Religiosidade e resistência: uma análise de O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18842 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma análise da religiosidade africana como um elemento de persistência da subjetividade do colonizado, que culminará também em uma resistência política em resposta às ações opressivas do colonizador europeu. Tais dados serão verificados e colocados em relevo na obra O Outro Pé da Sereia (2007) de Mia Couto, autor moçambicano. Discute os conceitos de pós-colonialismo e realismo animista voltados para a crítica literária, mais especificamente, as Literaturas Africanas de língua portuguesa. Confronta os elementos do estudo realizado por Albert Memmi O Retrato do Colonizado Precedido pelo Retrato do Colonizador (2007), principalmente quando o autor foca no retrato dos que foram oprimidos no continente africano. Em virtude de alguns questionamentos realizados no decorrer do trabalho, a pesquisa verificou que embora a análise de Memmi seja uma referência - tanto para a crítica literária focada nas literaturas que refletem o fenômeno do colonialismo, quanto para os estudos pós-coloniais em si – esta não contempla totalmente as possibilidades de ação política e as estratégias desenvolvidas (consciente ou inconscientemente) para a preservação identitária, neste caso, dos povos africanos. A análise traz como resultado do estudo algumas alternativas de leitura da reconstituição da identidade africana pela manutenção, em algum nível, do aspecto religioso apresentado em um universo onírico e poético presentes na escrita de Couto. |
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2020-11-23T13:40:28Z2020-11-23T13:40:28Z2018-08ROCHA, Cíntia Ribeiro da Rocha. Religiosidade e resistência: uma análise de O Outro Pé da Sereia, de Mia Couto. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18842Esta pesquisa apresenta uma análise da religiosidade africana como um elemento de persistência da subjetividade do colonizado, que culminará também em uma resistência política em resposta às ações opressivas do colonizador europeu. Tais dados serão verificados e colocados em relevo na obra O Outro Pé da Sereia (2007) de Mia Couto, autor moçambicano. Discute os conceitos de pós-colonialismo e realismo animista voltados para a crítica literária, mais especificamente, as Literaturas Africanas de língua portuguesa. Confronta os elementos do estudo realizado por Albert Memmi O Retrato do Colonizado Precedido pelo Retrato do Colonizador (2007), principalmente quando o autor foca no retrato dos que foram oprimidos no continente africano. Em virtude de alguns questionamentos realizados no decorrer do trabalho, a pesquisa verificou que embora a análise de Memmi seja uma referência - tanto para a crítica literária focada nas literaturas que refletem o fenômeno do colonialismo, quanto para os estudos pós-coloniais em si – esta não contempla totalmente as possibilidades de ação política e as estratégias desenvolvidas (consciente ou inconscientemente) para a preservação identitária, neste caso, dos povos africanos. A análise traz como resultado do estudo algumas alternativas de leitura da reconstituição da identidade africana pela manutenção, em algum nível, do aspecto religioso apresentado em um universo onírico e poético presentes na escrita de Couto.This research aims to present an analysis of African religiosity as an element of persistence of the colonized being, which will also culminate in a political resistance in response to the oppressive actions of the European colonizer. Such data will be verified and highlighted in the book O Outro Pé da Sereia (2007) written by Mia Couto, a Mozambican author. It discusses the concepts of post-colonialism and animist realism focused on literary criticism, more specifically African Literatures of Portuguese language. He confronts the elements of the study by Albert Memmi, O Retrato do Colonizado Precedido do Retrato do Colonizador (2007), especially when the author focuses on the portrait of the oppressed on the African continent. Due to some inquires that has been made along the course of this research, it verified that although Memmi´s analysis is a reference - both for literary criticism focused on the literature that reflects the phenomenon of colonialism and for postcolonial studies itself - this does not fully contemplate the possibilities of political action and the strategies developed (consciously or unconsciously) for the identities preservation, in this case, of the African peoples. The analysis brings up as a result of the study some alternatives of reading the reconstitution of the African identity by the maintenance, in some level, of the religious aspect presented in a dream and poetic universe featured in Couto´s writing.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e LiteraturaUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura africanaReligiosidadePolítica na literaturaCouto, Mia, 1955-. 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