REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327 |
Resumo: | Esse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente. |
id |
PUC_GO_27aad6c4bf050e5087815750d1c3f8db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3327 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.Políticas PúblicasReorientação CurricularConcepção de HistóriaEnsino de HistóriaPublic PolicyReorientation Curricular DesignTeaching of HistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEsse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente.This paper is a study of the proposed curricular reorientation of Goiás, noting the design and teaching of history present in this. An analyse that follows theory of cultural history trying to approach teaching the history of reality for the students to have a significant learning this. Prioritizing the different readings of the world and the different local experiences, the learning process is a network built through these various knowledges. Within the historical perspective, the first chapter include a resumption of the curriculum guidance provided that education has become institutionalized in contemporary society. This overview is intended to contextualize and clarify the present situation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Magalhães, Sônia Maria dehttp://lattes.cnpq.br/8841367325340262Andrade, Marcia Aparecida Vieira2016-08-10T11:21:36Z2015-01-192011-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T19:59:44Zoai:ambar:tede/3327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T19:59:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
title |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
spellingShingle |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. Andrade, Marcia Aparecida Vieira Políticas Públicas Reorientação Curricular Concepção de História Ensino de História Public Policy Reorientation Curricular Design Teaching of History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
title_full |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
title_fullStr |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
title_full_unstemmed |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
title_sort |
REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010. |
author |
Andrade, Marcia Aparecida Vieira |
author_facet |
Andrade, Marcia Aparecida Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros, Eduardo Gusmão de http://lattes.cnpq.br/6271285275152113 Reinato, Eduardo José http://lattes.cnpq.br/9142540932437553 Magalhães, Sônia Maria de http://lattes.cnpq.br/8841367325340262 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Marcia Aparecida Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas Reorientação Curricular Concepção de História Ensino de História Public Policy Reorientation Curricular Design Teaching of History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Políticas Públicas Reorientação Curricular Concepção de História Ensino de História Public Policy Reorientation Curricular Design Teaching of History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Esse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-12 2015-01-19 2016-08-10T11:21:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202264254971904 |