Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magri, Maíra Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1904
Resumo: O presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos das intervenções FAP e THS nas classes de comportamentos relacionados a habilidades sociais (ou ansiedade social) de um participante adulto fóbico social, comparar os resultados das aplicações do SPIN e do IHS antes e depois da intervenção; avaliar o nível de ansiedade ao longo da intervenção e entre as sessões. Para isso, foi utilizado um delineamento AB1CB2 de linha de base múltipla entre comportamentos sendo A a fase de linha de base, B1 e B2 as fases em que duas classes de comportamento (C1 e C2) passaram por intervenções FAP e outras duas (C3 e C4) por intervenção THS e C a fase em que as classes C1 e C2 passaram por THS e C3 e C4 foram submetidas a intervenção FAP. Os resultados apontaram um aumento na frequência de ocorrência das classes de comportamento sob intervenção ao longo das sessões, com maiores frequências nas sessões de FAP. O participante relatou maior nível de ansiedade nas sessões de THS comparado às de FAP. Em relação às aplicações dos instrumentos, não foi possível observar diferença entre as aplicações realizadas antes da linha de base e ao final das intervenções. Os dados indicaram que a FAP também pode ser eficaz no tratamento de comportamentos relacionados a habilidades sociais. Contudo, novos estudos devem ser realizados tanto para avaliar a generalização como para fornecer mais evidências da eficácia e prover à área de pesquisa e de aplicação a possibilidade de fornecer tratamentos mais eficazes aos comportamentos problemas.
id PUC_GO_39c9f47ea18ba83ef90bfc6965e8d028
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1904
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.habilidades sociaisansiedadelinha de base múltipla, FAP, THSsocial skillanxietymultiple base line, single case design, FAP, Social Skill trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos das intervenções FAP e THS nas classes de comportamentos relacionados a habilidades sociais (ou ansiedade social) de um participante adulto fóbico social, comparar os resultados das aplicações do SPIN e do IHS antes e depois da intervenção; avaliar o nível de ansiedade ao longo da intervenção e entre as sessões. Para isso, foi utilizado um delineamento AB1CB2 de linha de base múltipla entre comportamentos sendo A a fase de linha de base, B1 e B2 as fases em que duas classes de comportamento (C1 e C2) passaram por intervenções FAP e outras duas (C3 e C4) por intervenção THS e C a fase em que as classes C1 e C2 passaram por THS e C3 e C4 foram submetidas a intervenção FAP. Os resultados apontaram um aumento na frequência de ocorrência das classes de comportamento sob intervenção ao longo das sessões, com maiores frequências nas sessões de FAP. O participante relatou maior nível de ansiedade nas sessões de THS comparado às de FAP. Em relação às aplicações dos instrumentos, não foi possível observar diferença entre as aplicações realizadas antes da linha de base e ao final das intervenções. Os dados indicaram que a FAP também pode ser eficaz no tratamento de comportamentos relacionados a habilidades sociais. Contudo, novos estudos devem ser realizados tanto para avaliar a generalização como para fornecer mais evidências da eficácia e prover à área de pesquisa e de aplicação a possibilidade de fornecer tratamentos mais eficazes aos comportamentos problemas.This study aimed to compare the effects of FAP and THS interventions on behaviors related to social skills class (or social anxiety disorder) of an adult participant with social phobic, to assess the level of anxiety during the intervention and between sessions, and to compare the results of the SPIN and IHS before and after the intervention and compare. For that, it was used an AB1CB2 multiple baseline design between behaviors where A was the baseline phase, B1 and B2 were phases in which two classes of behavior (C1 and C2) were submitted to FAP interventions and other two (C3 and C4) were submitted to THS interventions, and C was intervention phase classes of behavior (C1 and C2) were submitted to THS interventions and other two (C3 and C4) were submitted to FAP interventions. The results showed an increase in the frequency of occurrence of classes throughout the sessions and the highest frequencies were in the sessions of FAP. The participant related a higher level of anxiety in THS sessions compared to FAP. The application of the instruments, showed no difference between aplications before and after interventions. The data indicated that FAP may be effective in the interventions for social skill behaviors. However, further studies should be performed either to evaluate the generalization and for provide more evidence of the effectiveness and provide the area of research and application the possibility of providing more effective treatments to behavior problems.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCoelho, Cristianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6Medeiros, Carlos Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/3521040281381251Vandenberghe, Luc Marcel Adhemarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2Magri, Maíra Ribeiro2016-07-27T14:20:52Z2016-05-112015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGRI, Maíra Ribeiro. Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-05-07T22:46:17Zoai:ambar:tede/1904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-05-07T22:46:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
title Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
spellingShingle Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
Magri, Maíra Ribeiro
habilidades sociais
ansiedade
linha de base múltipla, FAP, THS
social skill
anxiety
multiple base line, single case design, FAP, Social Skill training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
title_full Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
title_fullStr Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
title_full_unstemmed Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
title_sort Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.
author Magri, Maíra Ribeiro
author_facet Magri, Maíra Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristiano
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6
Medeiros, Carlos Augusto de
http://lattes.cnpq.br/3521040281381251
Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2
dc.contributor.author.fl_str_mv Magri, Maíra Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
ansiedade
linha de base múltipla, FAP, THS
social skill
anxiety
multiple base line, single case design, FAP, Social Skill training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic habilidades sociais
ansiedade
linha de base múltipla, FAP, THS
social skill
anxiety
multiple base line, single case design, FAP, Social Skill training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos das intervenções FAP e THS nas classes de comportamentos relacionados a habilidades sociais (ou ansiedade social) de um participante adulto fóbico social, comparar os resultados das aplicações do SPIN e do IHS antes e depois da intervenção; avaliar o nível de ansiedade ao longo da intervenção e entre as sessões. Para isso, foi utilizado um delineamento AB1CB2 de linha de base múltipla entre comportamentos sendo A a fase de linha de base, B1 e B2 as fases em que duas classes de comportamento (C1 e C2) passaram por intervenções FAP e outras duas (C3 e C4) por intervenção THS e C a fase em que as classes C1 e C2 passaram por THS e C3 e C4 foram submetidas a intervenção FAP. Os resultados apontaram um aumento na frequência de ocorrência das classes de comportamento sob intervenção ao longo das sessões, com maiores frequências nas sessões de FAP. O participante relatou maior nível de ansiedade nas sessões de THS comparado às de FAP. Em relação às aplicações dos instrumentos, não foi possível observar diferença entre as aplicações realizadas antes da linha de base e ao final das intervenções. Os dados indicaram que a FAP também pode ser eficaz no tratamento de comportamentos relacionados a habilidades sociais. Contudo, novos estudos devem ser realizados tanto para avaliar a generalização como para fornecer mais evidências da eficácia e prover à área de pesquisa e de aplicação a possibilidade de fornecer tratamentos mais eficazes aos comportamentos problemas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
2016-07-27T14:20:52Z
2016-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGRI, Maíra Ribeiro. Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1904
identifier_str_mv MAGRI, Maíra Ribeiro. Treino de Habilidades Sociais e Terapia Analítica Funcional no tratamento de Fobia Social.. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202255397650432