JOVENS UNIVERSITÁRIAS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UNIVERSO SOCIOCULTURAL E HABITUS FORMADORES DA PROFISSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Lianna Marya Peixoto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1244
Resumo: O presente trabalho denominado: Jovens universitárias da graduação em enfermagem: Universo sociocultural e habitus formadores da profissão fazem parte da linha de pesquisa Educação Sociedade e Cultura do programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go). O seu propósito foi compreender quem são as jovens mulheres do curso de graduação em enfermagem da UCG, quais estratégias são criadas por elas para garantir a permanência no ensino superior e quais sentidos atribuem à profissionalização no campo da enfermagem. Este estudo teve como referência teórica os conceitos bourdieusianos, em especial o de campo cientifico, habitus e estratégias e dado o objeto de estudo realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa. Para realização do trabalho utilizou-se de diversos procedimentos metodológicos: da consulta bibliográfica visando apreender a discussão da juventude, do ensino superior brasileiro e do curso de enfermagem; da aplicação de setenta e quatro (74) questionários e realização de seis (6) entrevistas com jovens mulheres na faixa de 18 a 24 anos, cursando o sétimo (7º) e oitavo (8º) períodos do curso. A pesquisa investiga as jovens mulheres, suas estratégias para garantir a permanência no ensino superior e os sentidos atribuídos à formação em termos da enfermagem como profissão. Com base em FORACCHI (1965); ROMANELLI (2003); SPOSITO (2005); ZAGO (2006) procurou-se conhecer os aspectos que caracterizam as jovens acadêmicas do ensino superior, tais como: condição socioeconômica da família, estudo e trabalho. Finalmente, são analisados os sentidos atribuídos pelas jovens à enfermagem, à profissionalização, ao trabalho e os habitus profissionais para, então, indicar as representações produzidas por elas em torno da própria imagem e, também, da profissão. Para a análise são considerados os estudos sobre juventudes (indicar os principais autores) que enfatizam a complexidade do universo juvenil e sua pluralidade, que chamam atenção para a necessidade de olhares e de análises capazes de abordarem a multiplicidade das juventudes frente às transformações das sociedades contemporâneas. Nesse sentido percebeu-se que a formação acadêmica possui grande relevância na formação do habitus profissional.
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Este estudo teve como referência teórica os conceitos bourdieusianos, em especial o de campo cientifico, habitus e estratégias e dado o objeto de estudo realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa. Para realização do trabalho utilizou-se de diversos procedimentos metodológicos: da consulta bibliográfica visando apreender a discussão da juventude, do ensino superior brasileiro e do curso de enfermagem; da aplicação de setenta e quatro (74) questionários e realização de seis (6) entrevistas com jovens mulheres na faixa de 18 a 24 anos, cursando o sétimo (7º) e oitavo (8º) períodos do curso. A pesquisa investiga as jovens mulheres, suas estratégias para garantir a permanência no ensino superior e os sentidos atribuídos à formação em termos da enfermagem como profissão. Com base em FORACCHI (1965); ROMANELLI (2003); SPOSITO (2005); ZAGO (2006) procurou-se conhecer os aspectos que caracterizam as jovens acadêmicas do ensino superior, tais como: condição socioeconômica da família, estudo e trabalho. Finalmente, são analisados os sentidos atribuídos pelas jovens à enfermagem, à profissionalização, ao trabalho e os habitus profissionais para, então, indicar as representações produzidas por elas em torno da própria imagem e, também, da profissão. Para a análise são considerados os estudos sobre juventudes (indicar os principais autores) que enfatizam a complexidade do universo juvenil e sua pluralidade, que chamam atenção para a necessidade de olhares e de análises capazes de abordarem a multiplicidade das juventudes frente às transformações das sociedades contemporâneas. Nesse sentido percebeu-se que a formação acadêmica possui grande relevância na formação do habitus profissional.This paper titled: Young female university students in undergraduate nursing: the universe and cultural habitus of the profession trainers, part of the research Society and Culture Education Program Graduate Education (Master and Doctorate) Catholic University of Goiás (UCG). Its purpose was to understand who are the young women in the undergraduate program in nursing at UCG, where strategies are created by them to ensure continuity in higher education and the meanings attributed to the professionalization in nursing. This study was grounded on the concepts Bourdieusian, especially the scientific field, habitus and strategy. The concept of habitus has proved appropriate to understand the way of thinking and acting of young university students of nursing program in UCG. To perform the work used several methodological procedures: the bibliographic to apprehend the discussion of youth, higher education in Brazil and nursing course, the implementation of seventy-four (74) questionnaire and completion of six (6) interviews with young women aged 18 to 24 years, attending the seventh (7th) and eighth (8th) periods of the course. There was a qualitative research asking who are these them in an attempt to know the faces of the youthful universe, so being young and what the trainers habitus of the profession. For this, the first chapter is located in the nursing area of the SCU, as well as its historical path, from the theory bourdieusian field, aiming to understand that young women are, what strategies are created by them to ensure their permanence in higher education and the meanings attributed to training in terms of nursing as a profession. In the second chapter, based on Foracchi (1965); ROMANELLI (2003), Sposito (2005); ZAGO (2006) is to know the aspects that characterize the young academic, such as socioeconomic status of family, work and study. In the third, seek to show the meanings attributed by young people to nursing, professional and work, keeping in view the perspective of how people move between modes of being young and professional habitus then indicate the representations produced by them around the image itself, and also the profession. Are also considered studies of youths who emphasize the complexity of the universe and its contemporary youth plurality, which call attention to the need for analysis and looks capable of addressing the multiplicity of youths face the transformations of contemporary societies. In that sense it was noticed that the academic has great relevance in the formation of professional habitus.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoGuimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Queiroz, Edna Mendonça Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7615779096669181Gusmão, Lianna Marya Peixoto2016-07-27T13:54:27Z2010-03-092009-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUSMÃO, Lianna Marya Peixoto. JOVENS UNIVERSITÁRIAS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UNIVERSO SOCIOCULTURAL E HABITUS FORMADORES DA PROFISSÃO. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T18:14:03Zoai:ambar:tede/1244Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T18:14:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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