Fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abadia, Lígia Emília de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4393
Resumo: No meio das atividades ocupacionais, a docência é uma das profissões que apresentam uma série de conhecimentos fundamentados e com várias ferramentas que com o tempo interferem na vida cotidiana dos indivíduos. O objetivo geral deste estudo foi analisar os fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas da rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO. Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário e duas escalas psicométricas que permitiram a investigação dos dados ambientais e sociodemográficos e dos escores da Síndrome de Burnout e de fadiga. Participaram da pesquisa 127 professores do ensino médio de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram a faixa predominante foi de professores até 35 anos (49,6%). Em sua maioria do sexo feminino (61,4%), casados (56,71%) e com filhos (53,5%). No ambiente organizacional, (81,9%) acreditavam que o ambiente de trabalho trazia algum risco à saúde. Os níveis mais altos de fadiga foram identificados entre aqueles com idade acima 35 anos (p = 0,0349), sexo feminino (p = 0,0119) e nos professores que afirmaram que tinham menos de sete horas de sono (p = 0,0428). A correlação de Pearson entre os níveis de fadiga e os escores das dimensões do MBI-ED (Maslach Burnout Inventory), identificou-se uma correlação positiva entre fadiga e EE (Exaustão Emocional) (r = 0,6838; p < 0,0001), entre fadiga e DE (Despersonalização) (r = 0,4030; p < 0,0001) e inversamente proporcional entre fadiga e RP (Realização Profissional) (r = - 0,3186; p = 0,0003). Conclui-se que diversos fatores, tanto ambientais quanto sociodemográficos estão associados a maiores escores nas dimensões que compõem a Síndrome de Burnout, com maiores níveis de fadiga e que há uma correção positiva entre esses dois agravos à saúde do professor.
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spelling Fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas públicasEnvironmental and sociodemographic factors associated with fatigue and burnout syndrome in public high school teachersAmbiente de Trabalho; Esgotamento profissional; Esgotamento psicológico; Instituições acadêmicas.Working environment; Burnout, professional; Burnout, psychological; Schools.CIENCIAS DA SAUDENo meio das atividades ocupacionais, a docência é uma das profissões que apresentam uma série de conhecimentos fundamentados e com várias ferramentas que com o tempo interferem na vida cotidiana dos indivíduos. O objetivo geral deste estudo foi analisar os fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas da rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO. Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário e duas escalas psicométricas que permitiram a investigação dos dados ambientais e sociodemográficos e dos escores da Síndrome de Burnout e de fadiga. Participaram da pesquisa 127 professores do ensino médio de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram a faixa predominante foi de professores até 35 anos (49,6%). Em sua maioria do sexo feminino (61,4%), casados (56,71%) e com filhos (53,5%). No ambiente organizacional, (81,9%) acreditavam que o ambiente de trabalho trazia algum risco à saúde. Os níveis mais altos de fadiga foram identificados entre aqueles com idade acima 35 anos (p = 0,0349), sexo feminino (p = 0,0119) e nos professores que afirmaram que tinham menos de sete horas de sono (p = 0,0428). A correlação de Pearson entre os níveis de fadiga e os escores das dimensões do MBI-ED (Maslach Burnout Inventory), identificou-se uma correlação positiva entre fadiga e EE (Exaustão Emocional) (r = 0,6838; p < 0,0001), entre fadiga e DE (Despersonalização) (r = 0,4030; p < 0,0001) e inversamente proporcional entre fadiga e RP (Realização Profissional) (r = - 0,3186; p = 0,0003). Conclui-se que diversos fatores, tanto ambientais quanto sociodemográficos estão associados a maiores escores nas dimensões que compõem a Síndrome de Burnout, com maiores níveis de fadiga e que há uma correção positiva entre esses dois agravos à saúde do professor.In the midst of occupational activities, teaching is one of the professions that present a series of knowledge grounded and with various tools that over time interfere in the daily lives of individuals. The aim of this study was to analyze the environmental and sociodemographic factors associated with fatigue and Burnout Syndrome in high school teachers of public schools in the northwest of Goiânia/GO. This is an analytical cross-sectional study with a quantitative approach. For data collection, a questionnaire and two psychometric scales were used that allowed the investigation of environmental and sociodemographic data and the scores of Burnout Syndrome and fatigue. A total of 127 high school teachers from state schools participated in the research. The results showed the predominant range was teachers up to 35 years old (49.6%). Mostly female (61.4%), married (56.71%) and with children (53.5%). In the organizational environment, (81.9%) believed that the work environment brought some health risk. The highest levels of fatigue were identified among those over 35 (p = 0.0349), female (p = 0.0119) and teachers who stated that they had less than seven hours of sleep (p = 0, 0428).Pearson's class between fatigue levels and MBI-ES (Maslach Burnout Inventory) dimension scores, a positive correlation was identified between fatigue and EE (Emotional Exhaustion) (r = 0.6838; p <0.0001), between fatigue and ED (Depersonalization) (r = 0.4030; p <0.0001) and inversely proportional between fatigue and PR (Professional Achievement) (r = - 0.3186; p = 0.0003). Those individuals with scarcity, with more individuals with multiple sclerosis, have higher levels of fatigue and can be corrected in a health problemPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de BiomedicinaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e SaúdeAlmeida, Rogério José dehttp://lattes.cnpq.br/5504604536035282Cordeiro, Jacqueline Andréia Bernardes Leãohttp://lattes.cnpq.br/4738270205376611Borges, Leonardo Luizhttp://lattes.cnpq.br/8153436057725516Abadia, Lígia Emília de2019-11-25T18:15:39Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAbadia, Lígia Emília de. Fatores ambientais e sociodemográficos associados à fadiga e à Síndrome de Burnout em professores do ensino médio de escolas públicas. 2019. 73 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-11-26T04:00:22Zoai:ambar:tede/4393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-11-26T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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