CONTRA TODA AUTORIDADE E HIERARQUIA BÍBLIA, TRADIÇÃO E HERMENÊUTICA DA LIBERTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jimmy Sudário
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/988
Resumo: A presente pesquisa procurou elucidar o lócus hermenêutico da leitura bíblica realizada pelo movimento bíblico latino-americano da libertação. Afirma-se que a hermenêutica bíblica latino-americana da libertação é reflexo de uma profunda ruptura com uma hermenêutica bíblica da tradição cristã clássica que reproduziu sistematicamente uma teocracia política e estruturas hierárquicas de poder que tem lastros fincados em uma hermenêutica canônica das escrituras que legitimou a conquista material e espiritual da civilização ameríndia das Américas. A partir de uma instrumentalização canônica das escrituras, que tem suas raízes em uma hierarquia formativa de bispos cristãos que manipularam e instrumentalizaram as tradições bíblicas em vias de elaborar uma certa imagem do saber e do poder, que forneceu as bases de uma teocracia política e sacerdotal, promoveu-se um projeto teológico político que se tornou o núcleo inspirativo do bélico expansionismo político e missionário da cristandade ocidental. Esta tradição teológica política determinou a leitura da Bíblia na América Latina, caracterizando-se como uma reprodução de estruturas mentais que sacramentalizou um poder religioso sacerdotal que foi determinante na destruição e demonização de toda estrutura simbólica da religião nativa. Utilizada como instrumento de conquista espiritual, a Bíblia se tornou, amiúde, um monumento de barbárie , lida e interpretada a partir do poder de uma cristandade que se reproduziu em sistemáticas investidas que buscam converter os indígenas e sua religião em nome da Bíblia. Reagindo a esta hermenêutica colonial equivocada, o movimento bíblico latino-americano da libertação elaborou uma profunda crítica das tradições bíblicas e eclesiásticas, que, vinculadas ao poder político colonizador, impôs um silêncio às camadas pobres e oprimidas que sobreviveram nos porões da opressão de uma cultura teológica colonial. Expressões dos gemidos de uma anti-conquista, a hermenêutica bíblica da libertação promoveu um profundo questionamento de uma leitura bíblica a partir do poder, abrindo brechas do controle das Escrituras pelo poder eclesial, empreendendo uma árdua reconstrução histórica das raízes populares dos documentos sagrados da tradição judaico-cristã, afirmando a partir de uma práxis de libertação os novos caminhos da hermenêutica bíblica que buscou reconstruir as experiências dos oprimidos da Bíblia. Desconstruindo cânones escriturísticos que foram transplantados por uma tradição interpretativa colonial e promovendo um des-empoderamento das Escrituras do poder eclesial, a hermenêutica bíblica da libertação releu a Bíblia pelo reverso da história, elaborando uma teologia bíblica a partir dos gemidos de resistência das memórias oprimidas e apagadas da história.
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A partir de uma instrumentalização canônica das escrituras, que tem suas raízes em uma hierarquia formativa de bispos cristãos que manipularam e instrumentalizaram as tradições bíblicas em vias de elaborar uma certa imagem do saber e do poder, que forneceu as bases de uma teocracia política e sacerdotal, promoveu-se um projeto teológico político que se tornou o núcleo inspirativo do bélico expansionismo político e missionário da cristandade ocidental. Esta tradição teológica política determinou a leitura da Bíblia na América Latina, caracterizando-se como uma reprodução de estruturas mentais que sacramentalizou um poder religioso sacerdotal que foi determinante na destruição e demonização de toda estrutura simbólica da religião nativa. Utilizada como instrumento de conquista espiritual, a Bíblia se tornou, amiúde, um monumento de barbárie , lida e interpretada a partir do poder de uma cristandade que se reproduziu em sistemáticas investidas que buscam converter os indígenas e sua religião em nome da Bíblia. Reagindo a esta hermenêutica colonial equivocada, o movimento bíblico latino-americano da libertação elaborou uma profunda crítica das tradições bíblicas e eclesiásticas, que, vinculadas ao poder político colonizador, impôs um silêncio às camadas pobres e oprimidas que sobreviveram nos porões da opressão de uma cultura teológica colonial. Expressões dos gemidos de uma anti-conquista, a hermenêutica bíblica da libertação promoveu um profundo questionamento de uma leitura bíblica a partir do poder, abrindo brechas do controle das Escrituras pelo poder eclesial, empreendendo uma árdua reconstrução histórica das raízes populares dos documentos sagrados da tradição judaico-cristã, afirmando a partir de uma práxis de libertação os novos caminhos da hermenêutica bíblica que buscou reconstruir as experiências dos oprimidos da Bíblia. Desconstruindo cânones escriturísticos que foram transplantados por uma tradição interpretativa colonial e promovendo um des-empoderamento das Escrituras do poder eclesial, a hermenêutica bíblica da libertação releu a Bíblia pelo reverso da história, elaborando uma teologia bíblica a partir dos gemidos de resistência das memórias oprimidas e apagadas da história.This present research tried to elucidate the hermeneutics locus of bible reading organized by the liberation Latin American biblical movement. It's said that biblical hermeneutics Latin-American of liberation is a reflection of an intense breakage with a biblical hermeneutics of the classic Christian tradition that reproduced systematically a political theocracy and hierarchy frames of power which has its ballast entrenched in a canonic hermeneutics of the Scriptures that legitimated the material and spiritual conquest of the Amerindian civilization of the American continent. Due to the canonic instrumentalization of the Scriptures, which has its roots in a formative hierarchy of Christian bishops who manipulated and equipped the biblical traditions in order to create a certain view of knowledge and power, which was used to raise a political and sacerdotal theocracy, a political theological project was promoted and became the main inspiration to the warlike political and missionary expansionism of western Christianity. This political theological tradition determined the reading of the Bible in Latin America, characterizing itself as a reproduction of mental structures that turned sacred a sacerdotal and religious power which was important in the destruction and demonization of all symbolic structure of the native religion. Used as an instrument of spiritual conquest, the Bible became, often, a "monument of cruelty", read and interpreted based on the power of a Christendom characterized by its systematical attacks in order to "convert" the indians and their religion in the name of the Bible. In reaction to this wrong colonial hermeneutics, the Latin American biblical movement of liberation developed a deep critique of the biblical and ecclesiastic traditions, which, linked to the colonist political power, silenced the oppressed and the poor people who survived in the "oppressed cellars" of a colonial and theological culture. Crying expressions of an anti-conquest, the biblical hermeneutics of liberation argued deeply about the biblical reading based on power, weakening the control over the scriptures by the ecclesiastic dominion, attempting through hard work a historical reconstruction of popular traditions of Jewish-Christian sacred documents, affirming according to a liberation praxis the new ways of biblical hermeneutics which tried to rebuild the experiences of the oppressed in the Bible. , Unbuilding scriptural canons which were transferred by a colonial interpretative tradition promoting an unempowering of the Scriptures from ecclesial dominion, a biblical hermeneutics of liberation reread the bible by its reverse history, elaborating a biblical theology from the groans of resistance of the oppressed memories and excluded from history.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoReimer, Haroldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933E6Reimer, Ivoni Richterhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933Y3Schwantes, Miltonhttp://lattes.cnpq.br/0005966445256837Cabral, Jimmy Sudário2016-07-27T13:49:34Z2009-06-222008-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABRAL, Jimmy Sudário. Against all authority and hierarchy bible, tradition and hermeneutics of liberation in Latin America. Mastership Thesis. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T22:11:54Zoai:ambar:tede/988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T22:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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