O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Maria Luiza Barca [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67758
Resumo: O trabalho O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992) têm como objetivo analisar o projeto citado no titulo, desde suas bases e até as práticas educacionais propostas por esse, assim como os mecanismos para sua implementação. Esse projeto também discute as mudanças pensadas para o currículo de história durante essa gestão. Os capítulos discutirão o cenário político no qual está inserido esse movimento, a gestão em que esse foi idealizado, a trajetória do secretário da Educação na maior parte desse período, o próprio movimento, o papel dos professores dentro desse trabalho, as mudanças propostas para o currículo de história e analise documentais do material produzido pela Secretária de Educação durante o período.
id UFSP_9a9d63fbddc765d27cd9dbaffb266028
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67758
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Martin, Maria Luiza Barca [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/4291908233389825Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]2023-06-07T12:56:07Z2023-06-07T12:56:07Z2014MARTIN, Maria Luiza Barca. O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.https://repositorio.unifesp.br/11600/67758Monografia (CD).pdfO trabalho O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992) têm como objetivo analisar o projeto citado no titulo, desde suas bases e até as práticas educacionais propostas por esse, assim como os mecanismos para sua implementação. Esse projeto também discute as mudanças pensadas para o currículo de história durante essa gestão. Os capítulos discutirão o cenário político no qual está inserido esse movimento, a gestão em que esse foi idealizado, a trajetória do secretário da Educação na maior parte desse período, o próprio movimento, o papel dos professores dentro desse trabalho, as mudanças propostas para o currículo de história e analise documentais do material produzido pela Secretária de Educação durante o período.The work Curricular Reorientation Movement and the Renewal of the Teaching of History : Proposals for a new curriculum (1989 to 1992) has the objective to analyze the Curricular Reorientation Movement, from it base to the educational practices proposed by it, as the mechanisms of it implementation. This project also discusses the changes for the history curriculum during this administration.The chapters discusses the political scenario which is inserted in this movement the administration which was planned, the trajectory of the Secretary of Education in most part of this period, the movement itself, the role of the teachers in this study, the proposed changes inserted in the history curriculum and document analysis of the material produced by the Secretary of Education during the period75 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Movimento de Reorientação CurricularCurrículoGestão Luiza ErundinaCurricular Reorientation MovementCurriculumLuiza Erundina administrationO Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)The Curriculum Reorientation Movement and the Renewal of History Teaching: Proposals for a New Curriculum (1989 to 1992)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/677582023-06-07 09:56:07.649metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67758Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:07Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Curriculum Reorientation Movement and the Renewal of History Teaching: Proposals for a New Curriculum (1989 to 1992)
title O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
spellingShingle O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
Martin, Maria Luiza Barca [UNIFESP]
Movimento de Reorientação Curricular
Currículo
Gestão Luiza Erundina
Curricular Reorientation Movement
Curriculum
Luiza Erundina administration
title_short O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
title_full O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
title_fullStr O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
title_full_unstemmed O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
title_sort O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992)
author Martin, Maria Luiza Barca [UNIFESP]
author_facet Martin, Maria Luiza Barca [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4291908233389825
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Maria Luiza Barca [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]
contributor_str_mv Almeida Neto, Antonio Simplicio de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento de Reorientação Curricular
Currículo
Gestão Luiza Erundina
topic Movimento de Reorientação Curricular
Currículo
Gestão Luiza Erundina
Curricular Reorientation Movement
Curriculum
Luiza Erundina administration
dc.subject.eng.fl_str_mv Curricular Reorientation Movement
Curriculum
Luiza Erundina administration
description O trabalho O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992) têm como objetivo analisar o projeto citado no titulo, desde suas bases e até as práticas educacionais propostas por esse, assim como os mecanismos para sua implementação. Esse projeto também discute as mudanças pensadas para o currículo de história durante essa gestão. Os capítulos discutirão o cenário político no qual está inserido esse movimento, a gestão em que esse foi idealizado, a trajetória do secretário da Educação na maior parte desse período, o próprio movimento, o papel dos professores dentro desse trabalho, as mudanças propostas para o currículo de história e analise documentais do material produzido pela Secretária de Educação durante o período.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTIN, Maria Luiza Barca. O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67758
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Monografia (CD).pdf
identifier_str_mv MARTIN, Maria Luiza Barca. O Movimento de Reorientação Curricular e a Renovação do Ensino de História: Propostas para um novo currículo (1989 a 1992). Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Monografia (CD).pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764150402711552