UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1081 |
Resumo: | Vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi caracterizar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina Cálculo em curso de nível superior na modalidade a distância. Nos capítulos iniciais, são apresentados a organização didático-pedagógico e os modelos pedagógicos utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, enfatizando as tecnologias de informação e comunicação na formação de professores a distância no Brasil. Para tanto, fundamentou-se nas obras de Alonso (2008, 2010), Belloni (1999, 2002), Sancho (2010), Toschi (2004, 2011). Quanto à organização didático-pedagógica do ensino de Cálculo em ambientes de aprendizagem no ensino superior, apresentou-se a aprendizagem de conteúdos matemáticos numa perspectiva histórico-cultural, com base nas obras de Bairral (2009), Borba (2004, 2010, 2011), Vigotski (2006, 2008) e Zulatto (2007), dentre outras. A pesquisa empírica contou com instrumentos de coleta de dados. A saber: a) dois questionários aplicados aos alunos da disciplina Cálculo I do curso de Física da Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goianésia; e b) observação das interações e das atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma moodle) deste curso. Os dados empíricos foram analisados a partir dos conceitos de mediação e de formação de conceitos. Foi possível observar que a ausência de um ator que assuma o papel de mediador pedagógico provoca nos alunos a necessidade de momentos presenciais para acontecer a aprendizagem. Essa ausência e demais fatores de ordem didático-pedagógica se somam para que a aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino superior a distância se depare com obstáculos importantes para a formação de conceitos matemáticos. |
id |
PUC_GO_3e090ac69df8122e7341c8293900e14a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1081 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIAAn Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education.Aprendizagem de conteúdos matemáticosTeoria Histórico-CulturalTecnologias de Informação e de ComunicaçãoEnsino Superior a DistânciaLearning of mathematical contentHistorical and Cultural TheoryInformation and Communication TechnologiesGraduate Distance EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi caracterizar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina Cálculo em curso de nível superior na modalidade a distância. Nos capítulos iniciais, são apresentados a organização didático-pedagógico e os modelos pedagógicos utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, enfatizando as tecnologias de informação e comunicação na formação de professores a distância no Brasil. Para tanto, fundamentou-se nas obras de Alonso (2008, 2010), Belloni (1999, 2002), Sancho (2010), Toschi (2004, 2011). Quanto à organização didático-pedagógica do ensino de Cálculo em ambientes de aprendizagem no ensino superior, apresentou-se a aprendizagem de conteúdos matemáticos numa perspectiva histórico-cultural, com base nas obras de Bairral (2009), Borba (2004, 2010, 2011), Vigotski (2006, 2008) e Zulatto (2007), dentre outras. A pesquisa empírica contou com instrumentos de coleta de dados. A saber: a) dois questionários aplicados aos alunos da disciplina Cálculo I do curso de Física da Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goianésia; e b) observação das interações e das atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma moodle) deste curso. Os dados empíricos foram analisados a partir dos conceitos de mediação e de formação de conceitos. Foi possível observar que a ausência de um ator que assuma o papel de mediador pedagógico provoca nos alunos a necessidade de momentos presenciais para acontecer a aprendizagem. Essa ausência e demais fatores de ordem didático-pedagógica se somam para que a aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino superior a distância se depare com obstáculos importantes para a formação de conceitos matemáticos.Linked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes, the goal of this dissertation was to characterize the learning of the content of the Calculation discipline in graduation degree course in distance mode. In the opening chapters, didactic-pedagogical and the pedagogical models used in virtual learning environments are presented, with emphasis on information and communication technologies in distance teachers‟ formation in Brazil. Thereunto, it was based on the works of Alonso (2008, 2010), Belloni (1999, 2002), Sancho (2010) and Toschi (2004, 2011). As for the pedagogical-didactic teaching Calculus in learning environments in graduate education, it was presented the learning of the mathematical contents into a cultural-historical perspective, based on the works of Bairral (2009), Borba (2004, 2010, 2011) , Vygotsky (2006, 2008) and Zulatto (2007), among others. The empirical research relied on data collection instruments, namely: a) two questionnaires administered to the Physics students in Calculus discipline I from the Open University of Brazil, from Goianésia campus; and b) observation of the interactions and activities held in Virtual Learning Environment (Moodle platform) from this course. The empirical data were analyzed based on the concepts of mediation and concept formation. It was possible to observe that the absence of an actor who assumes the pedagogical mediator role causes in students the need to face moments to promote learning. This lack and other factors from the didactic-pedagogic order add up so that the learning of mathematical content in graduate distance education encounters significant obstacles to the mathematical concepts formation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Cedro, Wellington Limahttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078Oliveira, Kátia Regina Rodrigues de2016-07-27T13:52:50Z2013-07-082012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Kátia Regina Rodrigues de. An Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T19:23:18Zoai:ambar:tede/1081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T19:23:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA An Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education. |
title |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA Oliveira, Kátia Regina Rodrigues de Aprendizagem de conteúdos matemáticos Teoria Histórico-Cultural Tecnologias de Informação e de Comunicação Ensino Superior a Distância Learning of mathematical content Historical and Cultural Theory Information and Communication Technologies Graduate Distance Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
title_full |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
title_sort |
UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA |
author |
Oliveira, Kátia Regina Rodrigues de |
author_facet |
Oliveira, Kátia Regina Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5 Cedro, Wellington Lima http://lattes.cnpq.br/1123884255260078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kátia Regina Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem de conteúdos matemáticos Teoria Histórico-Cultural Tecnologias de Informação e de Comunicação Ensino Superior a Distância Learning of mathematical content Historical and Cultural Theory Information and Communication Technologies Graduate Distance Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Aprendizagem de conteúdos matemáticos Teoria Histórico-Cultural Tecnologias de Informação e de Comunicação Ensino Superior a Distância Learning of mathematical content Historical and Cultural Theory Information and Communication Technologies Graduate Distance Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi caracterizar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina Cálculo em curso de nível superior na modalidade a distância. Nos capítulos iniciais, são apresentados a organização didático-pedagógico e os modelos pedagógicos utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, enfatizando as tecnologias de informação e comunicação na formação de professores a distância no Brasil. Para tanto, fundamentou-se nas obras de Alonso (2008, 2010), Belloni (1999, 2002), Sancho (2010), Toschi (2004, 2011). Quanto à organização didático-pedagógica do ensino de Cálculo em ambientes de aprendizagem no ensino superior, apresentou-se a aprendizagem de conteúdos matemáticos numa perspectiva histórico-cultural, com base nas obras de Bairral (2009), Borba (2004, 2010, 2011), Vigotski (2006, 2008) e Zulatto (2007), dentre outras. A pesquisa empírica contou com instrumentos de coleta de dados. A saber: a) dois questionários aplicados aos alunos da disciplina Cálculo I do curso de Física da Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goianésia; e b) observação das interações e das atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma moodle) deste curso. Os dados empíricos foram analisados a partir dos conceitos de mediação e de formação de conceitos. Foi possível observar que a ausência de um ator que assuma o papel de mediador pedagógico provoca nos alunos a necessidade de momentos presenciais para acontecer a aprendizagem. Essa ausência e demais fatores de ordem didático-pedagógica se somam para que a aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino superior a distância se depare com obstáculos importantes para a formação de conceitos matemáticos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-30 2013-07-08 2016-07-27T13:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Kátia Regina Rodrigues de. An Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1081 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Kátia Regina Rodrigues de. An Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252625215488 |