PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038 |
Resumo: | Vinculada a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi identificar as demandas provocadas no trabalho docente a partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob o ponto de vista do professor. Nos capítulos iniciais são apresentadas características básicas da Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que se encontra em expansão. Para isso, nos balizamos em autores como Kenski (2007), Moore (2002) e Peters (2003). Quanto à caracterização do ambiente virtual de aprendizagem buscamos apresentar o seu potencial acerca das práticas educacionais que vêm se configurando como importantes ferramentas para trocas de informações, comunicação, interação e disponibilização de material de estudo, como apoio na educação presencial, que é o foco principal desta pesquisa. Baseamo-nos nesta etapa em autores como Almeida (2003); Battetini (1996); Lévy (1994); Gonzales (2005); Moraes (2002); Prado, Valente (2002); Salmon (2002) entre outros. A revisão de literatura parte de estudos e pesquisas de obras de referência sobre a prática docente e as relações entre a tecnologia e a educação, especialmente com o uso dos AVA. A pesquisa empírica, numa abordagem qualitativa, parte da análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise individual de cada entrevista e, posteriormente, uma análise temática que permitiu a identificação de algumas categorias que servem de base para algumas conclusões. |
id |
PUC_GO_14fddc50010f6a09fc0fcaa55ee8e5d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1038 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICAPrática docente nos Ambientes Virtuais de AprendizagemFormação de professores e AVAInovação pedagógica.teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVAeducational innovationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVinculada a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi identificar as demandas provocadas no trabalho docente a partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob o ponto de vista do professor. Nos capítulos iniciais são apresentadas características básicas da Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que se encontra em expansão. Para isso, nos balizamos em autores como Kenski (2007), Moore (2002) e Peters (2003). Quanto à caracterização do ambiente virtual de aprendizagem buscamos apresentar o seu potencial acerca das práticas educacionais que vêm se configurando como importantes ferramentas para trocas de informações, comunicação, interação e disponibilização de material de estudo, como apoio na educação presencial, que é o foco principal desta pesquisa. Baseamo-nos nesta etapa em autores como Almeida (2003); Battetini (1996); Lévy (1994); Gonzales (2005); Moraes (2002); Prado, Valente (2002); Salmon (2002) entre outros. A revisão de literatura parte de estudos e pesquisas de obras de referência sobre a prática docente e as relações entre a tecnologia e a educação, especialmente com o uso dos AVA. A pesquisa empírica, numa abordagem qualitativa, parte da análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise individual de cada entrevista e, posteriormente, uma análise temática que permitiu a identificação de algumas categorias que servem de base para algumas conclusões.Linked to online research: Theories of Education and Pedagogical Process, the aim of this thesis was to identify the needs and demands on the teacher caused from the use of Virtual Learning Environments from the point of view of the teacher. In the initial chapters are presented basic features of Distance Education (EAD) as a teaching method that is expanding. For this, we marked out by authors such as Kenski (2007), Moore (2002) and Peters (2003). Regarding the characterization of the virtual learning environment we present about the potential of educational practices that are becoming increasingly important tools for information exchange, communication, interaction and availability of study materials, such as support in education face, which is the main focus this research. We rely on this step by authors such as Almeida (2003); Battetini (1996), Levy (1994), Gonzales (2005), Moraes (2002), Prado, Valente (2002), Salmon (2002) among others. The literature review is part of research studies and reference books on the teaching practice and the relationship between technology and education, especially with the use of AVA. The empirical research, a qualitative, part of the analysis and interpretation of data obtained from an individual analysis of each interview and later, a thematic analysis allowed identification of some categories that are the basis for some conclusions.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Queiroz, Elivânia Maria da Silva2016-07-27T13:52:26Z2012-05-232011-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T22:01:01Zoai:ambar:tede/1038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T22:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
title |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Queiroz, Elivânia Maria da Silva Prática docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Formação de professores e AVA Inovação pedagógica. teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVA educational innovation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_full |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
title_sort |
PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA |
author |
Queiroz, Elivânia Maria da Silva |
author_facet |
Queiroz, Elivânia Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 Zanata, Beatriz Aparecida http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 Toschi, Mirza Seabra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Elivânia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Formação de professores e AVA Inovação pedagógica. teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVA educational innovation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Prática docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Formação de professores e AVA Inovação pedagógica. teaching Practice in Virtual Learning Environments, Teacher and AVA educational innovation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Vinculada a linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi identificar as demandas provocadas no trabalho docente a partir da utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob o ponto de vista do professor. Nos capítulos iniciais são apresentadas características básicas da Educação a Distância (EAD) como uma modalidade de ensino que se encontra em expansão. Para isso, nos balizamos em autores como Kenski (2007), Moore (2002) e Peters (2003). Quanto à caracterização do ambiente virtual de aprendizagem buscamos apresentar o seu potencial acerca das práticas educacionais que vêm se configurando como importantes ferramentas para trocas de informações, comunicação, interação e disponibilização de material de estudo, como apoio na educação presencial, que é o foco principal desta pesquisa. Baseamo-nos nesta etapa em autores como Almeida (2003); Battetini (1996); Lévy (1994); Gonzales (2005); Moraes (2002); Prado, Valente (2002); Salmon (2002) entre outros. A revisão de literatura parte de estudos e pesquisas de obras de referência sobre a prática docente e as relações entre a tecnologia e a educação, especialmente com o uso dos AVA. A pesquisa empírica, numa abordagem qualitativa, parte da análise e interpretação dos dados obtidos a partir da análise individual de cada entrevista e, posteriormente, uma análise temática que permitiu a identificação de algumas categorias que servem de base para algumas conclusões. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-02 2012-05-23 2016-07-27T13:52:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Elivânia Maria da Silva. PRÁTICA DOCENTE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252496240640 |