Educação e os direitos humanos em tempos de barbarização pela indústria cultural: impasses e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Valcirlene Aparecida de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4531
Resumo: Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, ligada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, tem como principais referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, Adorno e Horkheimer (1985) e, também, aqueles que tratam dos Direitos Humanos, como, por exemplo, Hunt (2009), Lafer (1988), bem como os autores que discutem sobre a trajetória em geral da Educação, tais como Rousseau (1979), Jaeger (1994), Luzuriaga (1983), entre outros que deram suporte à pesquisa. Trata-se de uma investigação que tem como objetivo geral compreender, a partir de uma perspectiva dialética e mediante os procedimentos de leitura, fichamentos e interpretação dos textos objetos de estudo, os direitos humanos e a educação à luz da Teoria supracitada. Deste modo, tem como início o questionamento sobre as dificuldades pelas quais passam os indivíduos no que se refere à educação e ao exercício dos direitos humanos frente ao poderio da Indústria Cultural/capitalismo na atualidade. Para tanto, esta investigação desenvolve-se em três capítulos que se inter-relacionam. O primeiro procura compreender os caminhos que levaram à problematização aqui expressa, assim, o início se dá com a contextualização acerca do neoliberalismo, a partir de uma abordagem histórica e não cronológica. Depois, a pesquisa retoma a história dos direitos humanos e da educação num viés cronológico. O segundo versa sobre a Teoria Crítica da Sociedade e a Indústria Cultural, buscando entender o poder da Indústria Cultural na atualidade sobre as sociedades modernas e seus impactos. O terceiro aborda parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, num rápido exame, no que tange ao direito à educação, assim como às relações da Indústria Cultural com os direitos humanos e sua afetação na sociedade de forma geral. Além disso, discute sobre a educação e os direitos humanos frente aos processos de barbarização impostos à sociedade pela Indústria capitalista. Conclui expondo que, apesar de o direito à educação ter como um de seus fundamentos a Declaração Universal dos Direitos Humanos (2009), nem todos têm tido acesso ou usufruído de uma educação de qualidade que, de fato, lhes possibilite galgar a emancipação
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spelling Educação e os direitos humanos em tempos de barbarização pela indústria cultural: impasses e perspectivasEducation and human rights in times of barbarization by the cultural industry: impasses and perspectivesDireitos Humanos. Educação. Teoria Crítica da Sociedade. Indústria Cultural. BarbarizaçãoHuman Rights. Education. Critical Theory of Society. Cultural Industry. BarbarizationCiências Humanas: TeologiaEsta pesquisa, de cunho bibliográfico, ligada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, tem como principais referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, Adorno e Horkheimer (1985) e, também, aqueles que tratam dos Direitos Humanos, como, por exemplo, Hunt (2009), Lafer (1988), bem como os autores que discutem sobre a trajetória em geral da Educação, tais como Rousseau (1979), Jaeger (1994), Luzuriaga (1983), entre outros que deram suporte à pesquisa. Trata-se de uma investigação que tem como objetivo geral compreender, a partir de uma perspectiva dialética e mediante os procedimentos de leitura, fichamentos e interpretação dos textos objetos de estudo, os direitos humanos e a educação à luz da Teoria supracitada. Deste modo, tem como início o questionamento sobre as dificuldades pelas quais passam os indivíduos no que se refere à educação e ao exercício dos direitos humanos frente ao poderio da Indústria Cultural/capitalismo na atualidade. Para tanto, esta investigação desenvolve-se em três capítulos que se inter-relacionam. O primeiro procura compreender os caminhos que levaram à problematização aqui expressa, assim, o início se dá com a contextualização acerca do neoliberalismo, a partir de uma abordagem histórica e não cronológica. Depois, a pesquisa retoma a história dos direitos humanos e da educação num viés cronológico. O segundo versa sobre a Teoria Crítica da Sociedade e a Indústria Cultural, buscando entender o poder da Indústria Cultural na atualidade sobre as sociedades modernas e seus impactos. O terceiro aborda parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, num rápido exame, no que tange ao direito à educação, assim como às relações da Indústria Cultural com os direitos humanos e sua afetação na sociedade de forma geral. Além disso, discute sobre a educação e os direitos humanos frente aos processos de barbarização impostos à sociedade pela Indústria capitalista. Conclui expondo que, apesar de o direito à educação ter como um de seus fundamentos a Declaração Universal dos Direitos Humanos (2009), nem todos têm tido acesso ou usufruído de uma educação de qualidade que, de fato, lhes possibilite galgar a emancipaçãoThis bibliographic research, linked to the Education, Society and Culture Research Line of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás, has as main theoretical references authors of the Critical Theory of Society, in particular, Adorno and Horkheimer (1985 ) and also those dealing with Human Rights such as, for example, Hunt (2009) and Lafer (1988), as well as authors who discuss a general trajectory in Education, such as Rousseau (1979), Jaeger (1994), Luzuriaga ( 1983), among others that supported the research. This is an investigation that has as general objective to understand, from a dialectical perspective and through the procedures of reading, records and interpretation of texts objects of study, human rights and education in the light of the aforementioned Theory. Thus, it begins with the questioning about the difficulties that individuals go through with regard to education and the exercise of human rights in the face of the power of the Cultural Industry/capitalism today. For this, this investigation is developed in three chapters that are interrelated. The first seeks to understand the paths that led to the problematization expressed here, thus, the beginning shows a contextualization about neoliberalism, from a historical and not chronological approach. Then, the research takes up the history of human rights and education in a chronological bias. The second deals with the Critical Theory of Society and the Cultural Industry seeking to understand the power of the Cultural Industry today over modern societies and their impacts. The third addresses part of the Universal Declaration of Human Rights, in a brief examination, with regard to the right to education, as well as the Cultural Industry's relations with human rights and their affect on society in general. In addition, discusses education and human rights in the face of the barbarization processes imposed on society by the Capitalist Industry. It concludes by stating that, although the right to education has as one of its foundations the Universal Declaration of Human Rights (2009), not everyone has had access to or enjoyed quality education that, in fact, allows them to achieve emancipationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoScarel, Estelamaris Branthttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241Costa, Cristiano Aparecido daAlmeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães deCastro, Valcirlene Aparecida de2020-11-03T19:45:57Z2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCastro, Valcirlene Aparecida de. Educação e os direitos humanos em tempos de barbarização pela indústria cultural: impasses e perspectivas. 2020. 108 f. 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