CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO VIGENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS: A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DOS PROFESSORES.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1132 |
Resumo: | Esta dissertação consistiu da investigação sobre os desdobramentos das orientações de organismos internacionais adotadas na política educacional brasileira, na atuação das escolas e dos professores, no que diz respeito às práticas de avaliação da aprendizagem e seu impacto na qualidade de ensino. No decorrer da investigação, foram objetos de estudo e análise documentos produzidos por organismos internacionais como o Banco Mundial e a UNESCO, documentos referência do MEC e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, bem como os dados obtidos de observação das escolas e salas de aula e entrevistas com gestores e professores. A proposta de investigação tem como objetivos: a) buscar as relações entre os objetivos e procedimentos da avaliação da aprendizagem na visão dos professores; b) identificar as formas de recepção e apropriação das diretrizes das avaliações sistêmicas e ações por parte dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores; c) identificar os desdobramentos da recepção e da apropriação por parte dos professores na sala de aula e na aprendizagem dos alunos; d) as principais estratégias voltadas para o processo avaliativo e o trabalho dos professores, cujas orientações estão presentes na política educacional das escolas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc-GO). Dentro das questões discutidas na pesquisa, além dos documentos referência, foram utilizados vários autores que pesquisam sobre políticas educacionais, processo ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem: Olinda Evangelista, Eneida Shiroma, Rosa Maria Torres, Abdeljalil Akkari, Bernard Charlot, Celso dos S. Vasconcellos, Cipriano Luckesi, Gaudêncio Frigotto, José Carlos Libâneo, Jussara Hoffmann, entre outros. Foi utilizado como campo de pesquisa duas escolas públicas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de Anápolis-GO. A coleta de dados foi realizada no período de junho de 2014 a novembro de 2014, por meio de observações, entrevistas com diretores, gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Os resultados trouxeram à tona fortes traços das orientações de organismos internacionais na política educacional brasileira e, em especial, a do estado de Goiás. As políticas educacionais baseadas em resultados promovem um esvaziamento do currículo escolar, estabelecem padronização do processo ensino aprendizagem com base em competências e habilidades. Em razão disso, os objetivos da educação ficam subordinados unicamente a critérios econômicos, submetidos a resultados da avaliação em escala, os professores tem seu trabalho empobrecido à medida em que se tornam meros executores de orientações externas, os alunos têm sua formação escolar prejudicada já o ensino se restringe à preparação dos alunos para responder testes padronizados. Desse modo, as políticas educacionais negam aos alunos a formação cultural e científica que promoveria o desenvolvimento de capacidades intelectuais dos alunos, a formação para a cidadania e o desenvolvimento global da personalidade. |
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CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO VIGENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS: A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DOS PROFESSORES.Políticas educacionaisAvaliação da aprendizagemEducacional policiesEvaluation of learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação consistiu da investigação sobre os desdobramentos das orientações de organismos internacionais adotadas na política educacional brasileira, na atuação das escolas e dos professores, no que diz respeito às práticas de avaliação da aprendizagem e seu impacto na qualidade de ensino. No decorrer da investigação, foram objetos de estudo e análise documentos produzidos por organismos internacionais como o Banco Mundial e a UNESCO, documentos referência do MEC e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, bem como os dados obtidos de observação das escolas e salas de aula e entrevistas com gestores e professores. A proposta de investigação tem como objetivos: a) buscar as relações entre os objetivos e procedimentos da avaliação da aprendizagem na visão dos professores; b) identificar as formas de recepção e apropriação das diretrizes das avaliações sistêmicas e ações por parte dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores; c) identificar os desdobramentos da recepção e da apropriação por parte dos professores na sala de aula e na aprendizagem dos alunos; d) as principais estratégias voltadas para o processo avaliativo e o trabalho dos professores, cujas orientações estão presentes na política educacional das escolas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc-GO). Dentro das questões discutidas na pesquisa, além dos documentos referência, foram utilizados vários autores que pesquisam sobre políticas educacionais, processo ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem: Olinda Evangelista, Eneida Shiroma, Rosa Maria Torres, Abdeljalil Akkari, Bernard Charlot, Celso dos S. Vasconcellos, Cipriano Luckesi, Gaudêncio Frigotto, José Carlos Libâneo, Jussara Hoffmann, entre outros. Foi utilizado como campo de pesquisa duas escolas públicas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de Anápolis-GO. A coleta de dados foi realizada no período de junho de 2014 a novembro de 2014, por meio de observações, entrevistas com diretores, gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Os resultados trouxeram à tona fortes traços das orientações de organismos internacionais na política educacional brasileira e, em especial, a do estado de Goiás. As políticas educacionais baseadas em resultados promovem um esvaziamento do currículo escolar, estabelecem padronização do processo ensino aprendizagem com base em competências e habilidades. Em razão disso, os objetivos da educação ficam subordinados unicamente a critérios econômicos, submetidos a resultados da avaliação em escala, os professores tem seu trabalho empobrecido à medida em que se tornam meros executores de orientações externas, os alunos têm sua formação escolar prejudicada já o ensino se restringe à preparação dos alunos para responder testes padronizados. Desse modo, as políticas educacionais negam aos alunos a formação cultural e científica que promoveria o desenvolvimento de capacidades intelectuais dos alunos, a formação para a cidadania e o desenvolvimento global da personalidade.This work consisted of research on the developments of the international organizations of guidelines adopted in the Brazilian educational policy, in the performance of schools and teachers, with regard to the practices of assessment of learning and its impact on quality of education. During investigation, were objects of study and analysis documents produced by international organizations like the World Bank and UNESCO, the MEC reference documents and the State Department of Education of Goiás and the data obtained from observation of schools and classrooms and interviews with administrators and teachers. The proposed research aims to: a) learn the relationship between the objectives and learning assessment procedures in the view of teachers; b) identify the forms of seizure and appropriation of the guidelines of systemic reviews and actions by directors, pedagogical coordinators and teachers; c) identify the consequences of the seizure and appropriation by teachers in the classroom and on student learning; d) the main strategies for the evaluation process and the work of teachers, whose guidelines are present in the educational policy of schools connected to the Department of Education of Goiás (Seduc - GO). Among the issues discussed in the research, in addition to reference documents, were used various authors who research on educational policies, teaching-learning and assessment of learning: Olinda Evangelista, Eneida Shiroma, Rosa Maria Torres, Abdeljalil Akkari, Bernard Charlot, Celso of S . Vasconcellos, Cipriano Luckesi, Gaudencio Frigotto, José Carlos Libâneo, Jussara Hoffmann, among others. Was used as a research field two public schools linked to the Department of Anapolis-GO Education. Data collection was conducted from June 2014 to November 2014, through observations, interviews with directors, managers, coordinators and teachers. The results brought to light strong features of international organizations of guidelines in the Brazilian educational policy and, in particular, the state of Goiás. The educational policies based on findings further empties the school curriculum, establish standardization of the learning process based on skills and skills. As a result, the aims of education shall be subject only to economic criteria, subject to scale assessment results, teachers have depleted their work as they become mere executors of external guidelines, students have their substandard academic training already education is limited to preparing students to meet standardized tests. Thus, educational policies deny students the cultural and scientific training that promote the development of intellectual abilities of students, training for citizenship and the overall development of personality.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Zanardini, João Batistahttp://lattes.cnpq.br/5660324798334927Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Fernandes, Silvia Reis2016-07-27T13:53:22Z2015-09-012015-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Silvia Reis. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO VIGENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS: A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TRABALHO DOS PROFESSORES.. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-06T20:48:05Zoai:ambar:tede/1132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-06T20:48:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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