A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Eloisa Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941
Resumo: Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolares
id PUC_GO_254f7a50824a43cb2f1ee60a91d3d568
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4941
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de DavydovThe formation of the concept of volume calculation in an activity proposal from the perspective of Davydov's developmental teachingDesenvolvimento humano.Ensino-AprendizagemFormação de conceitosTeoria Histórico-culturalCálculo de volumeHuman developmentTeaching-learningConcept formationCultural-historical theoryVolume calculationCiências HumanasEducaçãoEste trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolaresEste trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolaresPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoVaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Miranda Júnior, Madehttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876Souto, Leonardo Antoniohttp://lattes.cnpq.br/0718183911163124Malaquias, Arianny Grasielly Baiãohttp://lattes.cnpq.br/0953602795078221Ávila, Eloisa Aparecida da Silva2023-08-31T19:53:21Z2022-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfÁVILA, Eloisa Aparecida da Silva. A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-09-01T04:00:19Zoai:ambar:tede/4941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-09-01T04:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
The formation of the concept of volume calculation in an activity proposal from the perspective of Davydov's developmental teaching
title A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
spellingShingle A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
Ávila, Eloisa Aparecida da Silva
Desenvolvimento humano.
Ensino-Aprendizagem
Formação de conceitos
Teoria Histórico-cultural
Cálculo de volume
Human development
Teaching-learning
Concept formation
Cultural-historical theory
Volume calculation
Ciências Humanas
Educação
title_short A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
title_full A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
title_fullStr A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
title_full_unstemmed A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
title_sort A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
author Ávila, Eloisa Aparecida da Silva
author_facet Ávila, Eloisa Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
http://lattes.cnpq.br/7087050865236814
Miranda Júnior, Made
http://lattes.cnpq.br/6833748026466876
Souto, Leonardo Antonio
http://lattes.cnpq.br/0718183911163124
Malaquias, Arianny Grasielly Baião
http://lattes.cnpq.br/0953602795078221
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Eloisa Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano.
Ensino-Aprendizagem
Formação de conceitos
Teoria Histórico-cultural
Cálculo de volume
Human development
Teaching-learning
Concept formation
Cultural-historical theory
Volume calculation
Ciências Humanas
Educação
topic Desenvolvimento humano.
Ensino-Aprendizagem
Formação de conceitos
Teoria Histórico-cultural
Cálculo de volume
Human development
Teaching-learning
Concept formation
Cultural-historical theory
Volume calculation
Ciências Humanas
Educação
description Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, tem como principal foco investigativo, o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, fundamentando-se na teoria do ensino desenvolvimental de V. V. Davydov. A questão norteadora desta pesquisa foi: como os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que escolares do Ensino Médio formem o conceito científico do cálculo de volume? Objetiva-se portanto: analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o processo de ensino-aprendizagem do conceito do cálculo de volume, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio; analisar o percurso lógico-histórico do conceito do cálculo de volume de modo que se apreenda as relações e o movimento mental presentes nele a fim de identificar as ações mentais necessárias no planejamento e execução de uma atividade de estudo; propor um experimento didático-formativo para realização de uma atividade de estudo fundamentada nos ensinamentos da teoria do ensino desenvolvimental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa tendo como base as obras fundamentadas na teoria histórico-cultural a partir de Vygotsky e seus seguidores, especialmente Davydov, com a teoria do ensino desenvolvimental. Foi feita uma análise das contribuições e desafios desses pressupostos, a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético para ampliação do debate acerca da compreensão e da organização da atividade de estudo na perspectiva desenvolvimental. O percurso enfoca o processo de ensino-aprendizagem para a formação do conceito do cálculo de volume e os elementos intervenientes do mesmo, considerando as categorias, para o conceito do cálculo de volume: transformação dos dados da tarefa na condução da identificação do princípio geral; da modelação até a transformação do modelo e o uso desse conceito como ferramenta mental. Percebeu-se que os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov consistem em uma alternativa viável para organização e execução do ensino do conceito do cálculo de volume para turma de segundo ano do Ensino Médio. Desse modo, esta pesquisa contribuiu para mostrar um caminho alternativo possível para organização do ensino do conceito do cálculo de volume e, consequentemente, da Geometria, da Matemática e de outras áreas da ciência. Acredita-se que apesar das contradições existentes nesse campo, é possível realizar um processo de ensino-aprendizagem fundamentado na teoria do ensino desenvolvimental e que contribua com a formação do pensamento teórico dos escolares
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-19
2023-08-31T19:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ÁVILA, Eloisa Aparecida da Silva. A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2022.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941
identifier_str_mv ÁVILA, Eloisa Aparecida da Silva. A formação do conceito de cálculo de volume em uma proposta de atividade na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2022.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202274836152320