Formação profissional, fundamentos do serviço social e ofensiva conservadora na educação superior – a expansão dos cursos de Serviço Social no Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Sarah Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4458
Resumo: O objeto deste estudo é o exame dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social na perspectiva propugnada no projeto de formação profissional expressado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 1996, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), em um contexto de ofensiva do conservadorismo na educação superior. Esta dissertação defendida no Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás vincula-se à linha de pesquisa em Teoria Social e Serviço Social. Os fundamentos são conteúdos essenciais para apreender a profissão e sua história, a conjuntura em que a profissão emergiu no Brasil e a trajetória que percorreu de construção e materialização do projeto ético-político e profissional. O que se propôs na pesquisa e em sua exposição foi mais do que um resgate cronológico, factual e muitas vezes linear. Tratou-se de examinar, na conjuntura e atualidade, em que medida o ensino dos fundamentos está inserido nas matrizes curriculares das instituições de ensino e concebido como parte fundamental da formação profissional na graduação. A ofensiva conservadora e neoliberal na educação superior e no Serviço Social se concretiza na formação profissional por intermédio da expansão dos cursos de Serviço Social no país e no Estado de Goiás, com evidências de deformação e/ou fragmentação dos fundamentos crítico-históricos e de forte apelo aos valores do neoconservadorismo
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