Ações afirmativas e lógica elitista: uma equação possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Paloma Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4727
Resumo: Este estudo tem como objeto o desenvolvimento da política de Ações Afirmativas no ensino superior público federal nos limites da lógica elitista e analisa, de forma particular, a experiência da Universidade Federal de Goiás. No Brasil, a universidade tem como características fundantes a elitização e a exclusão; historicamente se constituiu um espaço de difícil acesso às pessoas não brancas, e/ou de escolas públicas, com deficiência, e de forma ainda mais grave, aos extratos mais empobrecidos da classe trabalhadora. Nas discussões sobre a necessidade de democratização deste espaço, as Ações Afirmativas se apresentaram como uma estratégia de curto e médio prazo na minimização da desigualdade educacional na graduação. Quanto a adesão à proposta constatou-se a existência de dois momentos: o primeiro, marcado pela adesão livre das Universidades e pela utilização de várias formas de ações afirmativas; o segundo, imposto pela Lei n.º 12.711/2012, instituindo a política nacional de cotas na graduação para o ingresso nas Instituições Federais. Este estudo demonstrou que a implantação das Ações Afirmativas na universidade pública brasileira provocou uma mudança significativa, ainda em curso, no perfil social dos graduandos, indicando a eficiência do programa, e a necessidade de sua continuidade como política estruturadora para a democratização do acesso. Também ficou evidente a crescente necessidade de se estender aos níveis imediatos à graduação, e a necessidade de políticas de afirmação após o ingresso, minimizando as desigualdades que interferem na permanência e na diplomação
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spelling Ações afirmativas e lógica elitista: uma equação possível?Affirmative Actions and Elitist Logic: A Possible Equation?Ações Afirmativas, Lei n.º 12.711/2012, cotas no ensino superior, UFGAffirmative action, Law No. 12,711 of 2012, quotas, UFGCiências Sociais Aplicadas: Serviço SocialEste estudo tem como objeto o desenvolvimento da política de Ações Afirmativas no ensino superior público federal nos limites da lógica elitista e analisa, de forma particular, a experiência da Universidade Federal de Goiás. No Brasil, a universidade tem como características fundantes a elitização e a exclusão; historicamente se constituiu um espaço de difícil acesso às pessoas não brancas, e/ou de escolas públicas, com deficiência, e de forma ainda mais grave, aos extratos mais empobrecidos da classe trabalhadora. Nas discussões sobre a necessidade de democratização deste espaço, as Ações Afirmativas se apresentaram como uma estratégia de curto e médio prazo na minimização da desigualdade educacional na graduação. Quanto a adesão à proposta constatou-se a existência de dois momentos: o primeiro, marcado pela adesão livre das Universidades e pela utilização de várias formas de ações afirmativas; o segundo, imposto pela Lei n.º 12.711/2012, instituindo a política nacional de cotas na graduação para o ingresso nas Instituições Federais. Este estudo demonstrou que a implantação das Ações Afirmativas na universidade pública brasileira provocou uma mudança significativa, ainda em curso, no perfil social dos graduandos, indicando a eficiência do programa, e a necessidade de sua continuidade como política estruturadora para a democratização do acesso. Também ficou evidente a crescente necessidade de se estender aos níveis imediatos à graduação, e a necessidade de políticas de afirmação após o ingresso, minimizando as desigualdades que interferem na permanência e na diplomaçãoThe object of this study is the development of the Affirmative Action's policy in the federal public higher education within the limits of the upper-class logic and analyzes, in a particular way, the experience of the Federal University of Goiás. In Brazil, the university has elitism and exclusion as its fundamental characteristics. Historically, it has been a space of difficult access to non-white people, and/or from public schools, with disabilities, and more seriously, to the most impoverished sections of the working class. In the discussion of the need for democratization of the university, Affirmative Action presented itself as a short- and mediumterm strategy in minimizing educational inequality in undergraduate courses. There were two moments regarding adherence to the proposal: the first, marked by the free adhesion of Universities and the use of various forms of affirmative actions; the second, imposed by Law No. 12,711 of 2012, instituting the national graduation quota policy for admission to Federal Institutions. This study demonstrated that the implementation of Affirmative Actions in the Brazilian public university caused a significant change, still ongoing, in the social profile of the students, indicating the efficiency of the program, and the need for its continuity as a structuring policy for the democratization of access. It was also noticeable the growing need to extend it to the immediate levels of graduation, and the requirement for affirmative policies after admission, minimizing the inequalities that interfere with permanence and conclusionEste estudio tiene como objeto el desarrollo de la política de Acciones Afirmativas en la enseñanza superior pública federal dentro de los límites de la lógica y los análisis elitistas y analiza, de forma particular, la experiencia de la Universidad Federal de Goiás. En Brasil, la Universidad tiene como característica fundante la elitización y la exclusión, e históricamente se constituyó un espacio de difícil acceso a las personas no blancas, de escuelas públicas, con deficiencias, y de forma aún más grave, de los estratos más empobrecidos de la clase trabajadora. En las discusiones sobre la necesidad de democratización de este espacio, las Acciones Afirmativas se presentan como una estrategia de corto y mediano plazo en la minimización de la desigualdad educacional en la graduación.º En cuanto a la adhesión a la propuesta se constató la existencia de dos momentos: el primero, marcado por la utilización de varias formas de acciones afirmativas y el segundo, impuesto por la Ley N°12.711/2012, que instituyó una política nacional de cuotas en la graduación para el ingreso en las Instituciones Federales. Este estudio demostró que la implantación/implementación de las Acciones Afirmativas en la Universidad Pública brasileña provocó un cambio significativo, aún en curso, en el perfil social de los graduandos universitarios, indicando la eficiencia del programa y la necesidad de su continuidad como política estructuradora para la democratización del acceso. También quedó en evidencia la creciente necesidad de extender a los niveles inmediatos a la graduación y la necesidad de políticas de afirmación después del ingreso, actuando en la minimización de las desigualdades que interfieren en la permanencia y en la diplomaturaPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialSilva, Maísa Miralva dahttp://lattes.cnpq.br/5100268908025158Silva, Maisa Miralva daVieira, Suzane de AlencarGonçalves, Carla AgdaGuimarães, Paloma Mendes2021-11-11T19:13:12Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGuimarães, Paloma Mendes. Ações afirmativas e lógica elitista: uma equação possível?. 2021. 186 fl. 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