GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sparremberger, Adalto Selau
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Jorge Luis Victória, Gluz, João Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43663
Resumo: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sao ferramentas tecnológicas que facili- ´ tam as atividades de aprendizado e Educação a Distância (EaD). Estas ferramentas s ˆ ao˜ mais utilizadas em cursos EaD, mas podem ser utilizadas também em cursos presenciais, devido ao fato de proverem armazenamento de materiais e permitirem a realização˜ de avaliações, recebimento de trabalhos dos alunos e acompanhamento dos ˜ índices da turma no que se refere a notas, proatividade, reatividade e interesse. Estes índices sao˜ mais facilmente mensurados em cursos ofertados na modalidade presencial, uma vez que, estes cursos se beneficiam da interação diária presencial com o aluno, propiciando ao docente, identificar no comportamento do aluno em sala de aula, situações que caracterizem ˜boa proatividade, reatividade, e alto índice de interesse, bem como comportamentos que caracterizem baixos índices destes mesmos critérios. ´ [...]
id UFC-7_3e193f90ffcfa53263e7c1d39dda3458
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43663
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizesAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)- ferramenta de aprendizadoModelo GrouProfile - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sao ferramentas tecnológicas que facili- ´ tam as atividades de aprendizado e Educação a Distância (EaD). Estas ferramentas s ˆ ao˜ mais utilizadas em cursos EaD, mas podem ser utilizadas também em cursos presenciais, devido ao fato de proverem armazenamento de materiais e permitirem a realização˜ de avaliações, recebimento de trabalhos dos alunos e acompanhamento dos ˜ índices da turma no que se refere a notas, proatividade, reatividade e interesse. Estes índices sao˜ mais facilmente mensurados em cursos ofertados na modalidade presencial, uma vez que, estes cursos se beneficiam da interação diária presencial com o aluno, propiciando ao docente, identificar no comportamento do aluno em sala de aula, situações que caracterizem ˜boa proatividade, reatividade, e alto índice de interesse, bem como comportamentos que caracterizem baixos índices destes mesmos critérios. ´ [...]SBC2019-07-16T15:05:08Z2019-07-16T15:05:08Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSPARREMBERGER, Adalto Selau; BARBOSA, Jorge Luis Victória; GLUZ, João Carlos. GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 84.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43663Sparremberger, Adalto SelauBarbosa, Jorge Luis VictóriaGluz, João Carlosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-16T15:05:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43663Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-07-16T15:05:08Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
title GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
spellingShingle GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
Sparremberger, Adalto Selau
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)- ferramenta de aprendizado
Modelo GrouProfile - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
title_short GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
title_full GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
title_fullStr GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
title_full_unstemmed GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
title_sort GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes
author Sparremberger, Adalto Selau
author_facet Sparremberger, Adalto Selau
Barbosa, Jorge Luis Victória
Gluz, João Carlos
author_role author
author2 Barbosa, Jorge Luis Victória
Gluz, João Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sparremberger, Adalto Selau
Barbosa, Jorge Luis Victória
Gluz, João Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)- ferramenta de aprendizado
Modelo GrouProfile - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
topic Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)- ferramenta de aprendizado
Modelo GrouProfile - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
description Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sao ferramentas tecnológicas que facili- ´ tam as atividades de aprendizado e Educação a Distância (EaD). Estas ferramentas s ˆ ao˜ mais utilizadas em cursos EaD, mas podem ser utilizadas também em cursos presenciais, devido ao fato de proverem armazenamento de materiais e permitirem a realização˜ de avaliações, recebimento de trabalhos dos alunos e acompanhamento dos ˜ índices da turma no que se refere a notas, proatividade, reatividade e interesse. Estes índices sao˜ mais facilmente mensurados em cursos ofertados na modalidade presencial, uma vez que, estes cursos se beneficiam da interação diária presencial com o aluno, propiciando ao docente, identificar no comportamento do aluno em sala de aula, situações que caracterizem ˜boa proatividade, reatividade, e alto índice de interesse, bem como comportamentos que caracterizem baixos índices destes mesmos critérios. ´ [...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-16T15:05:08Z
2019-07-16T15:05:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPARREMBERGER, Adalto Selau; BARBOSA, Jorge Luis Victória; GLUZ, João Carlos. GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 84.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43663
identifier_str_mv SPARREMBERGER, Adalto Selau; BARBOSA, Jorge Luis Victória; GLUZ, João Carlos. GROUPROFILE: um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 84.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBC
publisher.none.fl_str_mv SBC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935781812240384