"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10474 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalista |
id |
UFF-2_8fba221624a73b9e34912e320d44ea37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10474 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoriaCurso normalEscolaSujeitoProfissão docenteInstituto de Educação Professor Ismael CoutinhoCurso normalFormação de professorCurso normalSchoolSubjectTeachingEste trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalistaThis essay aims to analyze the relationship between students of the Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho with the formation of teachers experienced by them, focusing on the meanings attributed by them to the experience of curso normal in the first this type of school as such in Latin America, starting from a conception of students as socio-cultural subjects. To this end, it describes the daily lives of these students in teacher education, as well as their relationship with the school and identifies in their discourse, terms, opinions and categories that express what they think about their own school experience. As a methodology, qualitative research was used, carried out through ethnography that included semi-structured interviews and field diary. From there, it was possible to observe a profound involvement of students with the curso normal, which is reflected in multiple meanings for this experience that go through interest in a socially valued diploma, the school as a space for building sociabilities, the curso normal as part of personal life and the experience of becoming normalistaCipiniuk, Tatiana Arnaud CoutinhoGonçalves, Renata de SáAraújo, Marcelo da SilvaOliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de2019-07-19T19:58:19Z2019-07-19T19:58:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10474Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T19:19:53Zoai:app.uff.br:1/10474Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-25T19:19:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
title |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
spellingShingle |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de Curso normal Escola Sujeito Profissão docente Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho Curso normal Formação de professor Curso normal School Subject Teaching |
title_short |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
title_full |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
title_fullStr |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
title_full_unstemmed |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
title_sort |
"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria |
author |
Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cipiniuk, Tatiana Arnaud Coutinho Gonçalves, Renata de Sá Araújo, Marcelo da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso normal Escola Sujeito Profissão docente Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho Curso normal Formação de professor Curso normal School Subject Teaching |
topic |
Curso normal Escola Sujeito Profissão docente Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho Curso normal Formação de professor Curso normal School Subject Teaching |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalista |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-19T19:58:19Z 2019-07-19T19:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10474 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10474 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838767588835328 |