As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998
Resumo: Resumo: no presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de natureza como sendo uma Representação Social. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para elaborar e analisar as concepções de natureza presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais
id CAMP_b6fcd5880c83d07e678f16983aeaf17c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376267
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciênciasThe nature representations presents in the national curriculum parameters : a collaboration to the natural sciences contents analysisCiênciaCurrículosMeio ambienteNatural ScienceEnvironmentCurriculumArtigo originalResumo: no presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de natureza como sendo uma Representação Social. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para elaborar e analisar as concepções de natureza presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências NaturaisAbstract: in this study we ought to recognize the nature representations in six Thematic Blocs from two volumes of National Curriculum Parameters: Nature Sciences and Environment and Health. To do so, we've adopted as theoretical support the nature concept as a Social Representation. Both documents were analyzed with the Thematic Analysis, one of the Content Analysis modalities. Two analytical categories was built: (i) utilitarian and causal nature, and (ii) ecological nature. It was possible to recognize that the concepts of utilitarian causal nature predominates on both analyzed volumes. More than that, the conceived nature by the official documentation is related to the urban man, this is a anthropogenic and urban nature. The results of this work can contribute to elaborate the nature concepts present in Science Nature documentationsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15998CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências. Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade. Naviraí, MS. v. 2, n. 4, p. 36-54, dez. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376267porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-15T16:40:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-15T16:40:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
The nature representations presents in the national curriculum parameters : a collaboration to the natural sciences contents analysis
title As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
spellingShingle As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Ciência
Currículos
Meio ambiente
Natural Science
Environment
Curriculum
Artigo original
title_short As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
title_full As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
title_fullStr As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
title_full_unstemmed As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
title_sort As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais : uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências
author Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
author_facet Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author_role author
author2 Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chipoletti-Esteves, Patricia Elisa do Couto, 1965-
Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Currículos
Meio ambiente
Natural Science
Environment
Curriculum
Artigo original
topic Ciência
Currículos
Meio ambiente
Natural Science
Environment
Curriculum
Artigo original
description Resumo: no presente estudo objetivamos conhecer as representações de natureza presentes em seis Blocos Temáticos de dois volumes dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais e Meio Ambiente e Saúde. Para tanto, adotamos como suporte teórico a concepção de natureza como sendo uma Representação Social. Os dois documentos foram analisados com base na Análise Temática, uma modalidade da Análise de Conteúdo. Foram construídas a posteriori, duas categorias analíticas: (i) natureza causal e utilitária e (ii) natureza ecológica. Foi possível reconhecer que a concepção de natureza causal e utilitária é predominante nos dois volumes analisados. Além disso, a natureza concebida pelos documentos oficiais está relacionada ao homem urbano, é uma natureza antropogênica e urbana. Os resultados desse trabalho podem contribuir para elaborar e analisar as concepções de natureza presentes em documentos que tratam de conteúdos de Ciências Naturais
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998
CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências. Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade. Naviraí, MS. v. 2, n. 4, p. 36-54, dez. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998
identifier_str_mv CHIPOLETTI-ESTEVES, Patricia Elisa do Couto; GONÇALVES, Pedro Wagner. As representações de natureza presentes nos parâmetros curriculares nacionais: uma colaboração para a análise de conteúdos de ciências. Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade. Naviraí, MS. v. 2, n. 4, p. 36-54, dez. 2015. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15998. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835734642688