Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238342 |
Resumo: | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e problematiza os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual (DI). Nesse estudo, questiona-se sobre quais modelos de processos avaliativos estão alinhados com a perspectiva da educação inclusiva? Como sistematizar um guia educacional de orientação para os professores, com a finalidade de ajudá-los na realização de um processo avaliativo considerando os preceitos da educação inclusiva? Sendo assim, foi estabelecido como objetivo geral analisar, a partir dos documentos legais, da literatura e da percepção dos professores, os processos avaliativos no âmbito das práticas da educação inclusiva, com vistas à construção de um guia educacional de uso autoinstrucional para professores que lecionam para estudantes com DI em sistemas regulares de ensino. Para o desenvolvimento metodológico essa pesquisa se pautou na abordagem qualitativa por meio da qual elegeu-se o método exploratório. Assim, os procedimentos investigativos foram desenvolvidos em sete etapas. São elas: 1) revisão da literatura sobre a temática investigada (avaliação e deficiência intelectual); 2) curadoria de produtos educacionais; 3) construção do produto educacional; 4) elaboração do questionário para validação do produto; 5) encaminhamentos do comitê de ética e pesquisa; 6) validação do produto; 7) análise e sistematização dos dados. Nesse estudo, destacase que a avaliação é um processo de reflexão sobre a ação docente e contribui para a reformulação das práticas educacionais, as quais devem ser planejadas para atender a diversidade presente em sala de aula, dentre eles os estudantes com DI. O Guia Educacional, desenvolvido no âmbito dessa pesquisa fornece pistas e orienta sobre como avaliar os estudantes com DI para além dos processos tradicionais. Para isso, esse produto foi organizado com a finalidade de nortear as práticas avaliativas, frente à educação inclusiva no ensino regular, e contribuir para a área, buscando tornar evidentes as práticas avaliativas inclusivas. Nele são ressignificados o acompanhamento educacional dos estudantes com DI, contribuindo na visibilidade dos processos de escolarização desses estudantes, indicando as adequações necessárias tendo em vista a garantia de um processo educativo que seja igualitário. Por meio da análise dos dados, constata-se que o Guia Educacional pode contribuir para reflexões sobre os processos avaliativos destinados aos estudantes com DI, uma vez que apontam para a necessidade de superação dos tipos de avaliação que comumente são utilizadas sem reflexão sobre as suas intencionalidades. |
id |
UNSP_f2c2d1fec9e1f3c0c760d22b21dbc795 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238342 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectualEducational guide: evaluative processes intended for students with intellectual disabilitiesAvaliaçãoDeficiência intelectualEducação inclusivaEvaluationIntellectual disabilityInclusive educationA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e problematiza os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual (DI). Nesse estudo, questiona-se sobre quais modelos de processos avaliativos estão alinhados com a perspectiva da educação inclusiva? Como sistematizar um guia educacional de orientação para os professores, com a finalidade de ajudá-los na realização de um processo avaliativo considerando os preceitos da educação inclusiva? Sendo assim, foi estabelecido como objetivo geral analisar, a partir dos documentos legais, da literatura e da percepção dos professores, os processos avaliativos no âmbito das práticas da educação inclusiva, com vistas à construção de um guia educacional de uso autoinstrucional para professores que lecionam para estudantes com DI em sistemas regulares de ensino. Para o desenvolvimento metodológico essa pesquisa se pautou na abordagem qualitativa por meio da qual elegeu-se o método exploratório. Assim, os procedimentos investigativos foram desenvolvidos em sete etapas. São elas: 1) revisão da literatura sobre a temática investigada (avaliação e deficiência intelectual); 2) curadoria de produtos educacionais; 3) construção do produto educacional; 4) elaboração do questionário para validação do produto; 5) encaminhamentos do comitê de ética e pesquisa; 6) validação do produto; 7) análise e sistematização dos dados. Nesse estudo, destacase que a avaliação é um processo de reflexão sobre a ação docente e contribui para a reformulação das práticas educacionais, as quais devem ser planejadas para atender a diversidade presente em sala de aula, dentre eles os estudantes com DI. O Guia Educacional, desenvolvido no âmbito dessa pesquisa fornece pistas e orienta sobre como avaliar os estudantes com DI para além dos processos tradicionais. Para isso, esse produto foi organizado com a finalidade de nortear as práticas avaliativas, frente à educação inclusiva no ensino regular, e contribuir para a área, buscando tornar evidentes as práticas avaliativas inclusivas. Nele são ressignificados o acompanhamento educacional dos estudantes com DI, contribuindo na visibilidade dos processos de escolarização desses estudantes, indicando as adequações necessárias tendo em vista a garantia de um processo educativo que seja igualitário. Por meio da análise dos dados, constata-se que o Guia Educacional pode contribuir para reflexões sobre os processos avaliativos destinados aos estudantes com DI, uma vez que apontam para a necessidade de superação dos tipos de avaliação que comumente são utilizadas sem reflexão sobre as suas intencionalidades.This research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education - PROFEI of the Faculty of Science and Technology - Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP and is inserted in the Research Line Practices and Formative Processes of Educators for Inclusive Education and problematizes the evaluation processes of students with intellectual disabilities (ID). In this study, it is questioned which models of evaluation processes are aligned with the perspective of inclusive education? How to systematize an educational guidance guide for teachers, with the purpose of helping them carry out an evaluation process considering the precepts of inclusive education? Therefore, the general objective was to analyze, based on legal documents, literature and the perception of teachers, the evaluation processes within the scope of inclusive education practices, with a view to building an educational guide for self-instructional use for teachers who teach for students with ID in mainstream education systems. For the methodological development, this research was based on the qualitative approach through which the exploratory method was chosen. Thus, the investigative procedures were developed in seven stages. They are: 1) review of the literature on the subject investigated (assessment and intellectual disability); 2) curation of educational products; 3) construction of the educational product; 4) elaboration of the questionnaire for product validation; 5) referrals from the ethics and research committee; 6) product validation; 7) data analysis and systematization. In this study, it is highlighted that the evaluation is a process of reflection on the teaching action and contributes to the reformulation of educational practices, which must be planned to meet the diversity present in the classroom, among them students with ID. The Educational Guide, developed as part of this research, provides clues and guidance on how to assess students with ID beyond traditional processes. For this, this product was organized with the purpose of guiding evaluation practices, in view of inclusive education in regular education, and contributing to the area, seeking to make inclusive evaluation practices evident. It gives a new meaning to the educational follow-up of students with ID, contributing to the visibility of these students' schooling processes, indicating the necessary adaptations in order to guarantee an egalitarian educational process. Through data analysis, it appears that the Educational Guide can contribute to reflections on the evaluation processes aimed at students with ID, since they point to the need to overcome the types of evaluation that are commonly used without reflection on their intentions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simone, Michelle de Souza2022-12-20T14:37:19Z2022-12-20T14:37:19Z2022-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23834233004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:22:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238342Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:58:09.534195Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual Educational guide: evaluative processes intended for students with intellectual disabilities |
title |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual Simone, Michelle de Souza Avaliação Deficiência intelectual Educação inclusiva Evaluation Intellectual disability Inclusive education |
title_short |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual |
title_full |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual |
title_sort |
Guia educacional: processos avaliativos destinados aos estudantes com deficiência intelectual |
author |
Simone, Michelle de Souza |
author_facet |
Simone, Michelle de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone, Michelle de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Deficiência intelectual Educação inclusiva Evaluation Intellectual disability Inclusive education |
topic |
Avaliação Deficiência intelectual Educação inclusiva Evaluation Intellectual disability Inclusive education |
description |
A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva e problematiza os processos avaliativos de estudantes com deficiência intelectual (DI). Nesse estudo, questiona-se sobre quais modelos de processos avaliativos estão alinhados com a perspectiva da educação inclusiva? Como sistematizar um guia educacional de orientação para os professores, com a finalidade de ajudá-los na realização de um processo avaliativo considerando os preceitos da educação inclusiva? Sendo assim, foi estabelecido como objetivo geral analisar, a partir dos documentos legais, da literatura e da percepção dos professores, os processos avaliativos no âmbito das práticas da educação inclusiva, com vistas à construção de um guia educacional de uso autoinstrucional para professores que lecionam para estudantes com DI em sistemas regulares de ensino. Para o desenvolvimento metodológico essa pesquisa se pautou na abordagem qualitativa por meio da qual elegeu-se o método exploratório. Assim, os procedimentos investigativos foram desenvolvidos em sete etapas. São elas: 1) revisão da literatura sobre a temática investigada (avaliação e deficiência intelectual); 2) curadoria de produtos educacionais; 3) construção do produto educacional; 4) elaboração do questionário para validação do produto; 5) encaminhamentos do comitê de ética e pesquisa; 6) validação do produto; 7) análise e sistematização dos dados. Nesse estudo, destacase que a avaliação é um processo de reflexão sobre a ação docente e contribui para a reformulação das práticas educacionais, as quais devem ser planejadas para atender a diversidade presente em sala de aula, dentre eles os estudantes com DI. O Guia Educacional, desenvolvido no âmbito dessa pesquisa fornece pistas e orienta sobre como avaliar os estudantes com DI para além dos processos tradicionais. Para isso, esse produto foi organizado com a finalidade de nortear as práticas avaliativas, frente à educação inclusiva no ensino regular, e contribuir para a área, buscando tornar evidentes as práticas avaliativas inclusivas. Nele são ressignificados o acompanhamento educacional dos estudantes com DI, contribuindo na visibilidade dos processos de escolarização desses estudantes, indicando as adequações necessárias tendo em vista a garantia de um processo educativo que seja igualitário. Por meio da análise dos dados, constata-se que o Guia Educacional pode contribuir para reflexões sobre os processos avaliativos destinados aos estudantes com DI, uma vez que apontam para a necessidade de superação dos tipos de avaliação que comumente são utilizadas sem reflexão sobre as suas intencionalidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T14:37:19Z 2022-12-20T14:37:19Z 2022-10-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238342 33004129069P9 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238342 |
identifier_str_mv |
33004129069P9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129144711544832 |