VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sirley Aparecida de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066
Resumo: Este é um trabalho de investigação acerca da realidade humana moderna e revela uma trama de contradições, desafiando um grande número de pesquisadores da área de educação a focar a questão da juventude, o que comprova a importância da referida temática. A pesquisa se propôs a discutir um dos fenômenos mais debatidos na sociedade contemporânea, um tipo de manifestação de violência juvenil que ocorre dentro e fora dos muros da escola, chamado bullying. Participou desta pesquisa jovens concluintes do ensino médio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, com idades entre 16 e 18 anos. No caso deste Colégio Militar, vale considerar o fato de o mesmo ter passado por um processo de militarização assim, dois campos sociais e de poder se impõem: o campo educacional estabelecido pelo Sistema de Ensino do Estado de Goiás e o campo Militar estabelecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás. Nesse espaço social são utilizados diferentes movimentos de dominação e luta de poder; a violência simbólica materializa-se nos regulamentos disciplinares, que preveem sanções (advertências, suspensão, expulsão), desse modo, a ação pedagógica exercida pela escola será determinante. De modo bastante objetivo, grande parte dos jovens entrevistados reconheceram já haver sofrido ou cometido algum tipo de bullying. Importa ainda ressaltar a linha de pesquisa que pauta o trabalho: Educação, Cultura e Sociedade. Com esta pesquisa, procuro estabelecer mediação colocando ao alcance de professores, estudantes, profissionais da educação e público em geral os estudos de Bourdieu como fundamento teórico para melhor compreender a violência escolar na modalidade bullying, para tanto, me utilizei dos procedimentos técnicos da pesquisa como a observação, o questionário e a entrevista. São feitas ainda referências a autores que discutem a temática em âmbito nacional e internacional. Ficou evidenciado, nessa pesquisa, que as práticas violentas percebidas entre os jovens por trás de uma cortina de elementos disciplinares rigorosos adotados pelos agentes pedagógicos do Colégio Militar, acontecem no recôndito das salas de aula, nas mais variadas formas invisíveis de coação, o que Bourdieu chamou de violência simbólica.
id PUC_GO_1d59295a5ebecf60c163803d58680886
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1066
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIAJuventude. BullyingEducação MilitarViolênciasSilenciamentosYouth. BullyingEducationMilitaryViolenceSilencingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste é um trabalho de investigação acerca da realidade humana moderna e revela uma trama de contradições, desafiando um grande número de pesquisadores da área de educação a focar a questão da juventude, o que comprova a importância da referida temática. A pesquisa se propôs a discutir um dos fenômenos mais debatidos na sociedade contemporânea, um tipo de manifestação de violência juvenil que ocorre dentro e fora dos muros da escola, chamado bullying. Participou desta pesquisa jovens concluintes do ensino médio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, com idades entre 16 e 18 anos. No caso deste Colégio Militar, vale considerar o fato de o mesmo ter passado por um processo de militarização assim, dois campos sociais e de poder se impõem: o campo educacional estabelecido pelo Sistema de Ensino do Estado de Goiás e o campo Militar estabelecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás. Nesse espaço social são utilizados diferentes movimentos de dominação e luta de poder; a violência simbólica materializa-se nos regulamentos disciplinares, que preveem sanções (advertências, suspensão, expulsão), desse modo, a ação pedagógica exercida pela escola será determinante. De modo bastante objetivo, grande parte dos jovens entrevistados reconheceram já haver sofrido ou cometido algum tipo de bullying. Importa ainda ressaltar a linha de pesquisa que pauta o trabalho: Educação, Cultura e Sociedade. Com esta pesquisa, procuro estabelecer mediação colocando ao alcance de professores, estudantes, profissionais da educação e público em geral os estudos de Bourdieu como fundamento teórico para melhor compreender a violência escolar na modalidade bullying, para tanto, me utilizei dos procedimentos técnicos da pesquisa como a observação, o questionário e a entrevista. São feitas ainda referências a autores que discutem a temática em âmbito nacional e internacional. Ficou evidenciado, nessa pesquisa, que as práticas violentas percebidas entre os jovens por trás de uma cortina de elementos disciplinares rigorosos adotados pelos agentes pedagógicos do Colégio Militar, acontecem no recôndito das salas de aula, nas mais variadas formas invisíveis de coação, o que Bourdieu chamou de violência simbólica.This is a research about modern human reality and reveals a web of contradictions, challenging a lot of researchers in education to address the issue of youth. The research aimed to discuss one of the most debated phenomenon in contemporary society, a kind of manifestation of youth violence that occurs inside and outside the school walls, called bullying. Participated in this research youth of high school graduates of the Military School Multipurpose Model Vasco dos Reis, with aged between 16 and 18 years. In this Military College case, we have to considering the process of militarization it was gone through, as well, two fields rise: the educational - established by the State of Goiás Education System and the Military field - established by the State of Goiás Military Police Command. The social space is used for different movement s domination and power; symbolic violence materializes in disciplinary regulations that predict (warnings, suspension and expulsion), this way the pedagogical action exerted by the school will be decisive. So pretty straightforward, most young people interviewed recognized having suffered or committed some type of bullying. It should also emphasize the line of research that guides the research: Education, Culture and Society. With this research, I try to establish a bridge within teachers, students, education professionals and general public, the studies of Bourdieu. For this, I used technical research procedures and observation, questionnaire and interview. Even are made references to authors who discuss the topic nationally and internationally. It was evidenced in this study, the perceived violent practices among young people behind a curtain of strict disciplinary elements adopted by teaching agents of Military College, in the secret of classrooms, in the most various forms of invisible coercion, it was Bourdieu called symbolic violence.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoGuimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Queiroz, Edna Mendonça Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7615779096669181Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Souza, Sirley Aparecida de2016-07-27T13:52:43Z2013-07-012012-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Sirley Aparecida de. VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T23:31:10Zoai:ambar:tede/1066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T23:31:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
title VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
spellingShingle VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
Souza, Sirley Aparecida de
Juventude. Bullying
Educação Militar
Violências
Silenciamentos
Youth. Bullying
Education
Military
Violence
Silencing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
title_full VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
title_fullStr VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
title_full_unstemmed VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
title_sort VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
author Souza, Sirley Aparecida de
author_facet Souza, Sirley Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Maria Tereza Canezin
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3
Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/7615779096669181
Duarte, Aldimar Jacinto
http://lattes.cnpq.br/8154824077202046
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sirley Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude. Bullying
Educação Militar
Violências
Silenciamentos
Youth. Bullying
Education
Military
Violence
Silencing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Juventude. Bullying
Educação Militar
Violências
Silenciamentos
Youth. Bullying
Education
Military
Violence
Silencing
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este é um trabalho de investigação acerca da realidade humana moderna e revela uma trama de contradições, desafiando um grande número de pesquisadores da área de educação a focar a questão da juventude, o que comprova a importância da referida temática. A pesquisa se propôs a discutir um dos fenômenos mais debatidos na sociedade contemporânea, um tipo de manifestação de violência juvenil que ocorre dentro e fora dos muros da escola, chamado bullying. Participou desta pesquisa jovens concluintes do ensino médio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, com idades entre 16 e 18 anos. No caso deste Colégio Militar, vale considerar o fato de o mesmo ter passado por um processo de militarização assim, dois campos sociais e de poder se impõem: o campo educacional estabelecido pelo Sistema de Ensino do Estado de Goiás e o campo Militar estabelecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás. Nesse espaço social são utilizados diferentes movimentos de dominação e luta de poder; a violência simbólica materializa-se nos regulamentos disciplinares, que preveem sanções (advertências, suspensão, expulsão), desse modo, a ação pedagógica exercida pela escola será determinante. De modo bastante objetivo, grande parte dos jovens entrevistados reconheceram já haver sofrido ou cometido algum tipo de bullying. Importa ainda ressaltar a linha de pesquisa que pauta o trabalho: Educação, Cultura e Sociedade. Com esta pesquisa, procuro estabelecer mediação colocando ao alcance de professores, estudantes, profissionais da educação e público em geral os estudos de Bourdieu como fundamento teórico para melhor compreender a violência escolar na modalidade bullying, para tanto, me utilizei dos procedimentos técnicos da pesquisa como a observação, o questionário e a entrevista. São feitas ainda referências a autores que discutem a temática em âmbito nacional e internacional. Ficou evidenciado, nessa pesquisa, que as práticas violentas percebidas entre os jovens por trás de uma cortina de elementos disciplinares rigorosos adotados pelos agentes pedagógicos do Colégio Militar, acontecem no recôndito das salas de aula, nas mais variadas formas invisíveis de coação, o que Bourdieu chamou de violência simbólica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-20
2013-07-01
2016-07-27T13:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Sirley Aparecida de. VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066
identifier_str_mv SOUZA, Sirley Aparecida de. VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252580126720