Ofensiva conservadora na educação superior e os desafios à formação em Serviço Social no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Faria, Sandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros Avelar , Sarah
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Libertas (Juiz de Fora. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/30338
Resumo: O artigo problematiza a contrarreforma da educação superior no Brasil e o seu alvo de mudança estrutural e conceitual de universidade. Objetiva contribuir com o debate crítico-analítico sobre o projeto de formação profissional propugnado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996 e a configuração do Serviço Social como área de conhecimento e avanço qualitativo inserido no contexto contraditório da Universidade. A proposta de discussão advém da hipótese de que a expansão dos cursos de Serviço Social sob a lógica privatista mercantil, com forte apelo aos valores do neoconservadorismo, é uma tendência incompatível e antípoda dos princípios, diretrizes, núcleos de fundamentação e conteúdos postulados nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996.
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