PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): INTERFACES COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES CURRICULARES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Zelia Vieira Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1129
Resumo: O presente estudo busca investigar sobre as práticas pedagógicas realizadas em escolas da EJA tendo em vista obter dados sobre duas questões: a) formas de efetivação na escola de objetivos sociais e pedagógicos dessa modalidade de educação; b) como se dá a relação entre as orientações oficiais e o que de fato ocorre nas escolas, especialmente em relação ao processo ensino-aprendizagem. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende a um público específico, com características sociais e culturais próprias, visando à formação do cidadão capaz de interagir e agir no meio social pelo desenvolvimento de suas potencialidades intelectuais, políticas e sociais. Integradas hoje às políticas e diretrizes educacionais oficiais, as políticas para a EJA estão inseridas no contexto das contradições e impasses em que está envolvida a educação brasileira. Neste trabalho, trata-se de buscar elementos para esclarecer melhor a suspeita de que a falta de consenso acerca dos objetivos e funções da escola pública, especialmente em relação à EJA, estaria trazendo prejuízos consideráveis à formação humana e intelectual dos jovens e adultos que a procuram. Como procedimentos foram utilizados, além da análise de documentos, a observação da escola e de aulas e entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, professores e alunos. A análise dos dados evidenciou descompasso entre objetivos previstos na legislação e as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas na escola. Com efeito, verificaram-se nos dados coletados que os objetivos da EJA, metodologia das aulas, formas de organização dos conteúdos, uso de material didático próprio da EJA, adoção de metodologias de ensino compatíveis com as características socioculturais e de aprendizagem dos alunos, não estão em correspondência com os dispositivos legais e orientações metodológicas expressos em documentos oficiais, evidenciando insuficiências nas formas de organização do ensino para essa modalidade de ensino.
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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende a um público específico, com características sociais e culturais próprias, visando à formação do cidadão capaz de interagir e agir no meio social pelo desenvolvimento de suas potencialidades intelectuais, políticas e sociais. Integradas hoje às políticas e diretrizes educacionais oficiais, as políticas para a EJA estão inseridas no contexto das contradições e impasses em que está envolvida a educação brasileira. Neste trabalho, trata-se de buscar elementos para esclarecer melhor a suspeita de que a falta de consenso acerca dos objetivos e funções da escola pública, especialmente em relação à EJA, estaria trazendo prejuízos consideráveis à formação humana e intelectual dos jovens e adultos que a procuram. Como procedimentos foram utilizados, além da análise de documentos, a observação da escola e de aulas e entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, professores e alunos. A análise dos dados evidenciou descompasso entre objetivos previstos na legislação e as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas na escola. Com efeito, verificaram-se nos dados coletados que os objetivos da EJA, metodologia das aulas, formas de organização dos conteúdos, uso de material didático próprio da EJA, adoção de metodologias de ensino compatíveis com as características socioculturais e de aprendizagem dos alunos, não estão em correspondência com os dispositivos legais e orientações metodológicas expressos em documentos oficiais, evidenciando insuficiências nas formas de organização do ensino para essa modalidade de ensino.The present study aims to investigate the pedagogical practices used in schools EJA designed to obtain data on two issues: a) forms of execution in the school of social and pedagogical objectives of this type of education; b) the relationship between the official guidelines and what actually occurs in schools, especially in relation to the teaching-learning process. Youth and Adults Education (EJA) is a kind of teaching for a segment of students with specific social and cultural features, whose objective is the formation of citizens able to act and interact in the social environment by developing their intellectual and social capabilities. Presently integrating the public educational policies and guidelines, the specific policies to EJA inserted in the context of the contradictions and deadlock that is involved the Brazilian education as a whole. In this work, we seek to understand why the EJA schools would not be fulfilling its objectives and functions and thereby limiting its role to promote human and intellectual education of young people and adults who seek it. As procedures were used document analysis, school and classroom observation and semistructured interviews with management personnel, pedagogical coordinator, teachers and students. Data analysis revealed inadequacy between objectives defined in legislation and pedagogical practices developed effectively in school. Indeed, it was found in the data collected that the goals of adult education, classroom methodology, forms of organization of teaching content, use of didactic material own the Eja, adoption of teaching methodologies compatible with the learning and cultural-social characteristics and learning, not are in correspondence with the legal and methodological guidelines expressed in official documents, highlighting weaknesses in the organizational forms of education for this type of teaching.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Rodrigues, Maria Emilia de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2648444233565239Bites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Veloso, Zelia Vieira Cruz2016-07-27T13:53:20Z2015-06-102014-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVELOSO, Zelia Vieira Cruz. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): INTERFACES COM AS POLÍTICAS E DIRETRIZES CURRICULARES.. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-26T22:32:56Zoai:ambar:tede/1129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-26T22:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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