A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carla Cristina Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3639
Resumo: O presente trabalho analisa as tensões entre o real e o universo do imaginário no laboratório ficcional da linguagem poética de alguns poemas de A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto. Linguagem esta, voltada às concepções de imagem poética, que pululam no imaginário ao se debruçar diante do objeto artístico. A leitura da obra cabralina se centrará no estudo metaforização da linguagem para alcançar a essência da poesia. No primeiro capítulo, o conceito sobre imaginário é explorado via leituras de algumas poesias de A educação pela pedra. Os poemas oferecem não só elementos para a interpretação do que seria a própria linguagem poética, como também para se compreender a segunda margem da linguagem poética pelo viés do imaginário. No segundo capítulo, será apresentado o símbolo como o intensificador da metaforização da linguagem geradora de imagens poéticas; o signo é entendido como material verbal da criação imagética do real, que ganha corpo à medida que o imaginário abre as portas da receptividade poética e pareia ambos os jogos; da imagem como núcleo do poetar cabralino, sobre a qual o poeta trabalha de uma tal maneira, que se torna uma constelação de imagens significativas. O terceiro capítulo procurará entender as concepções estéticas do poeta, calcadas em uma linguagem construída a partir de um pensamento modulado no universo metafórico dos signos geradores de energia simbólica. Neste trabalho, procura-se contribuir com os estudos da poesia e da crítica literária. Desse modo, incorpora-se a possibilidade de a poesia de João Cabral de Melo Neto ser vista como um diálogo de linguagens entre a crítica literária, a retórica e os estudos antropológicos do imaginário.
id PUC_GO_23dabe50f5c8d40b41d34a32869cff74
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3639
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRAA educação pela pedra; Imaginário; Símbolo; Imagem; Metáfora.A educação pela pedra; Imaginary; Symbol; Metaphor.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho analisa as tensões entre o real e o universo do imaginário no laboratório ficcional da linguagem poética de alguns poemas de A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto. Linguagem esta, voltada às concepções de imagem poética, que pululam no imaginário ao se debruçar diante do objeto artístico. A leitura da obra cabralina se centrará no estudo metaforização da linguagem para alcançar a essência da poesia. No primeiro capítulo, o conceito sobre imaginário é explorado via leituras de algumas poesias de A educação pela pedra. Os poemas oferecem não só elementos para a interpretação do que seria a própria linguagem poética, como também para se compreender a segunda margem da linguagem poética pelo viés do imaginário. No segundo capítulo, será apresentado o símbolo como o intensificador da metaforização da linguagem geradora de imagens poéticas; o signo é entendido como material verbal da criação imagética do real, que ganha corpo à medida que o imaginário abre as portas da receptividade poética e pareia ambos os jogos; da imagem como núcleo do poetar cabralino, sobre a qual o poeta trabalha de uma tal maneira, que se torna uma constelação de imagens significativas. O terceiro capítulo procurará entender as concepções estéticas do poeta, calcadas em uma linguagem construída a partir de um pensamento modulado no universo metafórico dos signos geradores de energia simbólica. Neste trabalho, procura-se contribuir com os estudos da poesia e da crítica literária. Desse modo, incorpora-se a possibilidade de a poesia de João Cabral de Melo Neto ser vista como um diálogo de linguagens entre a crítica literária, a retórica e os estudos antropológicos do imaginário.The presente work analyses the tensions between the real and the universe of the imaginary in the ficcional laboratory the poetic language of some poems in A educação pela pedra, by João Cabral de Melo Neto. This language, oriented to the conceptions of poetic image that, pullulates in the imaginary when facing the artistic object. The reading of the cabralina work will focus on the study of the metaphoriztion of language to achieve the essence of poetry. In the first chapter, the concept of the imaginary is explored trough readings of some poems of A educação pela pedra. These poems offer not only elements for the interpretation of what poetic language would be, but also for understanding the second margin of poetic language by the bias of the imaginary. In the second chapter, the symbol will be presented as the intensifier of the metaphorization of the generating language of poetic images; the sign is understood as verbal material of the imagistic creation of the real, which gains body as the imaginary opens the door of poetic receptivity and pairs both games; of the image as the nucleus of cabralino’s poetize, on which the poet works in such a way that it becomes a constellation of significant images. The third on a language constructed from a modulated though in the metafhorical universe of the generative signs of symbolic energy. This work seeks to contribute to the study of poetry and literary criticism. Thus, in incorporates the possibility of the poetry of João Cabral de Melo Neto to be seen as a language dialogue between literary criticism, rhetoric and anthropological studies of the imaginary.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasLima, Maria de Fátima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Pinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Cruz, Antonio Donizeti dahttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563Lopes, Carla Cristina Moreira2017-03-30T19:20:12Z2017-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Carla Cristina Moreira. A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA. 2017. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-03-03T19:44:38Zoai:ambar:tede/3639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-03-03T19:44:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
title A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
spellingShingle A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
Lopes, Carla Cristina Moreira
A educação pela pedra; Imaginário; Símbolo; Imagem; Metáfora.
A educação pela pedra; Imaginary; Symbol; Metaphor.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
title_full A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
title_fullStr A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
title_full_unstemmed A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
title_sort A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
author Lopes, Carla Cristina Moreira
author_facet Lopes, Carla Cristina Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/8056641507047911
Pinto, Divino José
http://lattes.cnpq.br/7196794396119181
Cruz, Antonio Donizeti da
http://lattes.cnpq.br/9408709557013563
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carla Cristina Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv A educação pela pedra; Imaginário; Símbolo; Imagem; Metáfora.
A educação pela pedra; Imaginary; Symbol; Metaphor.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic A educação pela pedra; Imaginário; Símbolo; Imagem; Metáfora.
A educação pela pedra; Imaginary; Symbol; Metaphor.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho analisa as tensões entre o real e o universo do imaginário no laboratório ficcional da linguagem poética de alguns poemas de A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto. Linguagem esta, voltada às concepções de imagem poética, que pululam no imaginário ao se debruçar diante do objeto artístico. A leitura da obra cabralina se centrará no estudo metaforização da linguagem para alcançar a essência da poesia. No primeiro capítulo, o conceito sobre imaginário é explorado via leituras de algumas poesias de A educação pela pedra. Os poemas oferecem não só elementos para a interpretação do que seria a própria linguagem poética, como também para se compreender a segunda margem da linguagem poética pelo viés do imaginário. No segundo capítulo, será apresentado o símbolo como o intensificador da metaforização da linguagem geradora de imagens poéticas; o signo é entendido como material verbal da criação imagética do real, que ganha corpo à medida que o imaginário abre as portas da receptividade poética e pareia ambos os jogos; da imagem como núcleo do poetar cabralino, sobre a qual o poeta trabalha de uma tal maneira, que se torna uma constelação de imagens significativas. O terceiro capítulo procurará entender as concepções estéticas do poeta, calcadas em uma linguagem construída a partir de um pensamento modulado no universo metafórico dos signos geradores de energia simbólica. Neste trabalho, procura-se contribuir com os estudos da poesia e da crítica literária. Desse modo, incorpora-se a possibilidade de a poesia de João Cabral de Melo Neto ser vista como um diálogo de linguagens entre a crítica literária, a retórica e os estudos antropológicos do imaginário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30T19:20:12Z
2017-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lopes, Carla Cristina Moreira. A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA. 2017. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3639
identifier_str_mv Lopes, Carla Cristina Moreira. A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA. 2017. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202266415038464