O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Edna Misseno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4081
Resumo: Esta pesquisa visou a compreender as vertentes teóricas e metodológicas para a educação de surdos no século XXI, explicitando quais são as proposições nacionais e internacionais mais presentes no discurso para a educação de surdos no Brasil. Visou também a explicitar o contexto do discurso educacional brasileiro a partir do século XX, analisando as rupturas e as continuidades do desse discurso sobre a educação de surdos bem como as influências mais presentes na formulação dele. Para nortear este trabalho foi levantada a seguinte problemática: Quais as vertentes de conhecimento que configuram o discurso educacional brasileiro e o discurso internacional para a educação dos surdos no século XXI? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com procedimento metodológico de pesquisa do “estado do conhecimento”. Como primeira etapa deste estudo investigativo foi realizado um levantamento das teses e dissertações que abordam o tema “educação de surdos”, no período de 1995 a 2015, tendo como fonte o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Esse balanço permitiu identificar as proposições para a educação de surdos mais frequentes no discurso educacional brasileiro e autores internacionais mais presentes na formulação desse discurso. Foi compilado um total de 151 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 51 teses e 100 dissertações. Dos 151 trabalhos identificados foram selecionados 25 trabalhos que abordavam especificamente os aspectos teóricos e metodológicos da educação de surdos e que, por esta razão, foram considerados a fonte principal desta pesquisa. Este trabalho baseou-se na tese de que o discurso educacional brasileiro para surdos no século XXI está pautado no bilinguismo, apresentando-se em três vertentes: político, cultural e linguístico, sobretudo na vertente linguística que aparece como destaque para o reconhecimento do uso da língua de sinais na proposta atual para a educação de surdos. O discurso internacional, também pautado no bilinguismo para educação de surdos, configura-se na vertente política com os documentos internacionais para a educação para diversidade. O discurso político destaca-se, sobretudo, na política linguística defendida pelos movimentos sociais em busca do reconhecimento da língua de sinais e do fomento ao ensino dela. Esse discurso internacional aparece ainda pela vertente cultural com o objetivo de mostrar que os surdos devem ser vistos como pessoas que utilizam uma língua própria e se expressam culturalmente por meio desta língua.
id PUC_GO_4274673baf0d7af0cc19fb29e918da7c
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4081
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONALSurdez. Língua de sinais. Bilinguismo. Educação de Surdos.Deafness. Sign language. Bilingualism. Deaf’s education.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa visou a compreender as vertentes teóricas e metodológicas para a educação de surdos no século XXI, explicitando quais são as proposições nacionais e internacionais mais presentes no discurso para a educação de surdos no Brasil. Visou também a explicitar o contexto do discurso educacional brasileiro a partir do século XX, analisando as rupturas e as continuidades do desse discurso sobre a educação de surdos bem como as influências mais presentes na formulação dele. Para nortear este trabalho foi levantada a seguinte problemática: Quais as vertentes de conhecimento que configuram o discurso educacional brasileiro e o discurso internacional para a educação dos surdos no século XXI? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com procedimento metodológico de pesquisa do “estado do conhecimento”. Como primeira etapa deste estudo investigativo foi realizado um levantamento das teses e dissertações que abordam o tema “educação de surdos”, no período de 1995 a 2015, tendo como fonte o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Esse balanço permitiu identificar as proposições para a educação de surdos mais frequentes no discurso educacional brasileiro e autores internacionais mais presentes na formulação desse discurso. Foi compilado um total de 151 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 51 teses e 100 dissertações. Dos 151 trabalhos identificados foram selecionados 25 trabalhos que abordavam especificamente os aspectos teóricos e metodológicos da educação de surdos e que, por esta razão, foram considerados a fonte principal desta pesquisa. Este trabalho baseou-se na tese de que o discurso educacional brasileiro para surdos no século XXI está pautado no bilinguismo, apresentando-se em três vertentes: político, cultural e linguístico, sobretudo na vertente linguística que aparece como destaque para o reconhecimento do uso da língua de sinais na proposta atual para a educação de surdos. O discurso internacional, também pautado no bilinguismo para educação de surdos, configura-se na vertente política com os documentos internacionais para a educação para diversidade. O discurso político destaca-se, sobretudo, na política linguística defendida pelos movimentos sociais em busca do reconhecimento da língua de sinais e do fomento ao ensino dela. Esse discurso internacional aparece ainda pela vertente cultural com o objetivo de mostrar que os surdos devem ser vistos como pessoas que utilizam uma língua própria e se expressam culturalmente por meio desta língua.This research aimed to understand the theoretical and methodological aspects for the education of the deaf in the XXI century, explaining which are the most present national and international propositions in the discourse for the education of the deaf in Brazil. It also aimed to explain the context of Brazilian educational discourse from the twentieth century on, analyzing the ruptures and continuities of this discourse on the education of deaf as well as the most present influences in the formulation of it. In order to guide this work the following problematic was raised: Which are the knowledge strands that configure the Brazilian educational discourse and the international discourse for the education of the deaf in the 21st century? It is a qualitative bibliographic research, with methodological procedure of research of the "state of knowledge". As a first step in this investigative study, a survey of the theses and dissertations that approached the theme "education of the deaf" was carried out, from 1995 to 2015, based on the CAPES Theses and Dissertations Bank. This balance allowed to identify the proposals for the education of deaf people more frequent in the Brazilian educational discourse and international authors more present in the formulation of this discourse. A total of 151 papers were compiled, between theses and dissertations, being 51 theses and 100 dissertations. Of the 151 papers identified, 25 papers were selected that specifically addressed the theoretical and methodological aspects of deaf education and, for this reason, were considered the main source of this research. This work was based on the thesis that the Brazilian educational discourse for the deaf in the 21st century is based on bilingualism, presenting three aspects: political, cultural and linguistic, especially in the linguistic aspect that appears as a highlight for the recognition of the use of sign language in the current proposal for the education of the deaf. The international discourse, also based on bilingualism for the education of the deaf, is part of the political dimension with the international documents for education for diversity. The political discourse stands out, above all, in the linguistic policy defended by the social movements in search of the recognition of sign language and the promotion of its teaching. This international discourse also appears on the cultural side with the aim of showing that the deaf should be seen as people who use their own language and express themselves culturally through this language.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/7725481465687042Barros, Mariângela Estelitahttp://lattes.cnpq.br/2315522030803015Pires, Edna Misseno2018-11-22T18:06:36Z2018-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPires, Edna Misseno. O estado do conhecimento sobre a educação de surdos: o discurso educacional brasileiro e o internacional. 2018, 165 fl. Tese (doutorado), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-11-23T03:00:19Zoai:ambar:tede/4081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-11-23T03:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
title O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
spellingShingle O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
Pires, Edna Misseno
Surdez. Língua de sinais. Bilinguismo. Educação de Surdos.
Deafness. Sign language. Bilingualism. Deaf’s education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
title_full O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
title_fullStr O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
title_full_unstemmed O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
title_sort O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: O DISCURSO EDUCACIONAL BRASILEIRO E O INTERNACIONAL
author Pires, Edna Misseno
author_facet Pires, Edna Misseno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
Duarte, Aldimar Jacinto
http://lattes.cnpq.br/8154824077202046
Zanatta, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça
http://lattes.cnpq.br/7725481465687042
Barros, Mariângela Estelita
http://lattes.cnpq.br/2315522030803015
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Edna Misseno
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez. Língua de sinais. Bilinguismo. Educação de Surdos.
Deafness. Sign language. Bilingualism. Deaf’s education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Surdez. Língua de sinais. Bilinguismo. Educação de Surdos.
Deafness. Sign language. Bilingualism. Deaf’s education.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa visou a compreender as vertentes teóricas e metodológicas para a educação de surdos no século XXI, explicitando quais são as proposições nacionais e internacionais mais presentes no discurso para a educação de surdos no Brasil. Visou também a explicitar o contexto do discurso educacional brasileiro a partir do século XX, analisando as rupturas e as continuidades do desse discurso sobre a educação de surdos bem como as influências mais presentes na formulação dele. Para nortear este trabalho foi levantada a seguinte problemática: Quais as vertentes de conhecimento que configuram o discurso educacional brasileiro e o discurso internacional para a educação dos surdos no século XXI? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com procedimento metodológico de pesquisa do “estado do conhecimento”. Como primeira etapa deste estudo investigativo foi realizado um levantamento das teses e dissertações que abordam o tema “educação de surdos”, no período de 1995 a 2015, tendo como fonte o Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Esse balanço permitiu identificar as proposições para a educação de surdos mais frequentes no discurso educacional brasileiro e autores internacionais mais presentes na formulação desse discurso. Foi compilado um total de 151 trabalhos, entre teses e dissertações, sendo 51 teses e 100 dissertações. Dos 151 trabalhos identificados foram selecionados 25 trabalhos que abordavam especificamente os aspectos teóricos e metodológicos da educação de surdos e que, por esta razão, foram considerados a fonte principal desta pesquisa. Este trabalho baseou-se na tese de que o discurso educacional brasileiro para surdos no século XXI está pautado no bilinguismo, apresentando-se em três vertentes: político, cultural e linguístico, sobretudo na vertente linguística que aparece como destaque para o reconhecimento do uso da língua de sinais na proposta atual para a educação de surdos. O discurso internacional, também pautado no bilinguismo para educação de surdos, configura-se na vertente política com os documentos internacionais para a educação para diversidade. O discurso político destaca-se, sobretudo, na política linguística defendida pelos movimentos sociais em busca do reconhecimento da língua de sinais e do fomento ao ensino dela. Esse discurso internacional aparece ainda pela vertente cultural com o objetivo de mostrar que os surdos devem ser vistos como pessoas que utilizam uma língua própria e se expressam culturalmente por meio desta língua.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T18:06:36Z
2018-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pires, Edna Misseno. O estado do conhecimento sobre a educação de surdos: o discurso educacional brasileiro e o internacional. 2018, 165 fl. Tese (doutorado), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4081
identifier_str_mv Pires, Edna Misseno. O estado do conhecimento sobre a educação de surdos: o discurso educacional brasileiro e o internacional. 2018, 165 fl. Tese (doutorado), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791399592493056