VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066 |
Resumo: | Este é um trabalho de investigação acerca da realidade humana moderna e revela uma trama de contradições, desafiando um grande número de pesquisadores da área de educação a focar a questão da juventude, o que comprova a importância da referida temática. A pesquisa se propôs a discutir um dos fenômenos mais debatidos na sociedade contemporânea, um tipo de manifestação de violência juvenil que ocorre dentro e fora dos muros da escola, chamado bullying. Participou desta pesquisa jovens concluintes do ensino médio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, com idades entre 16 e 18 anos. No caso deste Colégio Militar, vale considerar o fato de o mesmo ter passado por um processo de militarização assim, dois campos sociais e de poder se impõem: o campo educacional estabelecido pelo Sistema de Ensino do Estado de Goiás e o campo Militar estabelecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás. Nesse espaço social são utilizados diferentes movimentos de dominação e luta de poder; a violência simbólica materializa-se nos regulamentos disciplinares, que preveem sanções (advertências, suspensão, expulsão), desse modo, a ação pedagógica exercida pela escola será determinante. De modo bastante objetivo, grande parte dos jovens entrevistados reconheceram já haver sofrido ou cometido algum tipo de bullying. Importa ainda ressaltar a linha de pesquisa que pauta o trabalho: Educação, Cultura e Sociedade. Com esta pesquisa, procuro estabelecer mediação colocando ao alcance de professores, estudantes, profissionais da educação e público em geral os estudos de Bourdieu como fundamento teórico para melhor compreender a violência escolar na modalidade bullying, para tanto, me utilizei dos procedimentos técnicos da pesquisa como a observação, o questionário e a entrevista. São feitas ainda referências a autores que discutem a temática em âmbito nacional e internacional. Ficou evidenciado, nessa pesquisa, que as práticas violentas percebidas entre os jovens por trás de uma cortina de elementos disciplinares rigorosos adotados pelos agentes pedagógicos do Colégio Militar, acontecem no recôndito das salas de aula, nas mais variadas formas invisíveis de coação, o que Bourdieu chamou de violência simbólica. |
id |
PUC_GO_1d59295a5ebecf60c163803d58680886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1066 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIAJuventude. BullyingEducação MilitarViolênciasSilenciamentosYouth. BullyingEducationMilitaryViolenceSilencingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste é um trabalho de investigação acerca da realidade humana moderna e revela uma trama de contradições, desafiando um grande número de pesquisadores da área de educação a focar a questão da juventude, o que comprova a importância da referida temática. A pesquisa se propôs a discutir um dos fenômenos mais debatidos na sociedade contemporânea, um tipo de manifestação de violência juvenil que ocorre dentro e fora dos muros da escola, chamado bullying. Participou desta pesquisa jovens concluintes do ensino médio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, com idades entre 16 e 18 anos. No caso deste Colégio Militar, vale considerar o fato de o mesmo ter passado por um processo de militarização assim, dois campos sociais e de poder se impõem: o campo educacional estabelecido pelo Sistema de Ensino do Estado de Goiás e o campo Militar estabelecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás. Nesse espaço social são utilizados diferentes movimentos de dominação e luta de poder; a violência simbólica materializa-se nos regulamentos disciplinares, que preveem sanções (advertências, suspensão, expulsão), desse modo, a ação pedagógica exercida pela escola será determinante. De modo bastante objetivo, grande parte dos jovens entrevistados reconheceram já haver sofrido ou cometido algum tipo de bullying. Importa ainda ressaltar a linha de pesquisa que pauta o trabalho: Educação, Cultura e Sociedade. Com esta pesquisa, procuro estabelecer mediação colocando ao alcance de professores, estudantes, profissionais da educação e público em geral os estudos de Bourdieu como fundamento teórico para melhor compreender a violência escolar na modalidade bullying, para tanto, me utilizei dos procedimentos técnicos da pesquisa como a observação, o questionário e a entrevista. São feitas ainda referências a autores que discutem a temática em âmbito nacional e internacional. Ficou evidenciado, nessa pesquisa, que as práticas violentas percebidas entre os jovens por trás de uma cortina de elementos disciplinares rigorosos adotados pelos agentes pedagógicos do Colégio Militar, acontecem no recôndito das salas de aula, nas mais variadas formas invisíveis de coação, o que Bourdieu chamou de violência simbólica.This is a research about modern human reality and reveals a web of contradictions, challenging a lot of researchers in education to address the issue of youth. The research aimed to discuss one of the most debated phenomenon in contemporary society, a kind of manifestation of youth violence that occurs inside and outside the school walls, called bullying. Participated in this research youth of high school graduates of the Military School Multipurpose Model Vasco dos Reis, with aged between 16 and 18 years. In this Military College case, we have to considering the process of militarization it was gone through, as well, two fields rise: the educational - established by the State of Goiás Education System and the Military field - established by the State of Goiás Military Police Command. The social space is used for different movement s domination and power; symbolic violence materializes in disciplinary regulations that predict (warnings, suspension and expulsion), this way the pedagogical action exerted by the school will be decisive. So pretty straightforward, most young people interviewed recognized having suffered or committed some type of bullying. It should also emphasize the line of research that guides the research: Education, Culture and Society. With this research, I try to establish a bridge within teachers, students, education professionals and general public, the studies of Bourdieu. For this, I used technical research procedures and observation, questionnaire and interview. Even are made references to authors who discuss the topic nationally and internationally. It was evidenced in this study, the perceived violent practices among young people behind a curtain of strict disciplinary elements adopted by teaching agents of Military College, in the secret of classrooms, in the most various forms of invisible coercion, it was Bourdieu called symbolic violence.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoGuimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Queiroz, Edna Mendonça Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7615779096669181Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Souza, Sirley Aparecida de2016-07-27T13:52:43Z2013-07-012012-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Sirley Aparecida de. VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T23:31:10Zoai:ambar:tede/1066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T23:31:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
title |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
spellingShingle |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA Souza, Sirley Aparecida de Juventude. Bullying Educação Militar Violências Silenciamentos Youth. Bullying Education Military Violence Silencing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
title_full |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
title_fullStr |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
title_full_unstemmed |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
title_sort |
VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA |
author |
Souza, Sirley Aparecida de |
author_facet |
Souza, Sirley Aparecida de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Maria Tereza Canezin http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3 Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de http://lattes.cnpq.br/7615779096669181 Duarte, Aldimar Jacinto http://lattes.cnpq.br/8154824077202046 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sirley Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude. Bullying Educação Militar Violências Silenciamentos Youth. Bullying Education Military Violence Silencing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Juventude. Bullying Educação Militar Violências Silenciamentos Youth. Bullying Education Military Violence Silencing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este é um trabalho de investigação acerca da realidade humana moderna e revela uma trama de contradições, desafiando um grande número de pesquisadores da área de educação a focar a questão da juventude, o que comprova a importância da referida temática. A pesquisa se propôs a discutir um dos fenômenos mais debatidos na sociedade contemporânea, um tipo de manifestação de violência juvenil que ocorre dentro e fora dos muros da escola, chamado bullying. Participou desta pesquisa jovens concluintes do ensino médio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, com idades entre 16 e 18 anos. No caso deste Colégio Militar, vale considerar o fato de o mesmo ter passado por um processo de militarização assim, dois campos sociais e de poder se impõem: o campo educacional estabelecido pelo Sistema de Ensino do Estado de Goiás e o campo Militar estabelecido pelo Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás. Nesse espaço social são utilizados diferentes movimentos de dominação e luta de poder; a violência simbólica materializa-se nos regulamentos disciplinares, que preveem sanções (advertências, suspensão, expulsão), desse modo, a ação pedagógica exercida pela escola será determinante. De modo bastante objetivo, grande parte dos jovens entrevistados reconheceram já haver sofrido ou cometido algum tipo de bullying. Importa ainda ressaltar a linha de pesquisa que pauta o trabalho: Educação, Cultura e Sociedade. Com esta pesquisa, procuro estabelecer mediação colocando ao alcance de professores, estudantes, profissionais da educação e público em geral os estudos de Bourdieu como fundamento teórico para melhor compreender a violência escolar na modalidade bullying, para tanto, me utilizei dos procedimentos técnicos da pesquisa como a observação, o questionário e a entrevista. São feitas ainda referências a autores que discutem a temática em âmbito nacional e internacional. Ficou evidenciado, nessa pesquisa, que as práticas violentas percebidas entre os jovens por trás de uma cortina de elementos disciplinares rigorosos adotados pelos agentes pedagógicos do Colégio Militar, acontecem no recôndito das salas de aula, nas mais variadas formas invisíveis de coação, o que Bourdieu chamou de violência simbólica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-20 2013-07-01 2016-07-27T13:52:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Sirley Aparecida de. VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Sirley Aparecida de. VIOLÊNCIAS E SILENCIAMENTOS: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO FENÔMENO BULLYING, ENTRE JOVENS DE UMA ESCOLA MILITAR EM GOIÂNIA. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252580126720 |