"Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10474
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalista
id UFF-2_8fba221624a73b9e34912e320d44ea37
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10474
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoriaCurso normalEscolaSujeitoProfissão docenteInstituto de Educação Professor Ismael CoutinhoCurso normalFormação de professorCurso normalSchoolSubjectTeachingEste trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalistaThis essay aims to analyze the relationship between students of the Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho with the formation of teachers experienced by them, focusing on the meanings attributed by them to the experience of curso normal in the first this type of school as such in Latin America, starting from a conception of students as socio-cultural subjects. To this end, it describes the daily lives of these students in teacher education, as well as their relationship with the school and identifies in their discourse, terms, opinions and categories that express what they think about their own school experience. As a methodology, qualitative research was used, carried out through ethnography that included semi-structured interviews and field diary. From there, it was possible to observe a profound involvement of students with the curso normal, which is reflected in multiple meanings for this experience that go through interest in a socially valued diploma, the school as a space for building sociabilities, the curso normal as part of personal life and the experience of becoming normalistaCipiniuk, Tatiana Arnaud CoutinhoGonçalves, Renata de SáAraújo, Marcelo da SilvaOliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de2019-07-19T19:58:19Z2019-07-19T19:58:19Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10474Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-25T19:19:53Zoai:app.uff.br:1/10474Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-25T19:19:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
title "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
spellingShingle "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de
Curso normal
Escola
Sujeito
Profissão docente
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho
Curso normal
Formação de professor
Curso normal
School
Subject
Teaching
title_short "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
title_full "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
title_fullStr "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
title_full_unstemmed "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
title_sort "Normalistas" do IEPIC: a construção de uma categoria
author Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de
author_facet Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cipiniuk, Tatiana Arnaud Coutinho
Gonçalves, Renata de Sá
Araújo, Marcelo da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Aparecida Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Curso normal
Escola
Sujeito
Profissão docente
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho
Curso normal
Formação de professor
Curso normal
School
Subject
Teaching
topic Curso normal
Escola
Sujeito
Profissão docente
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho
Curso normal
Formação de professor
Curso normal
School
Subject
Teaching
description Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre alunos do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho com a formação de professores vivenciada por eles, com foco para os significados atribuídos pelos mesmos à experiência do curso normal na primeira escola deste tipo na América Latina, partindo de uma concepção dos alunos como sujeitos socioculturais. Para tal, descreve o cotidiano destes na formação de professores, bem como sua relação com a escola e identifica no seu discurso, termos, opiniões e categorias que expressem o que pensam sobre a própria experiência escolar. Como metodologia, recorreu-se a pesquisa qualitativa, realizada através de etnografia que incluiu entrevistas semiestruturadas e diário de campo. A partir daí, foi possível constatar um profundo envolvimento dos alunos com o curso normal, que se reflete em significados múltiplos para essa experiência que passam pelo interesse por um diploma valorizado socialmente, a escola como espaço de construção de sociabilidades, o curso normal como parte da vida pessoal e a experiência de se tornar normalista
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-19T19:58:19Z
2019-07-19T19:58:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10474
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10474
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838767588835328