PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Jane Marciane Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo precípuo realizar um estudo a respeito das práticas pedagógicas e história da instrução pública em Goiás. O objeto de investigação foi o Instituto de Educação de Goiás (IEG). Procurou-se também refletir sobre as relações, objetivos e resultados obtidos no período de 1964 a 1984, em que a educação esteve sob a égide da ditadura militar. O objetivo específico desta pesquisa foi o de abordar, pelo viés de estudo histórico-documental, o período acima delimitado, além de compreender como se davam e de que forma influenciavam as práticas pedagógicas na formação do corpo docente e discente explicitando a trajetória percorrida pelo IEG nos anos de 1964 a 1984. A periodização busca contemplar parte da história da educação em Goiás: o golpe militar de 1964, onde a questão escolar foi apontada como uma das grandes preocupações e entendida como um instrumento de intervenção ideológica, até as mudanças vindas com a abertura política no Brasil, em 1984, uma reconstrução histórica explorando a construção identidária docente e as práticas escolares da Escola Normal em Goiás. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise documental e da história das Instituições Escolares em diálogo com o arcabouço que fundamenta este estudo. No momento inicial da pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico para contribuir com o delineamento das questões a serem respondidas na investigação. Para melhor entendimento e clareza sobre o tema, foi pesquisada uma parte da literatura relacionada a ele, por entender que o assunto é de grande relevância para a atual sociedade.
id PUC_GO_280245ca6137b21ab1b18d2414f3a603
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3988
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984Pedagogical practices of the State Institute of Education of Goiás in the military period – 1984-1984.Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal.Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como objetivo precípuo realizar um estudo a respeito das práticas pedagógicas e história da instrução pública em Goiás. O objeto de investigação foi o Instituto de Educação de Goiás (IEG). Procurou-se também refletir sobre as relações, objetivos e resultados obtidos no período de 1964 a 1984, em que a educação esteve sob a égide da ditadura militar. O objetivo específico desta pesquisa foi o de abordar, pelo viés de estudo histórico-documental, o período acima delimitado, além de compreender como se davam e de que forma influenciavam as práticas pedagógicas na formação do corpo docente e discente explicitando a trajetória percorrida pelo IEG nos anos de 1964 a 1984. A periodização busca contemplar parte da história da educação em Goiás: o golpe militar de 1964, onde a questão escolar foi apontada como uma das grandes preocupações e entendida como um instrumento de intervenção ideológica, até as mudanças vindas com a abertura política no Brasil, em 1984, uma reconstrução histórica explorando a construção identidária docente e as práticas escolares da Escola Normal em Goiás. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise documental e da história das Instituições Escolares em diálogo com o arcabouço que fundamenta este estudo. No momento inicial da pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico para contribuir com o delineamento das questões a serem respondidas na investigação. Para melhor entendimento e clareza sobre o tema, foi pesquisada uma parte da literatura relacionada a ele, por entender que o assunto é de grande relevância para a atual sociedade.history of public education in Goiás. The research object was the Goiás Institute of Education (IEG). It was also tried to reflect on the relations, objectives and results obtained in the period from 1964 to 1984, in which education was under the aegis of the military dictatorship. The specific objective of this research was to address, through the bias of historical-documentary study, the period defined above, besides understanding how they were given and how they influenced the pedagogical practices in the formation of the teaching staff and student explaining the trajectory covered by the IEG in 1964 to 1984. The periodization seeks to contemplate part of the history of education in Goiás: the military coup of 1964, where the school issue was pointed out as one of the great concerns and understood as an instrument of ideological intervention, until the changes that came with the political opening in Brazil in 1984, a historical reconstruction exploring the teaching identity construction and school practices of the Normal School in Goiás. The methodology followed a qualitative approach in the method of bibliographical research, accomplished through documentary analysis and the history of the Institutions Scholars in dialogue with the framework that underlies this study O. At the initial moment of the research, the bibliographical survey was carried out to contribute with the delineation of the questions to be answered in the investigation. For a better understanding and clarity on the subject, a part of the literature related to him was researched, since he understood that the subject is of great relevance for the present society.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Damas, Vandimar Marqueshttp://lattes.cnpq.br/0848908534374036Dias, Jane Marciane Alves2018-06-20T13:10:26Z2018-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDias, Jane Marciane Alves. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GOhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-06-21T04:00:50Zoai:ambar:tede/3988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-06-21T04:00:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
Pedagogical practices of the State Institute of Education of Goiás in the military period – 1984-1984.
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
Dias, Jane Marciane Alves
Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal.
Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
author Dias, Jane Marciane Alves
author_facet Dias, Jane Marciane Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
http://lattes.cnpq.br/5736362178244406
Damas, Vandimar Marques
http://lattes.cnpq.br/0848908534374036
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Jane Marciane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal.
Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal.
Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem como objetivo precípuo realizar um estudo a respeito das práticas pedagógicas e história da instrução pública em Goiás. O objeto de investigação foi o Instituto de Educação de Goiás (IEG). Procurou-se também refletir sobre as relações, objetivos e resultados obtidos no período de 1964 a 1984, em que a educação esteve sob a égide da ditadura militar. O objetivo específico desta pesquisa foi o de abordar, pelo viés de estudo histórico-documental, o período acima delimitado, além de compreender como se davam e de que forma influenciavam as práticas pedagógicas na formação do corpo docente e discente explicitando a trajetória percorrida pelo IEG nos anos de 1964 a 1984. A periodização busca contemplar parte da história da educação em Goiás: o golpe militar de 1964, onde a questão escolar foi apontada como uma das grandes preocupações e entendida como um instrumento de intervenção ideológica, até as mudanças vindas com a abertura política no Brasil, em 1984, uma reconstrução histórica explorando a construção identidária docente e as práticas escolares da Escola Normal em Goiás. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise documental e da história das Instituições Escolares em diálogo com o arcabouço que fundamenta este estudo. No momento inicial da pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico para contribuir com o delineamento das questões a serem respondidas na investigação. Para melhor entendimento e clareza sobre o tema, foi pesquisada uma parte da literatura relacionada a ele, por entender que o assunto é de grande relevância para a atual sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T13:10:26Z
2018-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dias, Jane Marciane Alves. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988
identifier_str_mv Dias, Jane Marciane Alves. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202268761751552