ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Fernanda Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2136
Resumo: Objetivou-se apresentar uma forma de medir e avaliar a maturidade organizacional para a implantação de um sistema de Gestão da Qualidade Total SGQT, tendo como estudo de caso o ITPAC Farmácia Escola, que se enquadra como uma empresa tradicional, ou seja, que não possui nenhum Sistema de Gestão da Qualidade SGQ. Este estudo se fez por meio de pesquisa quantitativa junto aos gestores e colaboradores da organização, através da aplicação de um questionário, visualizando o ponto de vista de todos os setores internos da Farmácia Escola, obtendo assim, através dos resultados encontrados, a intensidade dos fatores ativos que inibem a Gestão da Qualidade Total em suas atividades desenvolvidas. Os parâmetros dos itens do questionário aplicado é calibrado pela pesquisa The Impact of Just-In-Time Implementation and ISO 9000 Certification on Total Quality Management de L. Paul Dreyfus, Sanjay L. Ahire, and Maling Ebrahimpour (2004). O método utilizado aplica conceitos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para avaliar o grau de maturidade de fatores críticos de sucesso no desenvolvimento das atividades da Farmácia Escola - ITPAC: um relacionado às ações de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade Total (SGQT) e outro relacionado aos Resultados obtidos pela Gestão Administrativa da Farmácia Escola - ITPAC com relação à qualidade dos produtos e serviços que oferece. A Pesquisa também fornece diretrizes para auxiliar na resolução dos fatores que inibem o emprego da Gestão da Qualidade Total na Farmácia Escola ITPAC pautadas nos resultados encontrados. Essas diretrizes possibilitam a Farmácia Escola, melhorar seus processos e conseqüentemente, alcançar níveis mais elevados de maturidade para a implantação da Gestão da Qualidade Total. É importante destacar que um planejamento estratégico da Qualidade, valorizando a relação com os clientes, potencializando a capacidade dos processos e dos vínculos humanos funcionais e dos fornecedores, é um fator crítico de sucesso para qualquer empresa.
id PUC_GO_338330c2332f5599d1a064dddee4a9ac
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2136
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPACGestão da Qualidade Total (GQT)Teoria da Resposta ao Item (TRI)GQT na Farmácia EscolaMaturidadeTotal Quality Management (TQM)Item Answer Theory (IAT)TQM at the Pharmacy SchoolMaturityCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIAObjetivou-se apresentar uma forma de medir e avaliar a maturidade organizacional para a implantação de um sistema de Gestão da Qualidade Total SGQT, tendo como estudo de caso o ITPAC Farmácia Escola, que se enquadra como uma empresa tradicional, ou seja, que não possui nenhum Sistema de Gestão da Qualidade SGQ. Este estudo se fez por meio de pesquisa quantitativa junto aos gestores e colaboradores da organização, através da aplicação de um questionário, visualizando o ponto de vista de todos os setores internos da Farmácia Escola, obtendo assim, através dos resultados encontrados, a intensidade dos fatores ativos que inibem a Gestão da Qualidade Total em suas atividades desenvolvidas. Os parâmetros dos itens do questionário aplicado é calibrado pela pesquisa The Impact of Just-In-Time Implementation and ISO 9000 Certification on Total Quality Management de L. Paul Dreyfus, Sanjay L. Ahire, and Maling Ebrahimpour (2004). O método utilizado aplica conceitos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para avaliar o grau de maturidade de fatores críticos de sucesso no desenvolvimento das atividades da Farmácia Escola - ITPAC: um relacionado às ações de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade Total (SGQT) e outro relacionado aos Resultados obtidos pela Gestão Administrativa da Farmácia Escola - ITPAC com relação à qualidade dos produtos e serviços que oferece. A Pesquisa também fornece diretrizes para auxiliar na resolução dos fatores que inibem o emprego da Gestão da Qualidade Total na Farmácia Escola ITPAC pautadas nos resultados encontrados. Essas diretrizes possibilitam a Farmácia Escola, melhorar seus processos e conseqüentemente, alcançar níveis mais elevados de maturidade para a implantação da Gestão da Qualidade Total. É importante destacar que um planejamento estratégico da Qualidade, valorizando a relação com os clientes, potencializando a capacidade dos processos e dos vínculos humanos funcionais e dos fornecedores, é um fator crítico de sucesso para qualquer empresa.Aims to present a way to measure and evaluate the organizational maturity for the implantation of a Total Quality Management System - TQMS, having as a case to study ITPAC Pharmacy School, that qualifies as a traditional business, which does not have a Quality Management System - QMS. This study is done as a quantity research with the directors and helpers of the organization, through questions, getting to know the opinion of all the inside workers of the Pharmacy School, achieving this way, through the answered obtained, the intensity of the active factors that stand in the way of a Total Quality Management in the developed activities. The parameters of the items in the questions made is calibrated by the research The Impact of Just-In-Time Implementation and ISO 9000 Certification on Total Quality Management by L. Paul Dreyfus, Sanjay L. Ahire, and Maling Ebrahimpour (2004). The method used applies concepts from the Item Answer Theory (IAT) to evaluate the maturity level of successful critic factors in the development of the activities in the Pharmacy School ITPAC: one related to the actions of implantation of a Total Quality Management System (TQMS) and another related to the Results obtained by the Pharmacy School Administrative Management ITPAC in relation to the quality of the products and services offered. The research also supplies lines of direction to help with eliminating the factors that interrupt Total Quality Management System in the Pharmacy School ITPAC according to the results achieved. These lines of direction allow the Pharmacy School to improve there processes and consequently, achieve higher levels of maturity to the implantation of a Total Quality Management System. It is important to emphasize that a Quality strategy planning, valuing the relationship with the clients, giving more strength to the capability of the processes and human functional links and the supplier, is a successful critic factor to any business.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências da SaúdeBRPUC GoiásTecnologia FarmacêuticaGuedes, Leonardo Guerra de Rezendehttp://lattes.cnpq.br/9989795822168281Pasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Bandeira, Fernanda Rodrigues2016-08-10T10:29:47Z2012-02-272010-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBANDEIRA, Fernanda Rodrigues. ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T22:12:40Zoai:ambar:tede/2136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T22:12:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
title ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
spellingShingle ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
Bandeira, Fernanda Rodrigues
Gestão da Qualidade Total (GQT)
Teoria da Resposta ao Item (TRI)
GQT na Farmácia Escola
Maturidade
Total Quality Management (TQM)
Item Answer Theory (IAT)
TQM at the Pharmacy School
Maturity
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
title_short ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
title_full ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
title_fullStr ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
title_full_unstemmed ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
title_sort ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC
author Bandeira, Fernanda Rodrigues
author_facet Bandeira, Fernanda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
http://lattes.cnpq.br/9989795822168281
Pasqualetto, Antonio
http://lattes.cnpq.br/4691515540448143
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Fernanda Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Qualidade Total (GQT)
Teoria da Resposta ao Item (TRI)
GQT na Farmácia Escola
Maturidade
Total Quality Management (TQM)
Item Answer Theory (IAT)
TQM at the Pharmacy School
Maturity
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
topic Gestão da Qualidade Total (GQT)
Teoria da Resposta ao Item (TRI)
GQT na Farmácia Escola
Maturidade
Total Quality Management (TQM)
Item Answer Theory (IAT)
TQM at the Pharmacy School
Maturity
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
description Objetivou-se apresentar uma forma de medir e avaliar a maturidade organizacional para a implantação de um sistema de Gestão da Qualidade Total SGQT, tendo como estudo de caso o ITPAC Farmácia Escola, que se enquadra como uma empresa tradicional, ou seja, que não possui nenhum Sistema de Gestão da Qualidade SGQ. Este estudo se fez por meio de pesquisa quantitativa junto aos gestores e colaboradores da organização, através da aplicação de um questionário, visualizando o ponto de vista de todos os setores internos da Farmácia Escola, obtendo assim, através dos resultados encontrados, a intensidade dos fatores ativos que inibem a Gestão da Qualidade Total em suas atividades desenvolvidas. Os parâmetros dos itens do questionário aplicado é calibrado pela pesquisa The Impact of Just-In-Time Implementation and ISO 9000 Certification on Total Quality Management de L. Paul Dreyfus, Sanjay L. Ahire, and Maling Ebrahimpour (2004). O método utilizado aplica conceitos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para avaliar o grau de maturidade de fatores críticos de sucesso no desenvolvimento das atividades da Farmácia Escola - ITPAC: um relacionado às ações de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade Total (SGQT) e outro relacionado aos Resultados obtidos pela Gestão Administrativa da Farmácia Escola - ITPAC com relação à qualidade dos produtos e serviços que oferece. A Pesquisa também fornece diretrizes para auxiliar na resolução dos fatores que inibem o emprego da Gestão da Qualidade Total na Farmácia Escola ITPAC pautadas nos resultados encontrados. Essas diretrizes possibilitam a Farmácia Escola, melhorar seus processos e conseqüentemente, alcançar níveis mais elevados de maturidade para a implantação da Gestão da Qualidade Total. É importante destacar que um planejamento estratégico da Qualidade, valorizando a relação com os clientes, potencializando a capacidade dos processos e dos vínculos humanos funcionais e dos fornecedores, é um fator crítico de sucesso para qualquer empresa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-10
2012-02-27
2016-08-10T10:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BANDEIRA, Fernanda Rodrigues. ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2136
identifier_str_mv BANDEIRA, Fernanda Rodrigues. ANÁLISE DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL EM FARMÁCIA ESCOLA ESTUDO DE CASO: ITPAC. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências da Saúde
BR
PUC Goiás
Tecnologia Farmacêutica
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências da Saúde
BR
PUC Goiás
Tecnologia Farmacêutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202256639164416