. A argumentação enfatiza que a formação do conceito de número, em toda sua generalidade, só é possível a partir da abstração substantiva pelo aluno das grandezas incomensuráveis. De todo modo, destaca-se a necessidade de estudos experimentais para avaliar a presente propostaIn elementary education in Brazilian schools, the orientation of official documents for teaching the concept of number occurs in the following sequence: natural, whole, rational, culminating in the irrational ones, usually in the ninth year of elementary school. These numbers put together are called real numbers. In this reality, its teaching contemplates external nexuses, in which the student is encouraged to identify and classify them, according to their decimal representation, to the detriment of internal and conceptual nexuses, their essence. From a methodology that investigated theoretical aspects and legal documents, involving the reading and analysis of theses, dissertations and scientific articles focusing on the teaching of real numbers, in all teaching modalities, from 2010 to 2018, official documents of the Ministry of Education (MEC), such as the National Curriculum Parameters (PCNs), the National Textbook Plan (PNLD) and the Common National Curriculum Base (BNCC) and theoretical contributions related to cultural-historical theory, we find a contradiction, the namely, an insufficient argument to address the irrational numbers in depth. Some related productions emphasize the concept of number, based on davydovian's proposal, in the relationship between measurable quantities. In fact, this is understood as plausible for rational numbers, using measurable quantities, but not feasible for irrational numbers, before clarifying another type of quantity, the incommensurable. This refers to the first epistemological obstacle of mathematical science, conceived in the Pythagorean school and overcome by Eudoxo de Cnido. Without understanding this event and others that have appeared throughout the history of mathematics, as social contexts demanded new scientific formulations to explain the emerging contradictions, it is not possible to carry out a teaching focused on the essence of the object in question. Strictly speaking, we understand that the elaboration of a proposal for teaching real numbers requires a movement from the abstract to the long-lived, gradual concrete, finalized by the appropriation of the concept of irrational number in the ninth grade of elementary school. Thus, we present the research problem: What are the contributions of Davydov's developmental teaching to the planning of a study activity for the development of the concept of real number in the last year of elementary school? In search of an answer, based on a historical-bibliographic and documental methodology, based on a dialectical perspective, we carried out a logical-historical study of real numbers in a contextualized way, in order to obtain the contradictions and overcoming¿s of the community of mathematicians to a synthesis of the general concept of number; we deepened the reading of premises of the cultural-historical theory to study the object, from its historical and dialectical perspective, conceiving the concept through its syntheses, with emphasis on the understanding of irrational numbers and from the developmental premise that this is possible by the movement from the abstract to the concrete, from the most general aspect of the concept. The result obtained from this investigative incursion was the elaboration of a Davydovian teaching plan for the concept of real numbers, for the ninth year of elementary school, in which the need to understand the incommensurable quantities that should emerge was emphasized of study tasks. The argument emphasizes that the formation of the concept of number, in all its generality, is only possible from the student's substantive abstraction of incommensurable quantities. In any case, the need for experimental studies to evaluate this proposal is highlightedPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoVaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Vaz, Duelci Aparecido de FreitasMagalhães, Ana Paula de Almeida SaraivaAssis, Aline Mota de MesquitaFreitas, Raquel Aparecida Marra da MadeiraMiranda, Made JúniorSouto, Leonardo Antonio2021-11-08T17:36:49Z2021-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSouto, Leonardo Antonio. Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov: proposta de construção de plano de ensino para a formação do conceito de números reais. 2021. 221 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-11-09T04:00:36Zoai:ambar:tede/4720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-11-09T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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