REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcia Aparecida Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327
Resumo: Esse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente.
id PUC_GO_27aad6c4bf050e5087815750d1c3f8db
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3327
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.Políticas PúblicasReorientação CurricularConcepção de HistóriaEnsino de HistóriaPublic PolicyReorientation Curricular DesignTeaching of HistoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEsse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente.This paper is a study of the proposed curricular reorientation of Goiás, noting the design and teaching of history present in this. An analyse that follows theory of cultural history trying to approach teaching the history of reality for the students to have a significant learning this. Prioritizing the different readings of the world and the different local experiences, the learning process is a network built through these various knowledges. Within the historical perspective, the first chapter include a resumption of the curriculum guidance provided that education has become institutionalized in contemporary society. This overview is intended to contextualize and clarify the present situation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Magalhães, Sônia Maria dehttp://lattes.cnpq.br/8841367325340262Andrade, Marcia Aparecida Vieira2016-08-10T11:21:36Z2015-01-192011-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T19:59:44Zoai:ambar:tede/3327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T19:59:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
title REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
spellingShingle REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
Andrade, Marcia Aparecida Vieira
Políticas Públicas
Reorientação Curricular
Concepção de História
Ensino de História
Public Policy
Reorientation Curricular Design
Teaching of History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
title_full REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
title_fullStr REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
title_full_unstemmed REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
title_sort REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.
author Andrade, Marcia Aparecida Vieira
author_facet Andrade, Marcia Aparecida Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros, Eduardo Gusmão de
http://lattes.cnpq.br/6271285275152113
Reinato, Eduardo José
http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
Magalhães, Sônia Maria de
http://lattes.cnpq.br/8841367325340262
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcia Aparecida Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Reorientação Curricular
Concepção de História
Ensino de História
Public Policy
Reorientation Curricular Design
Teaching of History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Políticas Públicas
Reorientação Curricular
Concepção de História
Ensino de História
Public Policy
Reorientation Curricular Design
Teaching of History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Esse trabalho faz um estudo da proposta de reorientação curricular de Goiás, observando sua concepção de ensino e de história. Fazemos uma análise a partir da história cultural, buscando aproximar o ensino de história da realidade dos estudantes e obter uma aprendizagem significativa. Priorizamos as diferentes leituras de mundo e as diversas experiências locais, concebendo o processo de aprendizagem como uma rede construída por meio desses saberes diversos. Seguindo a perspectiva histórica, os primeiros capítulos compreendem uma retomada da orientação curricular desde que a educação passou a ser institucionalizada até a sociedade contemporânea. Este panorama tem o intuito de contextualizar e esclarecer a situação presente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-12
2015-01-19
2016-08-10T11:21:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327
identifier_str_mv ANDRADE, Marcia Aparecida Vieira. REORIENTAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA E ENSINO EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM GOIÁS DE 2004 A 2010.. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202264254971904