Aprisionamento e libertação feminina entre versos e prosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Josiene Camelo Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4359
Resumo: Esta dissertação é o resultado de um projeto de pesquisa que eclode com a experiência pessoal e profissional. Seu objeto de estudo é estratégias de redescrição do filme “A Cor Púrpura”, que nasce na problemática de questionar como se apresenta o silenciamento e aprisionamento feminino? Se propõe a investigar se há ou não um processo de libertação das vozes silenciadas e que elementos sinalizam esse processo na obra. A proposta é promover uma discussão entre Serviço Social e as intersecções de gênero, aprisionamento feminino, libertação feminina, narrativas, dentre outras. Foi escolhido o filme: A Cor Púrpura, para o aprofundamento dessas questões. Ao propor o debate entre o filme que aborda sobre a mulher negra que é submissa primeiramente ao pai e depois ao marido, essa mulher é violentada fisicamente, espiritualmente e fisicamente. O tema principal a ser analisado tem como base a voz silenciada da personagem feminina Celie, essa voz se compreende como aprisionamento vivenciado de opressão no decorrer das fases da vida como: infância, adolescência e vida adulta. Essa pesquisa objetiva externar sobre as expressões de aprisionamento feminino, relacionando com o filme para assim explanar as vozes silenciadas na narrativa
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