Resolução de conflitos entre as crianças no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31731 |
Resumo: | O presente relatório visa apresentar um trabalho desenvolvido ao longo da prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, da Universidade de Aveiro, durante o ano letivo de 2016-2017. Neste trabalho pretendeu-se compreender as situações de resolução de conflitos entre as crianças, em particular em situações de brincar ou em outras atividades livres, num contexto de jardim de infância. Em situações livres, como o brincar, frequentemente, o educador tenta evitar o surgimento dos conflitos quer intervindo rapidamente na sua resolução, quer realizando atividades dirigidas. Considerando que os conflitos são inerentes à condição humana, num contexto educativo é fundamental entendê-los como uma oportunidade para trabalhar valores e regras sociais. Neste âmbito, considerámos pertinente analisar os conflitos que ocorrem entre as crianças durante o brincar e noutras atividades livres, percebendo as estratégias adotadas na sua resolução e qual o papel do adulto nesse processo, de modo a favorecer o desenvolvimento e a autonomia da criança. A partir de um conjunto de situações observadas, envolvendo 6 crianças do grupo, foi possível categorizar a nossa análise considerando: o local onde o conflito surge, a situação de conflito, forma como é vivido o conflito, a quem recorre a criança para a resolução do conflito, atitude do adulto e como é resolvida a situação. Terminamos este relatório, identificando limitações do estudo e apontando a sua importância para o nosso próprio desenvolvimento profissional. |
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