MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRANHAMENTOS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Jennifer Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1259
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar como as professoras compreendem e se posicionam diante da sexualidade das crianças de zero a cinco anos. Pretende-se, ainda, compreender como as políticas públicas para a Educação Infantil têm percebido a relação entre educação e sexualidade, nesta etapa da educação básica, e quais as ações governamentais, no sentido de preparar o professor para esta tarefa. Para empreender este trabalho investigativo, optou-se pelo método materialista histórico dialético, que procura apreender a realidade concreta articulada com o processo histórico, com as contradições e as formas de alienação. Em decorrência desta postura, adotou-se a abordagem qualitativa no processo investigativo e na análise das informações. Para a obtenção das informações, empregou-se a técnica do grupo de discussão. Esta técnica possibilitou maior troca de informações e incentivo aos participantes para expressar opiniões sobre o objeto investigado. Na análise das falas das educadoras, buscou-se compreender que significados são atribuídos à sexualidade, especificamente à sexualidade infantil e a postura das professoras diante das manifestações sexuais da criança de zero a cinco anos. Para expor a pesquisa, abordou-se a história da infância desde a pré-história e a construção do conceito de criança, procurou-se compreender sua constituição até a concepção da criança como sujeito de direitos. De posse destes conceitos, analisa-se o histórico do atendimento à infância, a evolução das políticas públicas, no Brasil, com a emergência da sociedade urbano-industrial. Analisa-se a história da sexualidade, a constituição da família moderna e como a religião, a higiene e a psicanálise influenciaram e colaboraram no estabelecimento de normas sociais, que a regem, principalmente no tocante à educação da criança e ao controle de seu corpo e, consequentemente, da sexualidade. Apresentam-se aspectos da teoria psicanalítica freudiana, relativos ao desenvolvimento da libido, os modelos de educação sexual no Brasil e as orientações oficiais para a Educação Infantil quanto à sexualidade da criança. Por último realiza-se a análise dos resultados. Inicialmente, apresenta-se o contexto, o locus da investigação e os sujeitos que dela participam. O quadro de referência teórica volta-se para os estudos que tratam da infância, da Educação Infantil e da sexualidade fundamentados em idéias de autores como: Ariès (1981), Postmann (1999), Abramowicz e Wajshop (1999), Del Priore (2000), Kupfer (2001), Freud (2006), Stearns (2006), Kuhlmann Jr. (2007), entre outros. A revisão histórica acerca da evolução da noção de infância e defesa dos direitos da criança no Brasil foi enriquecida por pesquisa em fontes documentais oficiais. Constatou-se que o desafio dos educadores, bem como da sociedade, ainda, consiste na responsabilidade de fazer com que a educação integral da criança, fundamentada em seu desenvolvimento, inclusive sexual, seja transferida do papel, dos referenciais e das leis para se inserir definitivamente nas instituições educacionais com os princípios éticos, políticos e estéticos. Conclui-se, porém, que para tanto, os professores precisam de uma formação inicial e continuada que lhes permita transformar seu Habitus, para mediar de uma forma saudável o desenvolvimento sexual da criança.
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spelling MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRANHAMENTOS E DESAFIOSinfânciaeducação infantilsexualidadeinfancyinfantile educationsexualityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem como objetivo conhecer e analisar como as professoras compreendem e se posicionam diante da sexualidade das crianças de zero a cinco anos. Pretende-se, ainda, compreender como as políticas públicas para a Educação Infantil têm percebido a relação entre educação e sexualidade, nesta etapa da educação básica, e quais as ações governamentais, no sentido de preparar o professor para esta tarefa. Para empreender este trabalho investigativo, optou-se pelo método materialista histórico dialético, que procura apreender a realidade concreta articulada com o processo histórico, com as contradições e as formas de alienação. Em decorrência desta postura, adotou-se a abordagem qualitativa no processo investigativo e na análise das informações. Para a obtenção das informações, empregou-se a técnica do grupo de discussão. Esta técnica possibilitou maior troca de informações e incentivo aos participantes para expressar opiniões sobre o objeto investigado. Na análise das falas das educadoras, buscou-se compreender que significados são atribuídos à sexualidade, especificamente à sexualidade infantil e a postura das professoras diante das manifestações sexuais da criança de zero a cinco anos. Para expor a pesquisa, abordou-se a história da infância desde a pré-história e a construção do conceito de criança, procurou-se compreender sua constituição até a concepção da criança como sujeito de direitos. De posse destes conceitos, analisa-se o histórico do atendimento à infância, a evolução das políticas públicas, no Brasil, com a emergência da sociedade urbano-industrial. Analisa-se a história da sexualidade, a constituição da família moderna e como a religião, a higiene e a psicanálise influenciaram e colaboraram no estabelecimento de normas sociais, que a regem, principalmente no tocante à educação da criança e ao controle de seu corpo e, consequentemente, da sexualidade. Apresentam-se aspectos da teoria psicanalítica freudiana, relativos ao desenvolvimento da libido, os modelos de educação sexual no Brasil e as orientações oficiais para a Educação Infantil quanto à sexualidade da criança. Por último realiza-se a análise dos resultados. Inicialmente, apresenta-se o contexto, o locus da investigação e os sujeitos que dela participam. O quadro de referência teórica volta-se para os estudos que tratam da infância, da Educação Infantil e da sexualidade fundamentados em idéias de autores como: Ariès (1981), Postmann (1999), Abramowicz e Wajshop (1999), Del Priore (2000), Kupfer (2001), Freud (2006), Stearns (2006), Kuhlmann Jr. (2007), entre outros. A revisão histórica acerca da evolução da noção de infância e defesa dos direitos da criança no Brasil foi enriquecida por pesquisa em fontes documentais oficiais. Constatou-se que o desafio dos educadores, bem como da sociedade, ainda, consiste na responsabilidade de fazer com que a educação integral da criança, fundamentada em seu desenvolvimento, inclusive sexual, seja transferida do papel, dos referenciais e das leis para se inserir definitivamente nas instituições educacionais com os princípios éticos, políticos e estéticos. Conclui-se, porém, que para tanto, os professores precisam de uma formação inicial e continuada que lhes permita transformar seu Habitus, para mediar de uma forma saudável o desenvolvimento sexual da criança.This research aims to understand and analyze how teachers understand and position themselves before the sexuality of children aged zero to five years. It is intended, still, to understand as the public politics for the Infantile Education have perceived the relation between education and sexuality, in this stage of the basic education, and which the governmental actions, in the direction to prepare the professor for this task. To undertake this investigative work, historical dialectic was opted to the materialistic method, that it looks to apprehend the articulated concrete reality with the historical process, the contradictions and the forms of alienation. In result of this position, it was adopted qualitative boarding in the investigative process and the analysis of the information. For the attainment of the information, it was used technique of the group of quarrel. This technique made possible greater exchange of information and incentive to the participants to express opinions on the investigated object. In the analysis you say of them of the educators, searched to understand that meanings are attributed to the sexuality, specifically to the infantile sexuality and the position of the teachers ahead of the sexual manifestations of the zero child the five years. To display the research, it was approached history of infancy since daily pay-history and the construction of the child concept, was looked to understand its constitution until the conception of the child as subject of rights. Of ownership of these concepts, the description of the attendance to infancy, the evolution of the public politics is analyzed, in Brazil, with the emergency of the society urban-industrial. It is analyzed history of the sexuality, the constitution of the modern family and as the religion, the hygiene and the psychoanalysis had influenced and collaborated mainly in the establishment of social norms, conduct that it, in regards to the education of the child and to the control of its body and, consequently, of the sexuality. Aspects of the Freudian psychoanalytic theory are presented, relative to the development of the libido, the official models of sexual education in Brazil and guidelines for the Infantile Education how much to the sexuality of the child. Finally we perform analysis of the results. Initially, one presents the context, locus of the inquiry and the citizens that of it participate. The picture of theoretical reference is turned toward the studies that deal with to infancy, the Infantile Education and the sexuality based on ideas of authors as: Ariès (1981), Postmann (1999), Abramowicz and Wajshop (1999), Del Priore (2000), Kupfer (2001), Freud (2006), Stearns (2006), Kuhlmann Jr. (2007), among others. The historical revision concerning the evolution of the notion of infancy and defense of the rights of the child in Brazil was enriched by research in official documentary sources. One evidenced that the challenge of the educators, as well as of the society, still consists of the responsibility to make with that the integral education of the child, based on its development, also sexual, either transferred of the paper, the references and the laws to insert itself definitively in the educational institutions with the ethical principles, aesthetic politicians and. We conclude, however, that to do so, teachers need an initial and continuing training that enables them to transform their habitus, to mediate in a healthy sexual development of children.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAraújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Schultz, Lenita Maria Junqueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvBites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Silveira, Jennifer Martins2016-07-27T13:54:34Z2011-01-062010-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, Jennifer Martins. MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRANHAMENTOS E DESAFIOS. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T22:34:22Zoai:ambar:tede/1259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T22:34:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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