O MOSAICO DE IDENTIDADE EM MULHERES DE CINZAS, DE MIA COUTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedras, Ana Lúcia dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3881
Resumo: O estudo traz discussões sobre as identidades multifacetadas de personagens na obra Mulheres de cinzas, de Mia Couto. O discurso pode ser analisado com perspectivas da desterritorizalização, apontando, desse modo, como objetivo principal as identidades do povo moçambicano no processo da colonização em forma de mosaico da linguagem e como objetivos específicos a elucidação do discurso no universo imaginário e a revelação do fantástico, com símbolos de mitos, crenças, sonhos e devaneios no universo do ser feminino, frente à tradição machista e opressora. A desterritorialização do colonizador e do colonizado é revelada no discurso. A metodologia adotada para a pesquisa reune autores como Homi Bhabha e Gilbert Durand para mostrar o lócus narrativo e a compreensão acerca do devaneio rumo à libertação. O feminino e a igualdade de gênero fazem parte do recurso da desconstrução do enraizamento cultural. Mostra-se a ficção além das fronteiras da história africana, unindo mundos como se fossem um só. Assim, os pontos destacados nos capítulos apresentam a destorritorialização do ser e a dialética do colonizado e do colonizador.
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