NORMATIZAÇÃO DO TESTE DE ZULLIGER SC PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Clara Mateus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1902
Resumo: A presente dissertação está organizada em dois artigos que têm como objetivo contribuir para a construção de parâmetros psicométricos brasileiros de normatização quanto ao uso do Teste de Zulliger Sistema Compreensivo (ZSC) para crianças e adolescentes. O primeiro artigo consiste em um levantamento bibliográfico do uso do Teste de Zulliger na população infantojuvenil, em amostras brasileiras, sem limites de data. As bases de dados pesquisadas foram BVS-Psi, Scielo, PubMed, Medline, PsycNet, Web of Science, BDTD e repositórios de teses e dissertações das universidades USF, UFMG, UFU, UFRGS, PUC RS, UFSC, USP e UnB. Nove publicações foram encontradas seguindo os critérios de inclusão e exclusão. As publicações encontradas datam desde a década de 1960 até 2013, sendo a maioria delas da região sudeste. Os estudos abarcam a avaliação do desenvolvimento cognitivo e emocional, relacionamento interpessoal, criatividade, afetividade, cooperação, integração, ansiedade, depressão e dados psicométricos do Teste de Zulliger em crianças e adolescentes. O segundo artigo consiste no levantamento do desempenho padrão de uma amostra de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Participaram deste estudo 304 crianças de escolas públicas e particulares do estado de Goiás, que foram divididas em grupos etários e comparadas quanto a idade, sexo e origem escolar. Para isso, foram realizadas análises comparativas e levantamento da estatística descritiva do desempenho no ZSC. Os resultados apontaram que o desenvolvimento cognitivo aumenta conforme a idade; sendo assim, os adolescentes demonstraram um pensamento mais maduro e menos fantasioso do que as crianças. Em relação ao sexo, as meninas demonstraram pensamento mais adequado às expectativas sociais e melhor capacidade de controlar as emoções, porém revelaram menor controle e manejo do estresse situacional do que os meninos. Quanto à origem escolar, os alunos de escolas particulares manifestaram maior capacidade de vivenciar afetos, produzir ideias e utilizar do recurso da intelectualização para lidar com situações de conflito. Os alunos de escolas públicas demonstraram mais ansiedade situacional, maior capacidade de modular a emoção e autopercepção mais adequada. Desse modo, os dois artigos contribuíram com o levantamento de informações científicas a respeito do instrumento em uma amostra de crianças e adolescentes, seja por meio da revisão da literatura ou da elaboração de dados normativos para essa faixa etária.
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Nove publicações foram encontradas seguindo os critérios de inclusão e exclusão. As publicações encontradas datam desde a década de 1960 até 2013, sendo a maioria delas da região sudeste. Os estudos abarcam a avaliação do desenvolvimento cognitivo e emocional, relacionamento interpessoal, criatividade, afetividade, cooperação, integração, ansiedade, depressão e dados psicométricos do Teste de Zulliger em crianças e adolescentes. O segundo artigo consiste no levantamento do desempenho padrão de uma amostra de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Participaram deste estudo 304 crianças de escolas públicas e particulares do estado de Goiás, que foram divididas em grupos etários e comparadas quanto a idade, sexo e origem escolar. Para isso, foram realizadas análises comparativas e levantamento da estatística descritiva do desempenho no ZSC. Os resultados apontaram que o desenvolvimento cognitivo aumenta conforme a idade; sendo assim, os adolescentes demonstraram um pensamento mais maduro e menos fantasioso do que as crianças. Em relação ao sexo, as meninas demonstraram pensamento mais adequado às expectativas sociais e melhor capacidade de controlar as emoções, porém revelaram menor controle e manejo do estresse situacional do que os meninos. Quanto à origem escolar, os alunos de escolas particulares manifestaram maior capacidade de vivenciar afetos, produzir ideias e utilizar do recurso da intelectualização para lidar com situações de conflito. Os alunos de escolas públicas demonstraram mais ansiedade situacional, maior capacidade de modular a emoção e autopercepção mais adequada. Desse modo, os dois artigos contribuíram com o levantamento de informações científicas a respeito do instrumento em uma amostra de crianças e adolescentes, seja por meio da revisão da literatura ou da elaboração de dados normativos para essa faixa etária.This thesis is organized in two articles that aim to contribute to the construction of Brazilian psychometric parameters of regulation for the use of Zulliger Test Comprehensive System (ZSC) for children and adolescents. The first article consists of a literature review of the use of Zulliger Test in a population consisting of children and adolescents in Brazilian samples with no date limits. The databases searched were BVSPsi, Scielo, PubMed, Medline, PsycNet, Web of Science, BDTD and repositories of theses and dissertations of USF, UFMG, UFU, UFRGS, PUC RS, UFSC, USP and UnB. Nine publications were found in accordance with the inclusion and exclusion criteria. The publications found date from the 1960s until 2013, with the vast majority of them being from Southeast region of Brazil. The studies cover the assessment of cognitive and emotional development, interpersonal relationships, creativity, affection, cooperation, integration, anxiety, depression and psychometric data obtained with the application of Zulliger test in children and adolescents. The second article consists of a standard performance survey of a sample of children and adolescents between the ages of 7 and 14. The study included 304 children from public and private schools in the state of Goiás, which were divided into age groups and compared regarding age, sex and the kind of school they attend. For this, comparative analyzes and a survey of the descriptive statistics of ZSC s performance were made. The results showed that cognitive development increases with age, thus teens showed more mature thinking than children who showed immaturity and fantasy. Regarding gender, females showed a mindset more adequate to social expectations a better ability to control feelings, however girls demonstrated less ability to control and handle situational control than male participants. In regards to the school origin, children and adolescents from private schools manifested a better capacity to experience affection, to produce ideas, and to use intellectualization to deal with conflict. Public school students demonstrated a greater situational anxiety, also a better capacity to modulate emotion and having a more adequate self-perception. Thereby, these two articles have contributed by gathering scientific data regarding the instrument in a sample of children and adolescents, through literature review or elaborating standards for this age group.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaResende, Ana Cristinahttp://lattes.cnpq.br/5000386479237044Villemor-amaral, Anna Elisa dehttp://lattes.cnpq.br/0566021147942931Zanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Carvalho, Ana Clara Mateus2016-07-27T14:20:51Z2016-04-062015-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Clara Mateus. Standartization of Zulliger Test SC for Children and Adolescents.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:42:51Zoai:ambar:tede/1902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:42:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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