PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo precípuo realizar um estudo a respeito das práticas pedagógicas e história da instrução pública em Goiás. O objeto de investigação foi o Instituto de Educação de Goiás (IEG). Procurou-se também refletir sobre as relações, objetivos e resultados obtidos no período de 1964 a 1984, em que a educação esteve sob a égide da ditadura militar. O objetivo específico desta pesquisa foi o de abordar, pelo viés de estudo histórico-documental, o período acima delimitado, além de compreender como se davam e de que forma influenciavam as práticas pedagógicas na formação do corpo docente e discente explicitando a trajetória percorrida pelo IEG nos anos de 1964 a 1984. A periodização busca contemplar parte da história da educação em Goiás: o golpe militar de 1964, onde a questão escolar foi apontada como uma das grandes preocupações e entendida como um instrumento de intervenção ideológica, até as mudanças vindas com a abertura política no Brasil, em 1984, uma reconstrução histórica explorando a construção identidária docente e as práticas escolares da Escola Normal em Goiás. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise documental e da história das Instituições Escolares em diálogo com o arcabouço que fundamenta este estudo. No momento inicial da pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico para contribuir com o delineamento das questões a serem respondidas na investigação. Para melhor entendimento e clareza sobre o tema, foi pesquisada uma parte da literatura relacionada a ele, por entender que o assunto é de grande relevância para a atual sociedade. |
id |
PUC_GO_280245ca6137b21ab1b18d2414f3a603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3988 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984Pedagogical practices of the State Institute of Education of Goiás in the military period – 1984-1984.Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal.Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como objetivo precípuo realizar um estudo a respeito das práticas pedagógicas e história da instrução pública em Goiás. O objeto de investigação foi o Instituto de Educação de Goiás (IEG). Procurou-se também refletir sobre as relações, objetivos e resultados obtidos no período de 1964 a 1984, em que a educação esteve sob a égide da ditadura militar. O objetivo específico desta pesquisa foi o de abordar, pelo viés de estudo histórico-documental, o período acima delimitado, além de compreender como se davam e de que forma influenciavam as práticas pedagógicas na formação do corpo docente e discente explicitando a trajetória percorrida pelo IEG nos anos de 1964 a 1984. A periodização busca contemplar parte da história da educação em Goiás: o golpe militar de 1964, onde a questão escolar foi apontada como uma das grandes preocupações e entendida como um instrumento de intervenção ideológica, até as mudanças vindas com a abertura política no Brasil, em 1984, uma reconstrução histórica explorando a construção identidária docente e as práticas escolares da Escola Normal em Goiás. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise documental e da história das Instituições Escolares em diálogo com o arcabouço que fundamenta este estudo. No momento inicial da pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico para contribuir com o delineamento das questões a serem respondidas na investigação. Para melhor entendimento e clareza sobre o tema, foi pesquisada uma parte da literatura relacionada a ele, por entender que o assunto é de grande relevância para a atual sociedade.history of public education in Goiás. The research object was the Goiás Institute of Education (IEG). It was also tried to reflect on the relations, objectives and results obtained in the period from 1964 to 1984, in which education was under the aegis of the military dictatorship. The specific objective of this research was to address, through the bias of historical-documentary study, the period defined above, besides understanding how they were given and how they influenced the pedagogical practices in the formation of the teaching staff and student explaining the trajectory covered by the IEG in 1964 to 1984. The periodization seeks to contemplate part of the history of education in Goiás: the military coup of 1964, where the school issue was pointed out as one of the great concerns and understood as an instrument of ideological intervention, until the changes that came with the political opening in Brazil in 1984, a historical reconstruction exploring the teaching identity construction and school practices of the Normal School in Goiás. The methodology followed a qualitative approach in the method of bibliographical research, accomplished through documentary analysis and the history of the Institutions Scholars in dialogue with the framework that underlies this study O. At the initial moment of the research, the bibliographical survey was carried out to contribute with the delineation of the questions to be answered in the investigation. For a better understanding and clarity on the subject, a part of the literature related to him was researched, since he understood that the subject is of great relevance for the present society.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Damas, Vandimar Marqueshttp://lattes.cnpq.br/0848908534374036Dias, Jane Marciane Alves2018-06-20T13:10:26Z2018-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDias, Jane Marciane Alves. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GOhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-06-21T04:00:50Zoai:ambar:tede/3988Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-06-21T04:00:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 Pedagogical practices of the State Institute of Education of Goiás in the military period – 1984-1984. |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 Dias, Jane Marciane Alves Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal. Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984 |
author |
Dias, Jane Marciane Alves |
author_facet |
Dias, Jane Marciane Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes http://lattes.cnpq.br/1828025455687021 Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de http://lattes.cnpq.br/5736362178244406 Damas, Vandimar Marques http://lattes.cnpq.br/0848908534374036 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Jane Marciane Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal. Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Escola Normal de Goiás; História das Instituições Escolares de Curso Normal; Instituto Educação de Goiás (IEG); Práticas Pedagógicas da Escola Normal. Normal School of Goiás; History of Normal School Institutions; Institute of Education of Goiás (IEG); Pedagogical Practices of the Normal School. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo precípuo realizar um estudo a respeito das práticas pedagógicas e história da instrução pública em Goiás. O objeto de investigação foi o Instituto de Educação de Goiás (IEG). Procurou-se também refletir sobre as relações, objetivos e resultados obtidos no período de 1964 a 1984, em que a educação esteve sob a égide da ditadura militar. O objetivo específico desta pesquisa foi o de abordar, pelo viés de estudo histórico-documental, o período acima delimitado, além de compreender como se davam e de que forma influenciavam as práticas pedagógicas na formação do corpo docente e discente explicitando a trajetória percorrida pelo IEG nos anos de 1964 a 1984. A periodização busca contemplar parte da história da educação em Goiás: o golpe militar de 1964, onde a questão escolar foi apontada como uma das grandes preocupações e entendida como um instrumento de intervenção ideológica, até as mudanças vindas com a abertura política no Brasil, em 1984, uma reconstrução histórica explorando a construção identidária docente e as práticas escolares da Escola Normal em Goiás. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, realizada por meio de análise documental e da história das Instituições Escolares em diálogo com o arcabouço que fundamenta este estudo. No momento inicial da pesquisa, realizou-se o levantamento bibliográfico para contribuir com o delineamento das questões a serem respondidas na investigação. Para melhor entendimento e clareza sobre o tema, foi pesquisada uma parte da literatura relacionada a ele, por entender que o assunto é de grande relevância para a atual sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-20T13:10:26Z 2018-03-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Dias, Jane Marciane Alves. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988 |
identifier_str_mv |
Dias, Jane Marciane Alves. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS NO PERÍODO MILITAR – 1964/1984. 2018. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202268761751552 |