SAÚDE E MEIO AMBIENTE NO CURRÍCULO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ-MA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Regina Celia Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2999
Resumo: Os estudos acerca da inclusão da Saúde e Meio Ambiente na transversalidade dos conteúdos escolares tem sido objeto de preocupação de muitos estudiosos tanto na área de tais temáticas, como na área da educação. O debate da cidadania tem incluído a escola enquanto espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas educativas nas áreas ambientais e de saúde. A inclusão dos temas transversais no currículo escolar brasileiro se insere na ampliação das funções conferidas à escola na atualidade. Esse trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Saúde e do Meio Ambiente no currículo de escolas públicas do Ensino Fundamental de Imperatriz, Maranhão. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa do tipo documental, de natureza descritiva, analítica e exploratória, envolvendo uma abordagem qualitativa. Foram utilizados, nesta pesquisa, além de documentos oficiais nas esferas nacional, estadual e municipal, os arquivos das escolas investigadas, como Projeto Político Pedagógico (PPP), Projetos disciplinares e(ou) interdisciplinares na área da saúde e do meio ambiente. Utilizou-se também a fonte bibliográfica realizada em livros, artigos de periódicos, dissertações acadêmicas e anais de eventos. O universo amostral foi constituído de 5 escolas Públicas do Ensino Fundamental, do Município de Imperatriz, Maranhão, incluídas no programa Escolas Sustentáveis. Das escolas pesquisadas 4 são localizadas na periferia urbana e 1 na zona rural do município. Para análise de dados foram adotados os procedimentos da análise de conteúdo com base nas categorias construídas a partir das obras dos autores consultados, dos documentos investigados e do material coletado. As discussões estão fundamentadas nas concepções de escola cidadã, de interdisciplinaridade e transversalidade, e foram norteadas pelas concepções de Saúde e Meio Ambiente, constantes nos documentos normativos da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Referenciais Curriculares do Estado do Maranhão (RCEM), no manual das Escolas Sustentáveis e nas decisões dos fóruns nacionais e internacionais sobre Educação, Saúde e Meio Ambiente. Os resultados revelam a necessidade de se rever o processo de transversalidade e interdisciplinaridade das temáticas de Saúde e Meio Ambiente no currículo das escolas incluídas na pesquisa. Os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) analisados permitiram observar que a prática pedagógica das escolas pesquisadas ainda é dissonante das propostas apresentadas nos documentos oficiais, que pressupõe uma abordagem transversal e interdisciplinar dessas temáticas, de forma a integrar os conhecimentos das diversas áreas.
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Para tanto se desenvolveu uma pesquisa do tipo documental, de natureza descritiva, analítica e exploratória, envolvendo uma abordagem qualitativa. Foram utilizados, nesta pesquisa, além de documentos oficiais nas esferas nacional, estadual e municipal, os arquivos das escolas investigadas, como Projeto Político Pedagógico (PPP), Projetos disciplinares e(ou) interdisciplinares na área da saúde e do meio ambiente. Utilizou-se também a fonte bibliográfica realizada em livros, artigos de periódicos, dissertações acadêmicas e anais de eventos. O universo amostral foi constituído de 5 escolas Públicas do Ensino Fundamental, do Município de Imperatriz, Maranhão, incluídas no programa Escolas Sustentáveis. Das escolas pesquisadas 4 são localizadas na periferia urbana e 1 na zona rural do município. Para análise de dados foram adotados os procedimentos da análise de conteúdo com base nas categorias construídas a partir das obras dos autores consultados, dos documentos investigados e do material coletado. As discussões estão fundamentadas nas concepções de escola cidadã, de interdisciplinaridade e transversalidade, e foram norteadas pelas concepções de Saúde e Meio Ambiente, constantes nos documentos normativos da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Referenciais Curriculares do Estado do Maranhão (RCEM), no manual das Escolas Sustentáveis e nas decisões dos fóruns nacionais e internacionais sobre Educação, Saúde e Meio Ambiente. Os resultados revelam a necessidade de se rever o processo de transversalidade e interdisciplinaridade das temáticas de Saúde e Meio Ambiente no currículo das escolas incluídas na pesquisa. Os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) analisados permitiram observar que a prática pedagógica das escolas pesquisadas ainda é dissonante das propostas apresentadas nos documentos oficiais, que pressupõe uma abordagem transversal e interdisciplinar dessas temáticas, de forma a integrar os conhecimentos das diversas áreas.The studies about the inclusion of Health and Environment in the transversality of school subjects have been an object of concern to many scholars such as in this subject areas as in educational one. The debate of citizenship has included the school as a privileged space for the development of educational practices in environmental and health areas. The inclusion of cross-cutting themes in the Brazilian school curriculum fits into the expansion of the functions conferred to school today. This paper aims to analyze the insertion of Health and Environment in the curriculum of public elementary school of Imperatriz, Maranhão. For that it was developed a kind of documentary research, with a descriptive, analytical and exploratory nature, involving a qualitative approach. In this work, official documents of national, state and municipal level, and files of the investigated schools, as Political Pedagogical Project, Disciplinary and (or) Interdisciplinary Projects in Health and the environmental area were used. The bibliographic source held in books, journal articles, academic papers and conference proceedings were used too. The survey area of this work was consisted of five public elementary schools, in the city of Imperatriz, Maranhão, included in the Sustainable Schools program. Four of the schools surveyed are located in the urban periphery and one, in the rural municipality. For data analysis was adopted the procedures of content analysis based on the categories constructed from the works of the authors consulted, investigated documents and materials. The discussions are based on the concepts of citizen school, of interdisciplinarity and mainstreaming, and they were guided by the concepts of Health and Environment, contained in the Brazilian educational legislation as the National Curricular Parameters (PCN), the Curriculum Frameworks of Maranhão (RCEM) , in Handbook of Sustainable Schools and the decisions of national and international forums on Education, Health and Environment. The results reveal the need to review the process of mainstreaming and interdisciplinarity of themes of Health and Environment in the curriculum of schools included in the survey. The Political Pedagogical Project (PPP) analyzed allow us to observe the teaching practice of the schools surveyed is still jarring of the proposals submitted in the official documents, which assumes a cross-cutting and interdisciplinary approach of these themes, in order to integrate knowledge from various areas.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências da SaúdeBRPUC GoiásCiências Ambientais e SaúdeLonghin, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008Santos, Oyana Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/0735549543901638Barberi, Mairahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787080E9Lima, Regina Celia Costa2016-08-10T10:54:39Z2015-09-022015-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Regina Celia Costa. SAÚDE E MEIO AMBIENTE NO CURRÍCULO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ-MA.. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:26:19Zoai:ambar:tede/2999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:26:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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