Narciso imagem: Uma contribuição para a compreensão do processo de individuação a partir da dinâmica arquetípica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Anna Maria São Tiago de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14497
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma leitura do mito de Narciso, encaminhada para o inconsciente e fundamentada a partir do conceito de arquétipo apresentado por C.G Jung, que define essa estrutura enquanto básica da psique inconsciente coletiva e possuindo como base de sua atuação a imagem. Com embasamento na hermenêutica da psicologia junguiana, método construtivo e de caráter prospectivo, uma rede de associações se teceu em torno de semelhanças de sentido e de correspondência com o funcionamento psíquico proposto por Jung. A concepção de arquétipo e sua relação direta com a imagem denunciaram temáticas da experiência humana, que na realidade reaparecem sempre em toda parte, não apenas na trajetória de Narciso. Visto ser através da vivência simbólica que a psique compartilha, cria e transforma o mundo, este trabalho aponta o processo de individuação conceituado por Jung, como finalidade última da psique em direção à busca de significado existencial, experimentado como compartilhamento entre os membros da sociedade psíquica e social, objetivando a homeostase psíquica.
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Com embasamento na hermenêutica da psicologia junguiana, método construtivo e de caráter prospectivo, uma rede de associações se teceu em torno de semelhanças de sentido e de correspondência com o funcionamento psíquico proposto por Jung. A concepção de arquétipo e sua relação direta com a imagem denunciaram temáticas da experiência humana, que na realidade reaparecem sempre em toda parte, não apenas na trajetória de Narciso. Visto ser através da vivência simbólica que a psique compartilha, cria e transforma o mundo, este trabalho aponta o processo de individuação conceituado por Jung, como finalidade última da psique em direção à busca de significado existencial, experimentado como compartilhamento entre os membros da sociedade psíquica e social, objetivando a homeostase psíquica.The present work intends to present a reading of the myth of Narcissus, directed to the unconscious and based on the concept of archetype presented by C.G Jung, that defines this structure as basic of the collective unconscious psyche and having as base of its action the image. Based on the hermeneutics of Jungian psychology, a constructive and prospective method, a network of associations was woven around similarities of meaning and correspondence with the psychic functioning proposed by Jung. The conception of the archetype and its direct relationship with the image denounced the themes of human experience, which in reality reappear everywhere, not only in Narcissus' trajectory. Since it is through the symbolic experience that the psyche shares, creates and transforms the world, this work points to the individuation process conceptualized by Jung as the ultimate goal of the psyche towards the search for existential meaning, experienced as sharing among the members of the psychic society and social, aiming at psychic homeostasis.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoimagemsímbolometáforaimagesymbolmetaphorPsicologiaNarciso imagem: Uma contribuição para a compreensão do processo de individuação a partir da dinâmica arquetípicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARRETO, Marco Heleno. Pensar Jung. São Paulo: Edições Loyola, 2012. BRANDÃO, J. S. 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Petrópolis: Vozes, 2012. HILLMAN, James. Psicologia Arquetípica. São Paulo: Cultrix, 1995. HORTA, B. C. Nise Arqueóloga dos Mares. Rio de janeiro, Edições do Autor, 2008. JAFÉ, Aniela. The Myth of Meaning in the Work of C. G. Jung. Zurich: Copyright, 2012. JACOBY, Mario. Individuation and narcissism: the psychology the self in Jung and Kohut.New York: Routledg, 2006. JUNG, G. C. Memórias, Sonhos, Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. JUNG, Gustav Carl. C. G. Jung Obra Completa: Tipos Psicológicos 6. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. . O eu e o incosciente 7/2. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. 66 . A energia psíquica 8/1. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. . A natureza da psique 8/2. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. . Sincronicidade 8/3. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. . Psicologia e Religião 11/1. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. . O espírito na arte e na ciência 15. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. . O desenvolvimento da personalidade 17. Vozes, 2011, 18 v.. . A vida Simbólica 18/1 e 18/2. Petrópolis: Vozes, 2011, 18 v.. JUNG, C. G.; FRANZ, M. - L. Von; HENDERSON, J. L.; JACOBI, J.; JAFFÉ, A.; O Homem e seus Símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964. JUNG, C. G. Sobre Sentimentos e a Sombra. Petrópolis: Vozes, 2014. JUNG, C. G. Sobre Sonhos e Transformação. Petrópolis: Vozes, 2014. JUNG, C. G.; WILHELM, R.. O segredo da flor de ouro: um livro de vida chinês. Petrópolis: Vozes, 2011. MELO, Nélio Vieira. A ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. MORONI, Amnéris. Figuras da imaginação: buscando compreender a psique. São Paulo: Summus, 2001. NAGY, Marilyn. Questões Filosóficas na Psicologia de C. G. Jung. Petrópolis: Vozes, 2003. OVÍDIO, Públio Nasão. Metamorfoses, III, 340-510. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1959 [Tradução de Antônio Feliciano de Castilho]. NEUMANN, Erich. Psicologia Profunda e nova ética. São Paulo: Edições Paulinas, 1991. NEUMANN, Erich. 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