Conteúdos e metodologias no ensino de matemática nos anos iniciais do processo de escolarização no Brasil e na Rússia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, André Luiz Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4386
Resumo: O tema abordado nesta pesquisa é o ensino da matemática nos Anos Iniciais da escolarização formal tendo como objetivo geral analisar e comparar as orientações epistemológicas, pedagógicas e curriculares que dão sustentação à organização dos conteúdos da Matemática no Brasil e na Rússia. E como objetivos específicos: Os objetivos foram: a) identificar e analisar os critérios de seleção e organização dos conteúdos da matemática; b) identificar quais referenciais teóricos dão suporte às metodologias e procedimentos didáticos propostos em manuais do professor; c) identificar e analisar, nos livros didáticos e manuais do professor, a adequação dos conteúdos e metodologias, ao nível de desenvolvimento psíquico da criança; d) examinar criticamente possíveis contribuições do ensino de matemática do sistema Elkonin-Davydov para o sistema de ensino brasileiro. Tendo como referência a teoria histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental, o problema investigado foi formulado nos seguintes termos: Quais as diferenças e similaridades em relação à organização e desenvolvimento do ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização no Brasil e no sistema Elkonin-Davydov da Rússia, a partir das orientações curriculares e materiais didáticos? O procedimento básico de pesquisa foi a pesquisa documental por meio dos livros didáticos de matemática do sistema de ensino dos dois países, além da análise e utilização de documentos oficiais dos ministérios da educação dos dois países referentes ao nível de ensino investigado No tratamento e análise do material bibliográfico e documental, foram comparados aspectos dos referidos sistemas, compondo-se as seguintes categorias: finalidades e objetivos do ensino da Matemática expressos nos documentos; princípios de organização e orientação curricular para a disciplina de Matemática; critérios de organização e seleção dos conteúdos; orientações teóricas para a didática e metodologias de ensino; recomendações referentes aos processos e formas de avaliação da aprendizagem. Os resultados permitiram concluir que: a) em relação aos critérios de seleção e organização dos conteúdos da matemática, observam-se significativas diferenças tanto nos critérios de seleção dos conteúdos quanto nas formas de organização e apresentação dos conceitos matemáticos; b) quanto aos referenciais teóricos que fundamentam as metodologias e procedimentos didáticos propostos em manuais do professor verifica-se que, no caso brasileiro, embora os manuais não apresentem, de forma clara, as bases teóricas que fundamentam o ensino de matemática, eles oscilam entre o construtivismo piagetiano e a educação de resultados (visão instrumental de educação). Já no sistema Elkonin-Davydov, os referenciais teóricos presentes nos manuais e materiais de apoio aos professores têm como base as teorias histórico-cultural e ensino desenvolvimental (DAVYDOV, 1982; 1988; 1996); c) nos livros didáticos em materiais didáticos verificou-se que os conteúdos e metodologias estão adequados ao nível de desenvolvimento psíquico da criança apenas no sistema Elkonin-Davydov. Por fim, concluiu-se que as possíveis contribuições do ensino de matemática do sistema Elkonin-Davydov para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais da escolarização são: estruturação da matemática elementar a partir da distinção entre o “cronologismo externo” e a lógica interna de desenvolvimento dos conceitos matemáticos, tornando a estrutura algébrica acessível às crianças nos anos iniciais do ensino primário; definição de um objetivo para o ensino de matemática na educação básica que é a assimilação do conceito de número real a partir do domínio do conceito de grandeza, com o estudo de suas propriedades gerais; organização e apresentação dos conceitos matemáticos a partir de elementos lógicos e psicológicos que constituem as teorias histórico-cultural e ensino desenvolvimental; modificação nas formas de avaliação dos conhecimentos matemáticos; entre outros.
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E como objetivos específicos: Os objetivos foram: a) identificar e analisar os critérios de seleção e organização dos conteúdos da matemática; b) identificar quais referenciais teóricos dão suporte às metodologias e procedimentos didáticos propostos em manuais do professor; c) identificar e analisar, nos livros didáticos e manuais do professor, a adequação dos conteúdos e metodologias, ao nível de desenvolvimento psíquico da criança; d) examinar criticamente possíveis contribuições do ensino de matemática do sistema Elkonin-Davydov para o sistema de ensino brasileiro. Tendo como referência a teoria histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental, o problema investigado foi formulado nos seguintes termos: Quais as diferenças e similaridades em relação à organização e desenvolvimento do ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização no Brasil e no sistema Elkonin-Davydov da Rússia, a partir das orientações curriculares e materiais didáticos? O procedimento básico de pesquisa foi a pesquisa documental por meio dos livros didáticos de matemática do sistema de ensino dos dois países, além da análise e utilização de documentos oficiais dos ministérios da educação dos dois países referentes ao nível de ensino investigado No tratamento e análise do material bibliográfico e documental, foram comparados aspectos dos referidos sistemas, compondo-se as seguintes categorias: finalidades e objetivos do ensino da Matemática expressos nos documentos; princípios de organização e orientação curricular para a disciplina de Matemática; critérios de organização e seleção dos conteúdos; orientações teóricas para a didática e metodologias de ensino; recomendações referentes aos processos e formas de avaliação da aprendizagem. Os resultados permitiram concluir que: a) em relação aos critérios de seleção e organização dos conteúdos da matemática, observam-se significativas diferenças tanto nos critérios de seleção dos conteúdos quanto nas formas de organização e apresentação dos conceitos matemáticos; b) quanto aos referenciais teóricos que fundamentam as metodologias e procedimentos didáticos propostos em manuais do professor verifica-se que, no caso brasileiro, embora os manuais não apresentem, de forma clara, as bases teóricas que fundamentam o ensino de matemática, eles oscilam entre o construtivismo piagetiano e a educação de resultados (visão instrumental de educação). Já no sistema Elkonin-Davydov, os referenciais teóricos presentes nos manuais e materiais de apoio aos professores têm como base as teorias histórico-cultural e ensino desenvolvimental (DAVYDOV, 1982; 1988; 1996); c) nos livros didáticos em materiais didáticos verificou-se que os conteúdos e metodologias estão adequados ao nível de desenvolvimento psíquico da criança apenas no sistema Elkonin-Davydov. Por fim, concluiu-se que as possíveis contribuições do ensino de matemática do sistema Elkonin-Davydov para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais da escolarização são: estruturação da matemática elementar a partir da distinção entre o “cronologismo externo” e a lógica interna de desenvolvimento dos conceitos matemáticos, tornando a estrutura algébrica acessível às crianças nos anos iniciais do ensino primário; definição de um objetivo para o ensino de matemática na educação básica que é a assimilação do conceito de número real a partir do domínio do conceito de grandeza, com o estudo de suas propriedades gerais; organização e apresentação dos conceitos matemáticos a partir de elementos lógicos e psicológicos que constituem as teorias histórico-cultural e ensino desenvolvimental; modificação nas formas de avaliação dos conhecimentos matemáticos; entre outros.The theme addressed in this research is the teaching of mathematics, in the early years of Elementary School, in Brazil and Russia. Based on the historical-Cultural theories and Developmental Teaching, the problem investigated was formulated in the following terms: What are the differences and similarities in relation to the organization and development of mathematics teaching in the early years of schooling in the Brazil and the Elkonin-Davydov system of Russia, based on curriculum guidelines and teaching materials? The objectives were: a) to identify and analyze the criteria for selection and organization of math contents; b) identify which theoretical references give support for the methodologies and didactic procedures proposed in teacher's manuals; c) identify and analyze in the textbooks and manuals of the teacher, the adequacy of the contents and methodologies, at the level of child's psychic; d) critically examine possible contributions from the teaching of mathematics of the Elkonin-Davydov system for the Brazilian education system. Besides literature review on the topic, the bibliographical research (books, chapters and articles) in Portuguese, English and Russian were made. Documentary research included official documents of the ministries of education, also considering the maths books for the level of education investigated. In treatment and analysis bibliographic and documentary material, aspects of these composed of the following categories: purposes and objectives of the teaching of Mathematics expressed in documents; principles of organization and orientation curriculum for the subject of Mathematics; criteria of organization and selection of contents; theoretical guidelines for didactics and teaching methodologies; recommendations regarding learning assessment processes and forms. The results allowed to conclude that: a) in relation to the criteria of selection and organization of the mathematical contents, significant differences are observed in the criteria of selection of the contents as well as in the forms of organization and presentation of the mathematical concepts; b) Regarding the theoretical references that underlie the methodologies and didactical procedures proposed in the teacher's manuals, it can be seen that, in the Brazilian case, although the manuals do not clearly present the theoretical bases that underlie the teaching of mathematics, they converge towards the Piagetian constructivism. In the ElkoninDavydov system, the theoretical frameworks contained in manuals and teacher support materials are based on historical-cultural theories and developmental teaching (DAVYDOV, 1982; 1988; 1996); c) in teaching materials it was found that the contents and methodologies are adequate to the child's psychic development level only in the Elkonin-Davydov system. Finally, it was concluded that the possible contributions of Elkonin-Davydov mathematics teaching to the teaching of this discipline in the early years of schooling are: structuring elementary mathematics from the distinction between “external chronologism” and the internal logic of development of mathematical concepts, making the algebraic structure accessible to children in the early years of primary school; definition of an objective for the teaching of mathematics in basic education which is the assimilation of the concept of real number from the domain of the concept of greatness, with the study of its general properties; organization and presentation of mathematical concepts from the logical and psychological elements that constitute the historical-cultural theories and developmental teaching; modification of the forms of monitoring and evaluation of mathematical knowledge; among othersPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Damazio, Ademirhttp://lattes.cnpq.br/4995772976409473Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Vaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Rosa, Sandra Valeria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Damázio , Ademirhttp://lattes.cnpq.br/4995772976409473Cunha, André Luiz Araújo2019-11-20T22:26:12Z2019-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCunha, André Luiz Araújo. Conteúdos e metodologias no ensino de matemática nos anos iniciais do processo de escolarização no Brasil e na Rússia. 2019. 304 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-11-21T04:00:27Zoai:ambar:tede/4386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-11-21T04:00:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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Cunha, André Luiz Araújo
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Developmental teaching. Mathematics teaching. Early Years of Schooling. Elkonin-Davydov system. Didactics.
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