Crianças de dois a quatro anos de idade: conflitos e sua resolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Juliana de Souza
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3895
Resumo: Este trabalho teve o intuito de caracterizar as diferentes formas de conflito e sua resolução entre crianças de 2 a 4 anos de idade. Dados sobre o sexo e os comportamentos dos protagonistas e de terceiros envolvidos em 249 episódios de conflitos foram registrados a partir do método de todas as ocorrências. Obteve-se um maior número de conflitos iniciados por meninos (214) do que por meninas (35). Não foram encontradas diferenças de gênero em relação à categoria inicial do conflito, ao comportamento de “primeira resposta” da vítima, à forma de resolução do conflito e à freqüência de interferências da professora. Não houve dependência significativa entre o comportamento de início e a forma de resolução dos conflitos, mas sim entre o comportamento de início e a primeira resposta da vítima: agressões foram mais freqüentemente seguidas de agressões, enquanto objeções foram as respostas mais comuns para “assaltos”. Comportamentos afiliativos ocorreram entre os adversários em 42% dos episódios. Não houve dependência entre a ocorrência da afiliação e o gênero dos protagonistas. Uma análise de regressão logística direta indicou que o envolvimento de um terceiro indivíduo, e o afastamento dos adversários após o conflito, são fatores negativamente correlacionados à ocorrência de afiliação entre os protagonistas no pós-conflito.
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