Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Luiz Gustavo Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62993
Resumo: No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.
id RCAP_00d6f251df989784eea65e5fc0bf02c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantesLearning of artistic drawing in higher education: conceptions of studentsAprendizagemAvaliaçãoConcepçõesFenomenografiaEvaluationLearningPhenomenographyNo âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.In the scope of Phenomenography, this study had as objective to evaluate and map university students’ conceptions on learning artistic drawing. A group of sixteen students from a free drawing course was interviewed, among other aspects, on the nature, the process and the context of learning artistic drawing. The answers, submitted to a thematic analysis, showed the distinction between a representation of that learning as something more passive - copying observed realities through techniques and practice; in the academic environment - and something more active - personal expression through the understanding of what is perceived and of personal changes, in a broader environment. A middle-term representation also emerged, which defines learning of drawing as something intermediary - perceptual development, representation of perceptions or of imagination, creation of techniques. Awareness of conceptions of learning drawing might be a possible modification factor of those conceptions. Thus, the taxonomy that results from this study can help students, teachers and technicians in the diagnosis and intervention on that type of conception.Fundação CesgranrioRepositório da Universidade de LisboaFreire, Luiz Gustavo LimaDuarte, António2024-02-28T11:56:52Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62993porFreire, L. G. L., & Duarte, A. M. (2019). Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: Concepções de estudantes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(103), 363-384. https://doi.org/10.1590/S0104-403620190027015040104-4036https://doi.org/10.1590/S0104-403620190027015041809-4465info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-04T01:19:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:26.844443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
Learning of artistic drawing in higher education: conceptions of students
title Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
spellingShingle Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
Freire, Luiz Gustavo Lima
Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Fenomenografia
Evaluation
Learning
Phenomenography
title_short Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
title_full Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
title_fullStr Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
title_full_unstemmed Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
title_sort Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes
author Freire, Luiz Gustavo Lima
author_facet Freire, Luiz Gustavo Lima
Duarte, António
author_role author
author2 Duarte, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Luiz Gustavo Lima
Duarte, António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Fenomenografia
Evaluation
Learning
Phenomenography
topic Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Fenomenografia
Evaluation
Learning
Phenomenography
description No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2024-02-28T11:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62993
url http://hdl.handle.net/10451/62993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freire, L. G. L., & Duarte, A. M. (2019). Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: Concepções de estudantes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(103), 363-384. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701504
0104-4036
https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701504
1809-4465
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137773359202304