As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998 |
Resumo: | Resumo: no presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de natureza como sendo uma Representação Social. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para elaborar e analisar as concepções de natureza presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais |
id |
CAMP_b6fcd5880c83d07e678f16983aeaf17c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376267 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciênciasThe nature representations presents in the national curriculum parameters : a collaboration to the natural sciences contents analysisCiênciaCurrículosMeio ambienteNatural ScienceEnvironmentCurriculumArtigo originalResumo: no presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de natureza como sendo uma Representação Social. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para elaborar e analisar as concepções de natureza presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências NaturaisAbstract: in this study we ought to recognize the nature representations in six Thematic Blocs from two volumes of National Curriculum Parameters: Nature Sciences and Environment and Health. To do so, we've adopted as theoretical support the nature concept as a Social Representation. Both documents were analyzed with the Thematic Analysis, one of the Content Analysis modalities. Two analytical categories was built: (i) utilitarian and causal nature, and (ii) ecological nature. It was possible to recognize that the concepts of utilitarian causal nature predominates on both analyzed volumes. More than that, the conceived nature by the official documentation is related to the urban man, this is a anthropogenic and urban nature. The results of this work can contribute to elaborate the nature concepts present in Science Nature documentationsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15998CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências. Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade. Naviraí, MS. v. 2, n. 4, p. 36-54, dez. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376267porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T16:40:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T16:40:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências The nature representations presents in the national curriculum parameters : a collaboration to the natural sciences contents analysis |
title |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências |
spellingShingle |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- Ciência Currículos Meio ambiente Natural Science Environment Curriculum Artigo original |
title_short |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências |
title_full |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências |
title_fullStr |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências |
title_full_unstemmed |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências |
title_sort |
As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências |
author |
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- |
author_facet |
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965- Gonçalves, Pedro Wagner, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Currículos Meio ambiente Natural Science Environment Curriculum Artigo original |
topic |
Ciência Currículos Meio ambiente Natural Science Environment Curriculum Artigo original |
description |
Resumo: no presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de natureza como sendo uma Representação Social. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para elaborar e analisar as concepções de natureza presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998 CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências. Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade. Naviraí, MS. v. 2, n. 4, p. 36-54, dez. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998 |
identifier_str_mv |
CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências. Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade. Naviraí, MS. v. 2, n. 4, p. 36-54, dez. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835734642688 |