POLÍTICA DE INCLUSÃO: um estudo na rede pública de educação em Jataí-Goiás.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1115 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a educação inclusiva. Buscando a construção deste objeto foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar a política educacional como política voltada para o processo de inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas do sistema estadual e municipal da cidade de Jataí-Goiás. Particularmente, a pesquisa focou a política voltada para os deficientes intelectuais do município mencionado, visando responder ao seguinte problema de pesquisa: qual é a realidade da educação inclusiva para os alunos com deficiência intelectual em escolas públicas do ensino básico dos sistemas estadual e municipal, no município de Jataí-Goiás? Para tanto, retomou o processo histórico da educação especial que desencadeou a elaboração das políticas públicas de inclusão atuais. A análise feita se deu a partir da perspectiva dos alunos, de seus familiares, do professor regente da sala, do professor de apoio e dos coordenadores de quatro escolas inclusivas do ensino regular: duas estaduais e duas municipais, todas situadas na zona urbana de Jataí e que atendem maior número de alunos com deficiência. A pesquisa buscou aproximação com o método materialista histórico dialético, desenvolvendo uma investigação quanti-qualitativa. Para interpretar os dados, utilizou-se da análise de conteúdo. Para obtê-los foram usadas fontes secundárias existentes sobre o tema; documentos (leis, portarias, decretos, e resoluções); questionários para coleta de dados singulares a cada grupo de sujeitos participantes da pesquisa. Utilizou-se ainda de dados coletados em visitas não programadas às escolas investigadas. Os estudos que forneceram fundamentos para as análises e sua organização foram, basicamente, os de: Jannuzzi (2012); Bueno (1999); Mittler (2003); Sassaki (2002); Karagiannis; Stainback e Stainback (1999); Krynski (1969); Assumpção Junior e Sprovieri (2000); Bardin (1977) e Sarup (1980), dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a inclusão educacional das pessoas com deficiência intelectual no município de Jataí-GO ainda não se consolidou de forma satisfatória, carecendo, além de outros fatores, de investimentos destinados à formação e qualificação docente; da valorização do profissional da educação, e da superação de valores e atitudes de muitos em relação às pessoas com deficiência. |
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POLÍTICA DE INCLUSÃO: um estudo na rede pública de educação em Jataí-Goiás.INCLUSION POLICY: a study in Jataí-Goiás public education system.Educação InclusivaPolíticas PúblicasRede Pública de EducaçãoDeficiência IntelectualEducação Inclusiva em Jataí-GoiásInclusive EducationPublic PolicyPublic Education SystemIntellectual DisabilityInclusive Education in Jataí-GoiásCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem como objeto de estudo a educação inclusiva. Buscando a construção deste objeto foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar a política educacional como política voltada para o processo de inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas do sistema estadual e municipal da cidade de Jataí-Goiás. Particularmente, a pesquisa focou a política voltada para os deficientes intelectuais do município mencionado, visando responder ao seguinte problema de pesquisa: qual é a realidade da educação inclusiva para os alunos com deficiência intelectual em escolas públicas do ensino básico dos sistemas estadual e municipal, no município de Jataí-Goiás? Para tanto, retomou o processo histórico da educação especial que desencadeou a elaboração das políticas públicas de inclusão atuais. A análise feita se deu a partir da perspectiva dos alunos, de seus familiares, do professor regente da sala, do professor de apoio e dos coordenadores de quatro escolas inclusivas do ensino regular: duas estaduais e duas municipais, todas situadas na zona urbana de Jataí e que atendem maior número de alunos com deficiência. A pesquisa buscou aproximação com o método materialista histórico dialético, desenvolvendo uma investigação quanti-qualitativa. Para interpretar os dados, utilizou-se da análise de conteúdo. Para obtê-los foram usadas fontes secundárias existentes sobre o tema; documentos (leis, portarias, decretos, e resoluções); questionários para coleta de dados singulares a cada grupo de sujeitos participantes da pesquisa. Utilizou-se ainda de dados coletados em visitas não programadas às escolas investigadas. Os estudos que forneceram fundamentos para as análises e sua organização foram, basicamente, os de: Jannuzzi (2012); Bueno (1999); Mittler (2003); Sassaki (2002); Karagiannis; Stainback e Stainback (1999); Krynski (1969); Assumpção Junior e Sprovieri (2000); Bardin (1977) e Sarup (1980), dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a inclusão educacional das pessoas com deficiência intelectual no município de Jataí-GO ainda não se consolidou de forma satisfatória, carecendo, além de outros fatores, de investimentos destinados à formação e qualificação docente; da valorização do profissional da educação, e da superação de valores e atitudes de muitos em relação às pessoas com deficiência.This work has inclusive education as an object of study. Seeking the construction of this object the following general objective was drawn: to analyze educational policy as policy for the process of inclusion of students with disabilities in public schools in the state and municipal systems of the city of Jataí, Goiás. In particular, the research focused on the policy for intellectual disabled of the mentioned city in order to answer the following research problem: what is the reality of inclusive education for students with intellectual disabilities in public primary schools of the state and local systems in Jataí-Goias? To do so, the historical process of special education that triggered the drafting of current inclusive policies was regained. The analysis was made from the perspective of the students, their families, the classroom teachers, the support teacher and four coordinators from inclusive regular schools: two state and two local, all located in the urban area of Jataí and that serve more students with disabilities. The research sought closer ties with the dialectical historical materialist method, developing a quantitative and qualitative research. To interpret the data, we used the content analysis. To get them existing secondary sources about the topic were used; documents (laws, ordinances, decrees, and resolutions); individual questionnaires to each group of subjects in the research. Also, data was collected on unscheduled visits to the investigated schools. The studies that provided the foundation for analysis and organization were basically those of: Jannuzzi (2012); Bueno (1999); Mittler (2003); Sassaki (2002); Karagiannis; Stainback and Stainback (1999); Krynski (1969); Assumpção Junior and Sprovieri (2000); Bardin (1977) and Sarup (1980), among others. The survey results showed that the educational inclusion of people with intellectual disabilities in Jataí-Goiás is not yet consolidated in a satisfactory manner, lacking, among other factors, the investment for training and teaching qualification; appreciation of education professionals, and the overcoming of many values and attitudes towards people with disabilities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoVentura, Paulo Roberto Velosohttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759099Y9&dataRevisao=nullSilva, Régis Henrique dos Reishttp://lattes.cnpq.br/3154129259912603Lima, Eunice Tavares Silveira2016-07-27T13:53:14Z2014-11-202014-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Eunice Tavares Silveira. INCLUSION POLICY: a study in Jataí-Goiás public education system.. 2014. 181 f. 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