Eu, tu, ele: ancoragens da representação social do aluno com transtorno do espectro autista no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Nara Rubia Maia França
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4761
Resumo: Esta tese inscreve-se na discussão das ancoragens a respeito da construção das representações sociais do autista no Ensino Superior, a partir da experiência de três alunos com Transtorno do Espectro Autista que frequentam três diferentes Instituições do Ensino Superior em Goiás. Como pressuposto teórico, esta pesquisa utilizou a teoria de Representações Sociais desenvolvida pelo romeno Serge Moscovici. Essa teoria consiste em um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana, no desenrolar das comunicações interpessoais. No desenvolvimento de sua teoria, o teórico preocupou-se em saber como o conhecimento produzido pode se tornar a realidade comum de uma sociedade ou de grupos sociais a partir do compartilhamento que transforma ideias em práticas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as representações sociais em processo de formação, no momento em que os primeiros alunos autistas adentram as instituições de ensino superior. Os objetivos específicos visaram encontrar nas vozes dos próprios autistas, de suas mães e professores, os alinhamentos que constituem os conteúdos de ancoragem do que venha a ser uma representação social do autista no contexto até então não familiarizado com ele, ou seja, o autista como aluno do ensino superior. A hipótese que nos orientou foi de que a representação social do autista no ensino superior está em pleno processo de construção, visto que os primeiros autistas começam a adentrar nos cursos superiores. A pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada pela medicina e pelos documentos oficiais do governo, como "pessoas com deficiências" e apesar de o Transtorno do Espectro Autista ser um campo de estudo aberto em diferentes áreas de conhecimento, ele se insere necessariamente no campo da educação, por fazer parte dos programas sociais e educacionais inclusivistas. Essa investigação utilizou, como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso em três universidades goianas, realizando entrevistas semiestruturadas e abertas. Concluímos, provisoriamente, este trabalho entendendo que a representação social do autista no ensino superior está em pleno processo de construção
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No desenvolvimento de sua teoria, o teórico preocupou-se em saber como o conhecimento produzido pode se tornar a realidade comum de uma sociedade ou de grupos sociais a partir do compartilhamento que transforma ideias em práticas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as representações sociais em processo de formação, no momento em que os primeiros alunos autistas adentram as instituições de ensino superior. Os objetivos específicos visaram encontrar nas vozes dos próprios autistas, de suas mães e professores, os alinhamentos que constituem os conteúdos de ancoragem do que venha a ser uma representação social do autista no contexto até então não familiarizado com ele, ou seja, o autista como aluno do ensino superior. A hipótese que nos orientou foi de que a representação social do autista no ensino superior está em pleno processo de construção, visto que os primeiros autistas começam a adentrar nos cursos superiores. A pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada pela medicina e pelos documentos oficiais do governo, como "pessoas com deficiências" e apesar de o Transtorno do Espectro Autista ser um campo de estudo aberto em diferentes áreas de conhecimento, ele se insere necessariamente no campo da educação, por fazer parte dos programas sociais e educacionais inclusivistas. Essa investigação utilizou, como procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso em três universidades goianas, realizando entrevistas semiestruturadas e abertas. Concluímos, provisoriamente, este trabalho entendendo que a representação social do autista no ensino superior está em pleno processo de construçãoThis paper fits in the discussion about the construction of the social representation of the autist in higher education from the experience of three students with ASD that goes to three different colleges at Goiás. As theorical bases this research uses the theory of social representation developed by the romenian Serge Moscovici. This theory consists in a group of concepts, propositions and explanations originated at the daily life with the daily talking. At the evolution of the theory the researcher concerned about to understand how generated knowledge can became a common reality in a society or social groups from sharing that turns ideas into practices. Therefore this research aims to analyses the social representations in graduation process, at the time the first autist students gets in college. The specifics goals try to find at the proper autists voices their mothers and professors, the alignments that composes the anchor content of what comes to be social representation of the autism in a context which they are not familiarized that is the autist at higher education. So, we have the hypothesis that social representation of the autist at the higher education still in process of construction, since the first autist starts to get college degrees. The person with ASD is considered by medicine and official government papers as "people with disabilities" and the spectrum characteristics are persistent prejudice at the social fitting and communication. Even though the ASD open field in the different knowledge areas it fits necessarily at the education field because it's a part of the social inclusive programs. Hence this investigation uses as methodological procedure qualitative research trough a study case three different colleges from Goiânia, doing interviews semi-structured and openPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Lemes, Lila Maria SpadoniCosta, Danilo Suassuna MartinsBraga, Claudomilson FernandesMiranda, Made JúniorFrança, Nara Rubia Maia França2022-02-10T19:06:59Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFrança, Nara Rubia Maia França. Eu, tu, ele: ancoragens da representação social do aluno com transtorno do espectro autista no ensino superior. 2021. 110 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-02-11T04:00:23Zoai:ambar:tede/4761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-02-11T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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