PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Elivânia Maria da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038
Resumo: Vinculada a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi identificar as demandas provocadas no trabalho docente a partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob o ponto de vista do professor. Nos capítulos iniciais são apresentadas características básicas da Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que se encontra em expansão. Para isso, nos balizamos em autores como Kenski (2007), Moore (2002) e Peters (2003). Quanto à caracterização do ambiente virtual de aprendizagem buscamos apresentar o seu potencial acerca das práticas educacionais que vêm se configurando como importantes ferramentas para trocas de informações, comunicação, interação e disponibilização de material de estudo, como apoio na educação presencial, que é o foco principal desta pesquisa. Baseamo-nos nesta etapa em autores como Almeida (2003); Battetini (1996); Lévy (1994); Gonzales (2005); Moraes (2002); Prado, Valente (2002); Salmon (2002) entre outros. A revisão de literatura parte de estudos e pesquisas de obras de referência sobre a prática docente e as relações entre a tecnologia e a educação, especialmente com o uso dos AVA. A pesquisa empírica, numa abordagem qualitativa, parte da análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise individual de cada entrevista e, posteriormente, uma análise temática que permitiu a identificação de algumas categorias que servem de base para algumas conclusões.
id PUC_GO_14fddc50010f6a09fc0fcaa55ee8e5d1
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1038
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICAPrática docente nos Ambientes Virtuais de AprendizagemFormação de professores e AVAInovação pedagógica.teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVAeducational innovationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVinculada a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi identificar as demandas provocadas no trabalho docente a partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob o ponto de vista do professor. Nos capítulos iniciais são apresentadas características básicas da Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que se encontra em expansão. Para isso, nos balizamos em autores como Kenski (2007), Moore (2002) e Peters (2003). Quanto à caracterização do ambiente virtual de aprendizagem buscamos apresentar o seu potencial acerca das práticas educacionais que vêm se configurando como importantes ferramentas para trocas de informações, comunicação, interação e disponibilização de material de estudo, como apoio na educação presencial, que é o foco principal desta pesquisa. Baseamo-nos nesta etapa em autores como Almeida (2003); Battetini (1996); Lévy (1994); Gonzales (2005); Moraes (2002); Prado, Valente (2002); Salmon (2002) entre outros. A revisão de literatura parte de estudos e pesquisas de obras de referência sobre a prática docente e as relações entre a tecnologia e a educação, especialmente com o uso dos AVA. A pesquisa empírica, numa abordagem qualitativa, parte da análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise individual de cada entrevista e, posteriormente, uma análise temática que permitiu a identificação de algumas categorias que servem de base para algumas conclusões.Linked to online research: Theories of Education and Pedagogical Process, the aim of this thesis was to identify the needs and demands on the teacher caused from the use of Virtual Learning Environments from the point of view of the teacher. In the initial chapters are presented basic features of Distance Education (EAD) as a teaching method that is expanding. For this, we marked out by authors such as Kenski (2007), Moore (2002) and Peters (2003). Regarding the characterization of the virtual learning environment we present about the potential of educational practices that are becoming increasingly important tools for information exchange, communication, interaction and availability of study materials, such as support in education face, which is the main focus this research. We rely on this step by authors such as Almeida (2003); Battetini (1996), Levy (1994), Gonzales (2005), Moraes (2002), Prado, Valente (2002), Salmon (2002) among others. The literature review is part of research studies and reference books on the teaching practice and the relationship between technology and education, especially with the use of AVA. The empirical research, a qualitative, part of the analysis and interpretation of data obtained from an individual analysis of each interview and later, a thematic analysis allowed identification of some categories that are the basis for some conclusions.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Queiroz, Elivânia Maria da Silva2016-07-27T13:52:26Z2012-05-232011-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T22:01:01Zoai:ambar:tede/1038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T22:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
title PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
spellingShingle PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Queiroz, Elivânia Maria da Silva
Prática docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Formação de professores e AVA
Inovação pedagógica.
teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVA
educational innovation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
title_full PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
title_fullStr PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
title_sort PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
author Queiroz, Elivânia Maria da Silva
author_facet Queiroz, Elivânia Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Zanata, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Toschi, Mirza Seabra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Elivânia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Formação de professores e AVA
Inovação pedagógica.
teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVA
educational innovation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Prática docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Formação de professores e AVA
Inovação pedagógica.
teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVA
educational innovation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Vinculada a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi identificar as demandas provocadas no trabalho docente a partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob o ponto de vista do professor. Nos capítulos iniciais são apresentadas características básicas da Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que se encontra em expansão. Para isso, nos balizamos em autores como Kenski (2007), Moore (2002) e Peters (2003). Quanto à caracterização do ambiente virtual de aprendizagem buscamos apresentar o seu potencial acerca das práticas educacionais que vêm se configurando como importantes ferramentas para trocas de informações, comunicação, interação e disponibilização de material de estudo, como apoio na educação presencial, que é o foco principal desta pesquisa. Baseamo-nos nesta etapa em autores como Almeida (2003); Battetini (1996); Lévy (1994); Gonzales (2005); Moraes (2002); Prado, Valente (2002); Salmon (2002) entre outros. A revisão de literatura parte de estudos e pesquisas de obras de referência sobre a prática docente e as relações entre a tecnologia e a educação, especialmente com o uso dos AVA. A pesquisa empírica, numa abordagem qualitativa, parte da análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise individual de cada entrevista e, posteriormente, uma análise temática que permitiu a identificação de algumas categorias que servem de base para algumas conclusões.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-02
2012-05-23
2016-07-27T13:52:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038
identifier_str_mv QUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252496240640